COMUNIDADE: Grupo de amigos homenageia Tério Uehara por representar o Brasil em bolsa do Gaimusho

No dia 25 de abril, a Associação Okinawa de Vila Carrão foi palco de uma grande homenagem ao presidente da Associação Okinawa Vila Carrão, Tério Uehara, um dos bolsistas escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão (Gaimusho), que participou de uma vasta programação em dezembro de 2015. Na ocasião, integrou a comitiva de “Líderes Nikkeis da Futura Geração”, juntamente com representantes de outros países da América Latina.

 

Tério Uehara recebe a placa de gratidão ao lado de Takeyoshi Teruya e da esposa. Mônica. Foto: Osmar Maeda

Tério Uehara recebe a placa de gratidão ao lado de Takeyoshi Teruya e da esposa. Mônica. Foto: Osmar Maeda

 

O encontro, organizado e promovido por um grupo de amigos, teve como destaque a explanação sobre detalhes do programa realizado em terras japonesas. Nesse ponto, Uehara destacou as reuniões com lideranças políticas e sociais do Japão, além do encontro mais que especial com o príncipe Akishino e a princesa Kiko. Em pauta, o fortalecimento das relações entre Brasil e Japão, bem como a formação de novas lideranças para que o intercâmbio sócio-cultural seja cada vez mais representativo.

 

Akeo Yogui, Eiki Shimabukuro, Teruya, Mônica, Terio e Ushitaro Kamia. Foto: Osmar Maeda.

Akeo Yogui, Eiki Shimabukuro, Teruya, Mônica, Terio e Ushitaro Kamia. Foto: Osmar Maeda.

 

Para Takeyoshi Teruya, um dos coordenadores do encontro, foi uma grande oportunidade para reunir as centenas de amigos e homenagear um dos líderes nikkeis mais atuantes atualmente. “Fizemos esta singela homenagem com grande alegria e satisfação, pois Tério Uehara possui um coração grande, dedica-se muito em prol dos outros. Como amigos, nosso intuito foi de agradecer por todo este trabalho, parabenizando, ainda, por ser o nosso representante no Japão”, destacou Teruya.

Quem esteve presente também e elogiou o encontro foi Akeo Yogui, atual presidente do Hospital Nipo-Brasileiro. Para ele, “a participação de Tério Uehara como bolsista do ministério dos Negócios Estrangeiros traz um orgulho imenso, além de grandes responsabilidades”.

 

rio com amigos. Foto: Osmar Maeda

rio com amigos. Foto: Osmar Maeda

 

“Muitos nomes representativos da comunidade participaram desta bolsa, como o desembargador Kazuo Watanabe, o jurista Kiyoshi Harada, além do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Massami Uyeda. Portanto, são grandes líderes que, hoje, contribuem muito para a sociedade. E Tério Uehara é assim, também. Dedica-se integralmente para a coletividade, esforçando-se para melhorar nossa comunidade. Esta bolsa também traz responsabilidades, no que diz respeito à formação de novos líderes, de repassar todo o conhecimento adquirido para as próximas gerações. Portanto, só temos de parabenizar o Tério por toda esta conquista”, ressaltou Akeo. Além dele, personalidades e autoridades também prestigiaram o encontro, casos do vereador Ushitaro Kamia, e o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro.

 

Salão da Associação Okinawa Vila Carrão ficou lotado. Foto: Osmar Maeda.

Tério Uehara com a esposa Monica e o pai, Takeo Uehara. Foto: Osmar Maeda.

 

Gratidão – Bastante emocionado, o homenageado da noite fez questão de ressaltar o quanto a experiência proporcionou um outro olhar sobre as questões envolvendo Brasil e Japão. Segundo Tério Uehara, participar do programa “trouxe um enriquecimento cultural e pessoal que levarei para sempre, bem como uma gratidão imensa por todos que, de alguma forma, me deram forças para ir ao Japão”.

“Discutimos bastante sobre o futuro da comunidade nikkei, ouvimos sobre o atual panorama da sociedade japonesa, além de observar o cenário político e econômico do país. Foi uma agenda intensa, bem produtiva. Tivemos contato com toda a delicadeza no encontro com o príncipe e a princesa, com a pontualidade e disciplina nos encontros, além de estreitar as relações com políticos, empresários e terceiro setor. Enfim, foi um grande aprendizado e uma honra enorme poder representar o Brasil, junto com outros colegas”, destacou Uehara.

 

Salão da Associação Okinawa Vila Carrão ficou lotado. Foto: Osmar Maeda.

Salão da Associação Okinawa Vila Carrão ficou lotado. Foto: Osmar Maeda.

 

Agora, com o fim da bolsa, a responsabilidade de repassar o conhecimento é grande. Por isso, o estreitamento com demais lideranças, bem como com outras entidades da comunidade serão ainda mais intensas. Mas nada que assuste Tério Uehara, pois, além de ser o atual presidente da Associação Okinawa de Vila Carrão, ocupa as vice-presidências da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e da Casa da Esperança Kibô-no-Iê, além de ser embaixador da Boa Vontade de Okinawa no Brasil. “Espero, realmente, poder contribuir ao máximo para o fortalecimento da comunidade. Trabalhamos em prol da coletividade, levando sempre o espírito de trabalho árduo dos nossos antepassados. Assim, contribuímos naquilo que podemos. Vamos em frente”, finalizou Uehara.

 

Discuros de Akeo Yogui. Foto: Osmar Maeda.

Discuros de Akeo Yogui. Foto: Osmar Maeda.

Related Post

ESPETÁCULO: Saijo Hideki chega ao Brasil para o sh...   O cantor japonês Saijo Hideki está em São Paulo, consagrado nas décadas 70 e 80 pelas canções “Kizudarake no Lola”, “Santa Maria no Inori”, ...
EMPRESAS: Ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamau...   Hiroshi Yamauchi (foto: divulgação) Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo em uma gigante do videogame , morreu nesta quin...
“A PAZ É POSSÍVEL”: Hibiki Family, Yuubi & Ki... Os mais saudosistas, principalmente os “cinquentões e sessentões”, devem se lembrar de um conjunto chamado “Os Incríveis”, que fez sucesso entre as dé...
LINS: Tatiana Takamoto Santos é eleita Miss Nikkey... Tatiana, Larissa e Rosely. Foto: Norma Takeshita   Realizado à noite do dia 7, na Arena do Blue Tree Park, numa promoção da Semana da Cult...

One Comment

  1. Parabéns Tério Uehara.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *