COMUNIDADE: Hélio Nishimoto homenageia empresário Pedro Yano na Alesp

Em ato solene realizado no dia 29 de abril, no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Hélio Nishimoto (PSDB) homenageou o empresário e atual presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano.

 

Ato Solene na Assembleia homenageia Pedro Yano. Foto: Osmar Maeda.

Ato Solene na Assembleia homenageia Pedro Yano. Foto: Osmar Maeda.

 

Estiveram presentes, entre outros, a cônsul geral-adjunto do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; o presidente honorário do Bunkyo, Kihatiro Kita; o vice-presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Sergio Oda; o presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-No-Iê, Nivaldo Odo; o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil,  Eiki Shimabukuro; o presidente da Associação Okinawa de Vila Carrão, Tério Uehara e o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, além de familiares do homenageado, entre eles, a esposa Katsuki Yano.

 

Características – Ao Jornal Nippak, o deputado justificou sua homenagem explicando que “o Pedro Yano exerce uma liderança muito bonita dentro da comunidade nikkei”. “Além disso, ele é um empresário muito dedicado, tanto que no mês de fevereiro completou cinquenta anos à frente do seu posto de combustíveis”, disse o parlamentar, que recentemente foi nomeado membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia – já participava dessa comissão como suplente.

 

Pedro Yano e esposa com amigos da Federação de Sakura e Ipê do Brasil. Foto: Osmar Maeda.

Pedro Yano e esposa com amigos da Federação de Sakura e Ipê do Brasil. Foto: Osmar Maeda.

 

Vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa e um dos coordenadores da Frente Paulista de Cooperativismo, Nishimoto destacou ainda a atuação do homenageado “sempre voltada para a sociedade, sempre tentando contribuir com quem precisa e com a preocupação de preservar a cultura japonesa”. “O Pedro Yano tem características muito bacanas como a competência, a dedicação e a disciplina que, aliada a uma humildade muito grande, faz por merecer esse destaque especial”, concluiu Nishimoto.

 

Composicao da Mesa do Ato Solene. Foto: Osmar Maeda.

Composicao da Mesa do Ato Solene. Foto: Osmar Maeda.

 

Bosque das Cerejeiras – O amigo Sérgio Oda, vice-presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil também destacou o  trabalho de Pedro Yano no incentivo e ampliação do Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo, que já recebeu a visita de membros da Família Imperial e do primeiro ministro do Japão. Pedro Yano é também o responsável pela realização da tradicional Festa das Cerejeiras, que neste ano será realizada pela 38ª vez consecutiva.

 

Apresentação do grupo de taiko. Foto: Osmar Maeda.

Apresentação do grupo de taiko. Foto: Osmar Maeda.

 

A cerimônia contou com a participação de um grupo de taiko formado por integrantes do Tenryuu Wadaiko (São Miguel Paulista), Ikkon Wadaiko (Cidade Patriarca) e da ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

(Aldo Shiguti, com assessoria de imprensa)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Homenageado preside a Federação de Sakura e Ipê do Brasil

     

    Consulesa Hitomi Sekiguchi, Katsuki e Pedro Yano e Edneia e deputado Helio Nishimoto. Foto: Osmar Maeda.

    Consulesa Hitomi Sekiguchi, Katsuki e Pedro Yano e Edneia e deputado Helio Nishimoto. Foto: Osmar Maeda.

     

    Pedro Yano, nasceu em 10 de agosto de 1933, na Fazenda Santa Tereza, município de Araçatuba (SP). Seu pai, Kiyoji Yano, natural da Província de Fukuoka (Japão), imigrou para o Brasil em 1914, com apenas 14 anos. A mãe, Sadako Yano, também é natural da Província de Fukuoka (Japão).

    Pedro Yano passou a infância em Valparaíso, colônia Santa América, no município de Getulina, na época comarca de Lins. Na juventude, de 1948 a 1965, trabalhou com a família no cultivo de café no sítio São Pedro, comarca de Flora Rica, município de Pacaembu.

    Em 1966, atendendo ao desejo dos pais, deixou o sítio aos cuidados do irmão Massao e veio com a família para São Paulo para estabelecer-se na Estrada Velha São Paulo – Rio, no bairro de São Miguel Paulista (zona Leste de São Paulo), com o Auto Posto Revendedor de Combustível, bandeira Atlantic. Após 19 anos de muito trabalho, adquiriu o terreno onde se localizava o posto.

    Em 1978, Yano concluiu o curso de bacharelado em Direito e em 1979 é inscrito na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Sessão São Paulo.

    Na comunidade nipo-brasileira, Pedro Yano ocupou diversos cargos nas associações e entidades. Foi duas vezes presidente da Associação Cultural e Desportiva Nikkei de São Miguel Paulista e duas vezes presidente da Associação Fukuoka do Brasil.

    Com ajuda da Associação Fukuoka do Brasil e do Governo da Província de Fukuoka, obteve a doação de um conjunto de taikos, talvez, os primeiros do Brasil. A parceria proporcionou a vinda de um instrutor do Japão, trabalho que culminou com a participação de 1.200 percussionistas no Sambódromo do Anhembi nas Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008.

    Em 2004, Pedro Yano sucedeu Hiroshi Nishitani, o idealizador do Bosque das Cerejeiras, no Parque do Carmo (zona Leste de São Paulo) e assim assumiu a presidência da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, entidade organizadora da tradicional Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo, que neste ano será realizada nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

     

     

     

     

     

    Related Post

    DIA NACIONAL DO PERDÃO: SENADO APROVA PROJETO DE A... O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 6128/2013 que estabelece, em 30 de agosto, o Dia Nacional do Perdão. O projeto é de autoria da deputada fede...
    TRADIÇÃO: Conheça os costumes japoneses no oshogat... O Ano Novo, ou oshogatsu, é considerada a data mais importante para os japoneses. É o período em que as pessoas procuram descansar e tirar um tempo pa...
    KARAOKÊ: 1ª edição do Shinzen Karaokê Taikai ‘Prof... Uma homenagem ou um reconhecimento por ser um dos pioneiros do karaokê em Campinas. Colecionou troféus, fez amigos e atualmente é professor de canto a...
    TURISMO: Quarta maior cidade japonesa recebe Brasí...   Ação faz parte de evento promovido pela Embratur no Japão       Em continuação à promoção de Brasília no "Roads...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *