COMUNIDADE: Hélio Nishimoto homenageia os 50 anos da União São Paulo Norte

 

Ao som da double guitar com as músicas japonesas “Okohida” e “Boojo” tocadas pelo músico Daniel Ruberti, aconteceu em 08 de novembro, Ato Solene em homenagem aos 50 anos de União São Paulo Norte proposto pelo deputado estadual Helio Nishimoto, cerimônia realizada no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo, na zona Sul da capital. Além da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte (Pres. Toyoshiro Shimura), também foram homenageadas as Associação Cultural e Agrícola Cachoeira (Pres. Mario Oishi), Associação Cultural e Esportiva Campo Limpo (Pres. Gilberto Komeso), Associação Okinawa de Casa Verde (Pres. Ryotoko Goya), Associação Cultural e Esportiva Nippo Brasileira de Imirim (Pres. José Eurípedes F. Prata Vieira), Associação Cultural e Esportiva de Santana (Pres. Mario Suga), Associação Okinawa Santa Maria (Pres. Mitio Takara), Associação Cultural e Esportiva de Tucuruvi (Pres. Yoshio Imaizumi), Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira Vila Cachoeirinha (Pres. Gerson Kuni), União Cultural e Esportiva Guarulhense – UCEG (Diretor Administrativo Bruno Shigueo Goya), Instituto Heisei  (Pres. Claudia Miyuki Hamazaki, representada pelo diretor Marcelino Hamazaki), Associação Cultural e Esportiva Edu Chaves (Pres. Armando Yokota).

 

Autoridades, convidados e representantes das associações (foto: Luci Judice Yizima)

 

O deputado estadual Helio Nishimoto destaca a importância da preservação das associações e comenta que a homenagem é mais do que justa.  “A comemoração do qüinquagésimo aniversário da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte é justa e oportuna. Esta entidade representa para todos nós, como o próprio nome diz, a união de entidades visando o bem comum do povo nipo-brasileiro”, explica. “É uma homenagem muito justa a uma entidade que tem a capacidade de agregar, ao longo desses cinqüenta anos, pessoas e associações tão representativas à comunidade Nikkei do Estado de São Paulo. É preciso ter grande capacidade agregadora para isso”, define o parlamentar.

Para o presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Toyoshiro Shimura enfatiza a união nas associações. “Há cinquenta anos atrás era difícil a formação da comunidade nipo-brasileira aqui na zona Norte”, lembra. “Mas graças à união, o esforço dos nossos pais e professores que deram continuidade ao desenvolvimento à cultura japonesa nas associações. Espero que tenham mais e mais cinquenta anos, que não pare por aqui. Deus abençoe a cada liderança de cada associação”, finaliza o presidente Shimura.

Na ocasião Mario Suga, presidente da Associação Cultural e Esportiva de Santana falou em nome de todos os líderes das associações Norte e também presidiu a Comissão Organizadora do evento. “Primeiro quero agradecer ao deputado Helio Nishimoto pela homenagem ao Jubileu de Ouro pelos 50 anos da São Paulo Norte, e as homenagens que se estendem as doze associações da zona Norte”, comenta. “Se hoje todos nós estamos aqui é a garantia da dedicação, do respeito, da valorosa contribuição de cada um. A união das entidades nipo-brasileiras fez manter vivas as raízes da cultura japonesa”, conclui Suga.

 

O músico Daniel Ruberti (foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Tradições – O cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima, recém-chegado do Japão elogia os trabalhos das associações. “Quero saudar as entidades que ativamente promovem a cultura japonesa, e especialmente se dedicam a ensinar a língua japonesa”, elogia. “Hoje o Brasil representa a sexta economia do mundo, a cada dia o país tem um desenvolvimento espetacular. Acredito que a comunidade nipo-brasileira tenha contribuído para esse desenvolvimento do país, com as atividades sociais, culturais e esportivas desenvolvidas nas associações nipo-brasileira”, completa o cônsul Fukushima.

Também participaram do evento o deputado federal Walter Ihoshi, vereador Ushitaro Kamia, Kihatiro Kita (presidente do Bunkyo), Akinori Sonoda em seus discursos foram unânimes em dizer que, “as associações nikkeis desenvolvem trabalhos até hoje que promovem a cultura japonesa, que se mantêm cada vez mais vivas. Especialmente as que compõem a União São Paulo Norte, mantendo ao longo de tantos anos, as tradições do sol nascente, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do nosso estado e do país”.

(Luci Judice Yizima)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

PRESIDENTE PRUDENTE: Joe Hirata se apresenta no Ni... O cantor Joe Hirata foi uma das atrações do Nikkei Fest realizado nos dias 1º, 2 e 3, no clube de campo da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Espor...
AGRICULTURA: Prêmio Kiyoshi Yamamoto homenageia Má... A Comissão Organizadora do Prêmio Kiyoshi Yamamoto realizou, no último dia 11, no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Culktura Japonesa e d...
COMUNIDADE: Cerimônia marca os 50 anos da bolsa do... Para comemorar o “Cinquentenário da Bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão para Líderes Nikkeis da América Latina”, a Associação Brasi...
FRUTOS DA MATA ATLÂNTICA: ABJICA e Instituto Flore... Gabiroba, da Mata Atlântica (Foto: reprodução) A Associação dos Bolsistas da Jica (ABJICA) e o Instituto Florestal realizam no próximo dia 22 (qui...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *