COMUNIDADE: Ihoshi homenageia os 60 anos do Cotia Seinen no Congresso

Um sessão solene realizada no último dia 28 no Congresso Nacional homenageou os 60 anos da imigração do Cotia Seinen no Brasil. Esse grupo instalado na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, iniciou esse movimento migratório em 1955 com 109 jovens japoneses que vieram contribuir para com a agricultura nacional, e encerrou-se em 1968 com a vinda de um total de 2296 pessoas.

 

Cotia Seinen comemorou 60 anos de imigração no Brasil com homenagem no Congresso (Foto: divulgação)

Cotia Seinen comemorou 60 anos de imigração no Brasil com homenagem no Congresso (Foto: divulgação)

 

Proponente da homenagem, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) ressaltou os esforços dos imigrantes para superar as inúmeras adversidades culturais encontradas logo na chegada.

“Corajosamente essas pessoas deixaram suas famílias no Japão para se dedicarem à agricultura num pais tão distante, do outro lado do mundo. Sei que vocês sofreram muito aqui no Brasil, pois enfrentaram todos os tipos de dificuldades, mas o que nos orgulha é que os senhores não só venceram as dificuldades, criaram aqui os seus filhos e contribuíram sobremaneira, social e economicamente, para o desenvolvimento desse pais chamado Brasil”, destacou.

 

O deputado federal Walter Ihoshi homenageou o Cotia Seinen (Foto: divulgação)

O deputado federal Walter Ihoshi homenageou o Cotia Seinen (Foto: divulgação)

Ligação – O deputado Ihoshi tem relação muito próxima com o Cotia Seinen, pois dentre as pessoas que vieram nesse movimento imigratório estava o seu pai, o senhor Migaku Iihoshi.

“Ser filho deste grupo foi fundamental para que a minha família se estabelecesse no Brasil e pudesse, com valores da cultura japonesa e com muito trabalho e suor, contribuir para a nossa formação e crescimento”, dissertou Ihoshi em tom de agradecimento.

Além das contribuições na agricultura brasileira, em especial no estado de São Paulo, o projeto Cotia Seinen marca a história do Brasil também pelos seus romances literários cá escritos que narram episódios de amor, luta e superação.

 

 

 

Related Post

COMUNIDADE: Nippon Fest ajuda a preservar cultura ... No último dia 28, os associados do Nippon Country Club, cuja sede de campo está localizada no município de Arujá (SP), aproveitaram o domingo de sol c...
BAZAR BENEFICENTE DA SEIBO FUJIN-KAI No dia 04 de julho, será realizado o Bazar Beneficente do Seibo Fujinkai na Igreja São Gonçalo (SP). Como sempre, a comissão de organização espera ...
MUSICA: Prossegue a venda de ingressos para o show... Fãs da cantora Márcia Nishie já estão garantindo seu ingresso para o show que a brasileira radicada atualmente no Japão fará neste sábado, 23, no Gran...
ELEIÇÕES NO BUNKYO: NÚMERO DE CANDIDATOS PARA O CO... A dois dias do enceramento das inscrições para se candidatar ao Conselho Deliberativo do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistê...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *