COMUNIDADE: Izumu Honda assume presidência do Gaimusho Kenshusei

Em cerimônia realizada no último dia 12, na Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, foi empossada a nova diretoria da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do “Gaimusho Kenshusei”. A entidade será presidida por Izumu Honda, que terá como vice-presidente Mario Massanori Iwamizo e como diretor de Bolsa Edson Kuwabara. Os demais membros serão anunciados posteriormente.

 

Membros da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei (Foto: Jiro Mochizuki)

Membros da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei (Foto: Jiro Mochizuki)

 

O evento contou com a presença do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda e do ex-desembargador Kazuo Watanabe, além de outros ex-bolsistas, como Jairo Uemura e o presidente da Associação Harmonia de Educação e Cultura, Tadayoshi Wada.

 

Izumu Honda, que espera resgatar a participação de jovens (Foto: Jiro Mochizuki)

Izumu Honda, que espera resgatar a participação de jovens (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Antes de entregar o cargo ao seu sucessor, Jorge Sototuka fez um breve balanço de sua gestão. Disse que uma de suas principais missões à frente da entidade foi organizar a Solenidade Comemorativa do Cinquentenário da Bolsa instituída pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão para Líderes Nikkeis da América Latina e Caribe. Realizada no dia 10 de abril, no Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, a cerimônia contou com a presença do ex-cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima – responsável pela retomada da bolsa, que sofreu uma interrupção entre 2009 e 2012 – além de políticos como o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) e o vereador Aurélio Nomura (PSDB) e ex-bolsistas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Na ocasião, foi realizado também o Seminário de Avaliação dos resultados obtidos por esta bolsa nestes 50 anos.

 

Membros do Gaimusho no Japão com o vice-ministro, Takashi Uto (Foto: Arquivo Pessoal)

Membros do Gaimusho no Japão com o vice-ministro, Takashi Uto (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Japão – “O mais importante foi o trabalho de preparação para a produção do evento. Resgatamos vários ex-bolsistas que até então eram desconhecidos, saltando de 143 para cerca de 200 ex-bolsistas”, explicou Sototuka, lembrando que em maio deste ano a associação organizou uma viagem ao Japão com a participação de 15 ex-bolsistas.

Entre os vários encontros mantidos no Japão, o ex-presidente do Gaimusho Kenshusei destacou uma conversa com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Takashi Uto. Para a viagem, foi produzido um livro comemorativo em japonês, cuja versão em português deve ser lançada em breve. “Foi uma viagem marcante e inesquecível”, disse.

 

Izumu Honda com sua esposa, Elisabete Lumi Morooka Honda (Foto: Jiro Mochizuki)

Izumu Honda com sua esposa, Elisabete Lumi Morooka Honda (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Desafio – Acompanhado de sua esposa, Elisabete Lumi Morooka Honda, Izumu Honda afirmou que sentia-se “muito honrado e agradecido” por assumir a presidência da entidade. “Eu não sou presidente, eu estou presidente pois estou assumindo simplesmente por uma regra sucessória já que o diretor de Bolsa da gestão anterior automaticamente assume a presidência na próxima gestão. Vou tentar fazer o melhor, assim como meus antecessores”, explicou Honda, lembrando que foi bolsista há 15 anos indicado por Tadayoshi Wada.

Segundo ele, tão “incrível” como a viagem, em que teve oportunidade de conhecer bolsistas de outros países, foi a oportunidade de conviver com membros “notáveis” da associação. “Espero continuar recebendo o mesmo apoio que recebi ao longo desses 15 anos”, destacou Izumu Honda, acrescentando que seu grande desafio como presidente será o de “resgatar a participação da  nova geração”.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Related Post

SISTEMA PENAL: William Woo elogia decisão do STF: ... O deputado federal William Woo (PV-SP) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados no último dia 17 para elogiar a decisão do Supremo Tribunal Federal (S...
DOAÇÃO: Entidades nikkeis recebem doação da ACE Sa... A Associação Cultural e Esportiva Saúde, através de seu Departamento Feminino, representada pela diretora Elza Emiko Nishida, fez doação em espécie pa...
ASIAN & JAPAN FOOD: CÔNSUL-GERAL DO JAPÃO EM ... Na companhia do presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, visitou os corredores da As...
BELEZA: Ihoshi reafirma compromisso com o setor de... Conhecido por sua luta na redução das cargas tributárias sobre os medicamentos, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) acaba de incorporar um novo ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *