COMUNIDADE: Jovens organizam 1º Niseta Fest no sábado com muitas atrações

O Departamento Jovem (Seinen) da Associação Okinawa Kenjin do Brasil realiza neste sábado (5), a partir do meio-dia, em sua sede (Rua Tomaz de Lima, 72 – próxima às estações Sé e Liberdade do metrô), a primeira edição do Niseta Fest. Trata-se de um evento cultural em que os participantes das atrações são todos jovens, unindo o lado tradicional ao moderno.

 

O Brasil sediou o Niseta Tour em 2012, na gestão de Shinji Yonamine como presidente da AOKB (Foto: Aldo Shiguti)

O Brasil sediou o Niseta Tour em 2012, na gestão de Shinji Yonamine como presidente da AOKB (Foto: Aldo Shiguti)

 

Assim, estão programadas atrações como músicas folclóricas e atuais, K-Pop, live painting, street dance e demonstrações de karatê e kobudo, além de oficina com a designer Carmen Higa – que ensinará técnicas de modelagem de Shisa (figura mitológica de Okinawa que simboliza proteção) –  e uma praça de alimentação com pratos típicos okinawanos, entre eles o Okinawa sobá e o sataa andagui.

Alguns dos destaques são bastante conhecidos do público, como a banda Ichi Han’no. Fomada por cinco jovens de Santo André (na Região do Grande ABC paulista), a banda costuma se apresentar em barzinhos fazendo releitura de músicas okinawanas, mesclando instrumentos como o sanshin, pandeiro, berimbau e atabaque.

 

O moderno, com o grupo Firts Wish, com influência K-Pop.... (Foto: divulgação)

O moderno, com o grupo Firts Wish, com influência K-Pop…. (Foto: divulgação)

 

Destaque também para o grupo Takaryu Hananokai Brasil. Fundado em Okinawa pela professora Takako Sato, o Takaryu Hananokai foi trazido ao Brasil pela professora Yoriko Shimabukuro (in memorian) e é atualmente liderado pelas professoras Juliana Izu e Sueko Tengan.

Outra atração que estará se apresentando no Niseta Fest é o grupo Firts Wish. Conhecido como F[w], o grupo foi formado em 2011, a partir do grupo de jovens da Associação Okinawa da Vila Carrão e é adepto do K-Pop, gênero musical com origem na Coreia do Sul cujas coreografias mesclam o street dance, o stiletto, o hip-hop e outros ritmos.

Tem também o Ryukyu Minyo Hozonkai Seinenbu, representado pelo departamento jovem do Ryukyu Minyo Hozonkai. Consolidado na comunidade nikkei, o grupo já se apresentou em diversos eventos, como o Festival do Japão, Okinawa Festival e Sanshin no Hi, sempre difundindo as artes de Okinawa, principalmente através da música, incorporando em suas apresentações músicas tradicionais e modernas.

 

... e o tradicional, com o Ryukyu Minyo Hozonka Seinenbu (Foto: divulgação)

… e o tradicional, com o Ryukyu Minyo Hozonka Seinenbu (Foto: divulgação)

 

Niseta Tour – Apesar de ser organizado por jovens, o Niseta Fest não tem restrições quanto à idade, explica um dos responsáveis pelo evento, Yudi Chinen. “A expectativa é atrair cerca de 500 participantes”, diz ele, acrescentando que o evento tem  como objetivo arrecadar fundos para a realização do Niseta Tour 2016, que será realizado no Brasil entre os dias 15 e 24 de janeiro. Será a segunda vez que o país sediará o evento, que costuma atrair jovens descendentes de okinawanos entre 15 e 24 anos da Argentina, Brasil, Bolívia e Peru.

O Niseta Tour tem como principal objetivo criar laços de amizade, irmandade e solidariedade entre os participantes, difundir a cultura  okinawana às novas gerações, buscando sua conservação e ajudar os integrantes a desenvolver uma identidade cultural, além da troca de experiências e costumes de cada país.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     


     

     

    1º NISETA FEST

    Quando: Dia 5 de dezembro (5), a partir do meio-dia

    Onde: Associação Okinawa Kenjin do Brasil (Rua Tomaz de Lima, 72 – Liberdade)

    Entrada franca. Os organizadores solicitam a contribuição com 1 kg de alimento não perecível

    Informações poelo telefone: 11/3106-8823

     

     

     

    Related Post

    KYODO MATSURI: Amanda Kimie Lamera Higa é a nova M... Ponto alto do 30º Kyodo Matsuri, realizado pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), em Diadema (SP), o con...
    COMUNIDADE: Bunkyo será palco da 7ª edição do “Jap...   Diferentemente das edições anteriores, que sempre foram realizadas fora do reduto oriental, este ano o Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cult...
    MÚSICA: Isadora Kataoka se despede do Brasil com s... Desde pequena, com 7 anos de idade, Isadora Kataoka já demonstrava o amor pela música e  no palco do Nipo de Campinas onde tudo começou. Ela  realiza ...
    KARAOKÊ: Festival e concorrência não abalam XXVII ... Sento Terada, presidente da Associação Karaokê de São Caetano do Sul, mais uma vez, provou que é uma pessoa de muito prestígio, a começar pelo próprio...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *