COMUNIDADE: Kaneko Ikeda é homenageada com o Título de Cidadã Paulistana

Com capacidade para receber 870 pessoas, o auditório da Paz da BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional), no bairro da Liberdade, ficou lotado para a cerimônia em homenagem a Kaneko Ikeda – esposa de Daisaku Ikeda (presidente da SGI) –, que recebeu o Título de Cidadã Paulistana por iniciativa do vereador Adolfo Quintas (PSDB). A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (3) e contou com a presença do presidente da BSGI, Julio Kosaka; da coordenadora da Divisão Feminina, Sueli Ogawa (que recebeu a homenagem em nome de Kaneko Ikeda, que encontra-se no Japão); do 1º vice-presidente, Naoto Ishikawa; e da vice-presidente adjunta, Jeni Ikeda.

Lilian Noda, Yolanda Quintas, Adolfo Quintas, Sueli Ogawa, Julio Kosaka, Jeni Ikeda e Naoto Ishikawa (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Em entrevista ao Jornal Nippak – único veículo de comunicação da comunidade presente no evento – o proponente da homenagem disse que acompanha a organização já há algum tempo. Adolfo Quintas lembrou que em 2009 integrou a comitiva do prefeito Gilberto Kassab (PSD) – que reuniu também o então secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes – ao Japão e naquela ocasião, participou da entrega da Chave da Cida de São Paulo ao presidente da SGI. “Foi um momento histórico porque até então ninguém nunca saído de São Paulo para prestar esta homenagem”, disse Quintas, destacando que, também em 2009, a Prefeitura paulistana recebeu a exposição Gandhi, King e Ikeda – Pelo Ideal do Humanismo, cujo objetivo era levar ao grande público – foi apresentada em mais de 20 países – a visão e as ações pacifistas de Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr e Daisaku Ikeda que, apesar de pertencerem a culturas distintas, disseminaram a conduta da não-violência, da solidariedade e do humanismo, proporcionando um novo olhar perante questões e grandes problemas enfrentados hoje por todo mundo.

Sueli Ogawa recebeu a homenagem das maos de Adolfo Quintas (foto: Aldo Shiguti)

 

 

“O Daisaku Ikeda é o único dentre estes líderes ainda vivo”, ressaltou o vereador, admitindo que “a homenagem ao Daisaku Ikeda foi minha iniciativa, mas a ideia de homenagear a Kaneko Ikeda partiu da minha base, que sugeriu seu nome”. “Conheço pouco a história de Kaneko Ikeda, mas sem dúvida ela também é uma grande ativista a exemplo de seu marido”, justificou.

“A Kaneko Ikeda já foi homenageada em mais de 35 municípios do Estado de São Paulo, mas a cidade de São Paulo devia esse reconhecimento à organização”, destacou Quintas, acrescentando que “ela é merecedora desta homenagem por sua trajetória, pelo seu respeito e por sua luta pela paz mundial e pelo meio ambiente”.

O auditório da Paz da BSGI ficou lotado para homenagem (foto: Aldo Shiguti)

 

Sueli Ogawa, que recebeu a homenagem das mãos do vereador, leu uma mensagem de agradecimento assinada por Kaneko Ikeda, que compartilhou o título com “as companheiras da BSGI”, que lutam para divulgar a filosofia humanística da organização.

 

Quem é – A homenageada nasceu em Tóquio, no Japão, em 27 de fevereiro de 1932. No dia 3 de maio de 1952, casou-se com Daisaku Ikeda, então com 24 anos e que em 1960 tornaria-se o 3º presidente da Soka Gakkai Internacional, organização não governamental (ONG) filiada às Nações Unidas desde 1983 e que possui representação em 192 países e territórios. Desde a sua fundação, tem como objetivo fundamental promover a paz e o respeito pela dignidade da vida, por meio da promoção da Revolução Humana.

Apresentação do coral foi muito aplaudido (foto: Aldo Shiguti)

 

Dentre as honrarias recebidas por Kaneko Ikeda, destacam-se a de Cidadã Campineira (Campinas/SP); Moção de Aplauso (RJ); Cidadã Fluminense (Estado do RJ) e Praça Kaneko Ikeda (em Sarandi/PR).

Kaneko visitou mais de 40 países em companhia do marido, sempre participando de perto da luta pela paz mundial. Nestas viagens, visitou o Brasil em 1966, 1984 e 1993.

(Aldo Shiguti)

15 Comentários

  • Parabéns sra. Kaneko Ikeda e toda Difisão Feminina do Brasil da BSGI pelo Título

  • Tenho orgulho em fazer parte de uma organização que se preocupa com a paz mundial e com a felicidade das pessoas.
    Parabéns Sra Kaneko Ikeda pelos seus esforços e pelo apoio que sempre deu ao nosso mestre.

  • Maravilhoso, fazer parte da BSGI é maravilhoso. Temos a oportunidade de fazer evidenciar um grande potencial inerente ao ser humano, e transformar nossas circunstâncias negativas em benefícios e além disso, elevar nosso estado de vida e ver a outra pessoa como grandes valores humanos. Buscar a paz, através da cultura e educação, preocupar-se com o próximo, é uma grande satisfação. E compartilhar os incentivos do Pres. Daisaku Ikeda, desejar a felicidade de outras pessoas, torna o nosso mundo um pouquinho melhor. Parabéns sra. Kaneko Ikeda, Muito Obrigada Dr. Daisaku Ikeda.

  • Parabéns à todos por esta grande homenagem concedida à Sra. Kaneko Ikeda. Que ela sempre brilhe como uma grande rainha da felicidade!

  • Fico muito feliz com esse reconhecimento. Parabéns a Sra. Kaneko e a todas nós também.

  • Sinto imenso orgulho de fazer parte dessa família chamada BSGI liderada por D.IKEDA e sua nobre esposa nosso grande exemplo como mae,mulher e cidadã.Zulmira brasilia DF

  • Parabéns a Sra Kaneko Ikeda por sua brilahnte atuação em prol da Paz, Cultura e Educaçõa ao lado de seu esposo Dr. Daisaku Ikeda.
    E também ao jornal por reconhecer essa atuação e divulgar na colônia niponica esse importante reconhecimento por conta da sociedade.
    Antonio Cardozo-São Paulo-SP

    • É EXPLENDIDO, fazer parte da BSGI é maravilhoso. Temos a oportunidade de fazer evidenciar um grande potencial inerente ao ser humano, e transformar nossas circunstâncias negativas em benefícios e além disso, elevar nosso estado de vida e ver a outra pessoa como grandes valores humanos. Buscar a paz, através da cultura e educação, preocupar-se com o próximo, é uma grande satisfação. ter a satisfação de compartilhar os incentivos do Pres. Daisaku Ikeda, desejar a felicidade de outras pessoas, tornar esse nosso universo digno, dar valor a vida. Parabéns sra. Kaneko Ikeda, Muito Obrigado por está sempre ao lado do nosso mestre.

  • Que maravilhoso a sociedade valorizar pessoas como a Sra Kaneko e o Ikeda Sensei! Devemos sim continuar valorizando pessoas que fazem o bem.

  • Parabéns! É muito merecedor.
    Também estou orgulhosa de fazer parte dessa maravilhosa organização.
    Obrigada Sra. Kaneko Ikeda e Dr. Daisaku Ikeda.

  • Parabéns, à nossa querida e amada Sra. Kaneko Ikeda, que ao lado do nosso querido Mestre Ikeda Sensei lutam incansavelmente em prol da felicidade de todo povo do mundo inteiro. Muito obrigada por tudo. Obrigada!!!!!

  • parabéns, senhora Kaneko Ikeda!!! é m imenso orgulho saber que estamos fazendo a diferença em nossas localidades!!!!

  • Parabens, e um orgulho te-la em nossa vida..

  • Parabens a todos que se envolveram nessa merecida homenagem à Sra Kaneko Ikeda. Abraços de Caldas novas.

  • Sra Kaneko, obrigada pelos seus esforços em prol da paz mundial,tenho muito orgulho de fazer parte desta organização tão maravilhosa!!!!que a sra e o presidente Ikeda desfrutem de plena saúde e longevidade..Parabéns pela sua incasável luta!!!
    Abraços de Goiânia- Goiás.

Escreva um Comentário