COMUNIDADE: Kumamoto recepciona adido militar das Forças Armadas do Japão

No último dia 31, a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil recepcionou o coronel Toru Yamaguchi, adido das Forças Armadas do Japão em Brasília. A recepção foi Restaurante Chifu, no centro do bairro oriental. Na ocasião, Yamauchi esteve na Capital paulista para participar do tradicional Motitsuki Matsuri, festa de encerramento de ano japonês no bairro da Liberdade.

 

O presidente da Associação Kumamoto com Toru Yamauchi, a esposa e os dois filhos em SP (Foto: Osmar Maeda)

O presidente da Associação Kumamoto com Toru Yamauchi, a esposa e os dois filhos em SP (Foto: Osmar Maeda)

 

Toru Yamauchi estava acompanhado da esposa Kiyoko e dos filhos Yu (seis anos) e Sati (quatro anos), que participaram dos festejos na praça da Liberdade e depois na sede da ACAL- Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, na avenida Liberdade, 365. Além de Tetsuji Taromaru, presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, participaram do almoço Raul Takaki, diretor-presidente do Jornal Nippak e o jornalista Yoshitake Kusakano.

O coronel Toru Yamauchi tem 42 anos e é natural da província de Fukuoka. Fez o colegial em Kumamoto e depois se formou na National Defense Academy of Japan, em Kanagawa.

Está no Brasil desde julho de 2014 e nesse período realizou inúmeras ações de fortalecimento do intercâmbio entre o Brasil e o Japão. Em agosto passado, coordenou a vinda do Esquadrão da Marinha Japonesa ao Brasil, por ocasião das comemorações dos 120 anos de Assinatura do Tratado de Amizade Brasil- Japão.

O Esquadrão de Treinamento da Marinha Japonesa vêm regularmente ao Brasil em períodos a cada quatro anos, com o objetivo de proporcionar treinamento naval aos aprendizes-marinheiros e intensificar o intercâmbio entre os dois países.

Uma das passagens mais marcantes aconteceu em junho de 2008, durante a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, quando o Príncipe Herdeiro Naruhito também esteve presente e assistiu ao desfile dos marinheiros japoneses no Sambódromo do Anhembi.

 

Participação do público – No Brasil, os tripulantes japoneses desembarcam no porto de Santos e vêm a São Paulo para participar de uma emocionante recepção no Bunkyo, no bairro da Liberdade. Após essa cerimônia, os marinheiros são acompanhados por representantes da associação de suas respectivas províncias no Brasil.

O público é sempre convidado a assistir essa solenidade e, também, para conhecer de perto os navios japoneses que ficam atracados no Porto de Santos, no litoral Sul de São Paulo, estado que concentra maior população de japoneses e descendentes do país.

 

 

 

Related Post

MÚSICA: FERNANDA TAKAI LANÇA DVD ‘NA MEDIDA DO IMP... Após o lançamento do CD e dois anos de turnê, a cantora e compositora Fernanda Taikai lança este mês o DVD “Fernanda Takai Na Medida do Impossível - A...
POLÍTICA: Aurélio Nomura é eleito primeiro secretá... O vereador Aurélio Nomura (PSDB) ficou com a vaga de primeiro secretário da Câmara Municipal de São Paulo. Ele substituirá o também tucano Claudinho d...
BRASIL-JAPÃO: Festa deve ter queima de fogos de ar... Entre os diversos projetos programados para as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, que serão celebrado...
COMUNIDADE: Em visita ao 12º Okinawa Festival, Pau... O candidato do PMDB à corrida ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf disse que, caso seja eleito, “o Estado de São Paulo estreitará seus laços de ami...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *