COMUNIDADE: Livro resgata 56 anos da equipe de beisebol da Medicina da USP e 85 da Atlética

 

Para comemorar os 56 anos de atividades da equipe de beisebol da Medicina da USP, os 85 anos da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) e o Centenário da Faculdade de Medicina, além de prestar uma homenagem ao trabalho desenvolvido pelo técnico Toshio Sugo, mais conhecido como Suguio-san, falecido no ano passado, será lançado no próximo dia 7, na sede da AAAOC, no bairro de Pinheiros (zona Oeste de São Paulo), o livro “Glórias e Momentos Eternos – O Beisebol da MED USP”.

 

Douglas e Milton Osaki em visita a redação do Jornal Nippak (foto: Aldo Shiguti)

 

Na ocasião, o livro estará sendo vendido a R$ 50,00. Toda a renda arrecada será revertida para a manutenção das atividades da AAAOC.

Com 128 páginas e ricamente ilustrado, a publicação traz os nomes de todos os diretores do Departamento de Beisebol, que participou pela primeira do Campeonato Universitário promovido pela Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe), em 1957, além de depoimentos de presidentes da Atlética, como o ex-secretário estadual e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, o terceiro presidente da Atlética.

“A proposta é recuperar e recuperar esta importante história não só no meio universitário, MS também no desporto universitário”, explica o médico Milton Massayuki Osaki, co-organizador da obra juntamente com o atual presidente da AAAOC, Douglas Rodrigues da Costa, além de André Orik Custódio Abe, Guilherme Garcia Barros, Gustavo Felipe Marques de Souza Vargas, Victor Arrais Araújo e William Tetsuo Yamagata.

Segundo Osaki, o início da prática do esporte entre os alunos da MED USP começou, na realidade, em 1953, quando um grande número de venezuelanos vieram para o Brasil para concluir seus estudos, o que permitiu a criação de seu primeiro time de beisebol.

Osaki, que atuou como arremessador entre 1974 e 1979, conta que “Glórias e Momentos Eternos reúne depoimentos não só de dirigentes de entidades ligadas ao esporte em nível estadual e nacional e de ex-jogadores que chegaram a defender a Seleção Brasileira de Beisebol representando o país em várias competições internacionais, como também de personalidades do meio público, como os ex-ministros da Saúde, Seigo Tsuzuki e Adib Jatene, além de professores titulares da Escola de Medicina da USP, como Paulo Hilário Saldiva e Wilson Jacob Filho, entre outros. “São depoimentos por ora emocionantes ora cômicos”, revela Osaki, acrescentando, porém, que o livro preenche uma importante lacuna na história do beisebol brasileiro.

“Não poderíamos deixar de contar, por exemplo, o trabalho desenvolvido por Sugio-san, que por 32 anos foi um misto de orientador técnico e educador da equipe. Ele faz parte da vida de todos que foram orientador por ele, da história da Atlética e da própria história do beisebol brasileiro”, conta Osaki.

De acordo com Douglas, a MED USP conta atualmente com 14 jogadores e participa de diversos torneios como o Interusp, a Intermed, o Campeonato Brasileiro Universitário, Med League e o Campeonato Paulista. Um dos destaques da atual equipe é Ricardo Kirihara, convocado para defender a Seleção Brasileira Júnior.

(Aldo Shiguti)

 

 

SERVIÇO

 

Lançamento do livro: Glórias e Momentos Eternos – o Beisebol Brasileiro da MED USP

Quando: Dia 7 de dezembro, a partir das 11 horas

Onde: Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz: Rua Arthur de Azevedo, 1, Pinheiros

Informações pelo telefone: 11/3208-8775

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

Feira Vegana de Outono leva gastronomia e ativismo... Seguidores e apreciadores da cultura vegana já têm encontro marcado para o próximo final de semana, dias 11 e 12, das 12h às 20h. A Veg Nice organiza ...
1º FESTA DE INVERNO 2015 – FUYUMATSURI Será realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2015, a 1ª Festa de Inverno Fuyumatsuri, promovida pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes – Bunkyo, ...
VINHEDO: 7º Festival do Japão atrai 25 mil visitan... A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Vinhedo (Acenvi) realizou nos dias 13, 14 e 15 deste mês, no Parque Municipal Jayme Ferragut, a sétima edi...
SILVIA IN TOKYO: TERREMOTOS NÃO DÃO TRÉGUA EM KUMA... Terremoto de M4.9 às 10h40 em Kumamoto Os terremotos parecem não dar trégua em Kumamoto. Só no dia 5 foram registrados 25 tremores na região, dois d...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *