COMUNIDADE: Memorial da América Latina abre suas portas para o Nikkey Matsuri

Adiado depois de uma tentativa frustrada de realizar a décima edição no Centro de Eventos Pro Magno, no bairro da Casa Verde (zona Norte de São Paulo),  em 2015, os fãs da cultura japonesa, enfim, podem comemorar. Os organizadores do Nikkey Matsuri confirmaram o Memorial da América Latina, na zona Oeste, como novo endereço do evento, marcado para os dias 12 e 13 de março. Neste novo espaço – localizado próximo à estação Barra Funda do metrô – o festival contará com participação das comunidades de países latinos como Peru e Chile. Assim, o evento passa a denominar-se Nikkey Matsuri da América Latina.

 

Evento, que este ano celebra 10 anos, tem como objetivo divulgar a cultura japonesa (Foto: arquivo / Fran Rojas)

Evento, que este ano celebra 10 anos, tem como objetivo divulgar a cultura japonesa (Foto: arquivo / Fran Rojas)

 

Conforme apurou o Jornal Nippak, o contrato foi assinado no último dia 10. O presidente da Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, Toshiaki Tamae, o Toshi, explica que o problema que impediu a realização do evento inicialmente marcado para os dias 23 e 24 de maio de 2015 não foi o local, “mas um problema que afetou todas as associações no ano passado, isto é, a dificuldade encontrada para a liberação de emendas parlamentares”.

“Infelizmente, a falta de recurso prejudicou – e muito. Até tentamos protelar para o final do ano, mas não tivemos outra alternativa exceto transferir a realização para 2016”, lembra Toshi, explicando que até houve uma tentativa de realizar a décima edição ainda em novembro de 2015, quando os membros da Comissão Organizadora foram apresentados à Diretoria da Fundação Memorial da América Latina por intermédio do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB).

 

Lolitas também marcaram presença na edição passada (Foto: arquivo / Fran Rojas)

Lolitas também marcaram presença na edição passada (Foto: arquivo / Fran Rojas)

 

“Assim que souberam da proposta do Nikkey Matsuri, eles disponibilizaram o espaço e  cobrariam apenas uma taxa administrativa”, conta Toshi, afirmando que, depois de aprovado, o problema foi um conflito de agenda – o espaço foi requisitado por um consulado para um evento na mesma data

 

 

Crianças participam de oficinas no Nikkey Matsuri (Foto: arquivo/Fran Rojas)

Crianças participam de oficinas no Nikkey Matsuri (Foto: arquivo/Fran Rojas)

 

Sonkei – “Desta forma, achamos melhor transferir mesmo para 2016”, justificou Toshi, destacando que a saída do Clube Escola Jardim São Paulo, que abrigou o evento desde a primeira edição, aconteceu porque, na ocasião, o local foi requisitado pela Subprefeitura de Santana/Tucuruvi para o plantio de grama.

No final, conta Toshi, quem sairá ganhando serão os visitantes. O espaço do Memorial é maior que o do Jardim São Paulo – são 8 mil metros quadrados contra 6 mil do antigo. “Além de mais amplo, o que significa mais conforto e segurança para os visitantes, o local é concretado, ou seja, pelo menos não teremos problemas de barro, caso chova. E também fica próximo a uma estação de metrô, assim como o clube-escola”, destaca Toshi, acrescentando que nesta edição, o Nikkey Matsuri América Latina tem como tema o “respeito”, que em japonês se pronuncia “sonkei”. “O objetivo é valorizar a cultura japonesa, as suas tradições e a interação do público com o evento ”, afirma Toshi, destacando que o evento fará jus ao novo nome “Nikkey Matsuri da América Latina”.

Prova disso é que Peru e Chile estarão presentes. O primeiro, através de um grupo de dança da Aelu (Asociación Estadio La Unión), e o segundo com um estande de alimentação. A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores, na entrada, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

 

Expectativa este ano é receber um público estimado em cerca de 40 mil pessoas (Foto: arquivo/Fran Rojas)

Expectativa este ano é receber um público estimado em cerca de 40 mil pessoas (Foto: arquivo/Fran Rojas)

 

União – O evento Nikkey Matsuri, antes realizado no Clube-escola Jardim São Paulo, ao lado estação Ayrton Senna/ Jardim São Paulo, movimentava em média 30 mil visitantes nos dois dias de realização. Este ano, a expectativa é receber um público estimado em cerca de 40 mil pessoas.

Segundo Toshi, se tudo correr bem, a próxima edição também deverá acontecer no Memorial. “Vamos torcer para isso”, diz o presidente, que destaca a participação das entidades promotoras: Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants) e Instituto Gabi.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    proibida

     

    10º Nikkey Matsuri América Latina

    Transporte integrado com o Metrô

    Data: 12 e 13 de março de 2016, das 10 às 20 horas.

    Local: Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras / Barra Funda do metrô, a melhor opção de transporte.

    Mais informações do Festival Nikkey Matsuri, os interessados podem obter no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

     

     

     

    Related Post

    FESTIVAL DE MÚSICA: 5º Kitsuwa Ongakusai, um event... Realizado na Associação Shizuoka, no bairro da Liberdade, no último dia 7, em sua 5ª edição, o Kitsuwa Ongakusai vem se consolidando como algo realmen...
    BEISEBOL: Foi dado inicio a XIX Taça Brasil Inter ...   Foi dado início a XIX Taça Brasil Inter Clubes Adulto 2012, com upgrade - jogadores da seleção brasileira que conquistou o qualificação para...
    SOCIAL: 50 ANOS DA ASSOCIAÇÃO NAGASAKI   Comemoração – A Associação de Nagasaki  festejou seus de 50 Anos em grande estilo com apresentações de dança, coral, kendô e teatro.  Uma co...
    JOJOSCOPE: O Livro de Travesseiro   Sei Shonagon, retratado provavelmente por Tsukioka Settei Escrito no século 10 em Heiankyô (平安京), atual Kyoto, por Sei Shônagon (c. 966-...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *