COMUNIDADE: Mie reelege Takashi Shimokawa, exalta 105º aniversário e mira criação de seinenbu

Com o Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, devidamente publicada em jornal da comunidade nipo-brasileira (Nikkey Shimbun, 06/01/2018), a mesma foi realizada em sua sede no último dia 29, conforme determinado.

 

Associação Mie reelege Shimokawa, exalta 105º aniversário e quer criar seinenbu. Foto: Silvio Sano

 

Assim, dentro dos trâmites legais de primeira convocação no horário indicado e, de segunda, com a presença de 44 pessoas, a Assembleia teve início exatamente às 10h com chamada à mesa de membros da diretoria passada, tomando a palavra Shigeru Matsumoto, presidente do Conselho Deliberativo, seguido do presidente da gestão passada Takashi Shimokawa.

 

Takashi Shimokawa, que foi reeleito presidente do Mie. Foto: Silvio Sano

 

Foi solicitado um minuto de silêncio em homenagem aos associados recém-falecidos, dada abertura para opiniões contrárias e, em seguida, feita a leitura do Edital de Convocação.

Seguindo a ordem do dia, foi apresentado e aprovado pelos presentes, o relatório de atividades de 2017, depois o demonstrativo e balanço anual 2017, aprovado pelo Conselho Fiscal, e, para finalizar, apresentado o Plano de Atividade e Previsão Orçamentária para 2018.

 

Francisco Noriyuki Sato, diretor cultural. Foto: Silvio Sano

 

Antes da eleição propriamente dita alguns temas foram trazidos para debate, como o futuro das associações de províncias, ausência dos jovens nas mesmas e 105º aniversário dos primeiros imigrantes da província de Mie, além de 75º da própria associação.

 

Ii-sei Watanabe, diretor de Bolsas e Estágios. Foto: Silvio Sano

 

Em relação ao futuro das associações de províncias, problema já levantado no Kenren (Federação das Províncias). “Eles pedem que incentivemos mais o ingresso de jovens sob o risco de não sobrevivermos…”, alertou Shimokawa, atual presidente. “… no que concordamos e, por isso pretendo estimular ao máximo a criação do nosso Mie seinenbui”, completou.

 

Miyoko Shakuda, vice-presidente. Foto: Silvio Sano

 

Para a estruturação do mesmo, solicitou a colaboração de Wilson Tadashi Koto que o atendeu prontamente… “tenho força de vontade e o objetivo de realizar um trabalho respeitado formando novas gerações”, afirmou. Cristiane Akune Sato, que com o marido Francisco Noriyuki coordenam o Curso de História do Japão na associação, ofereceu apoio explícito, assim como da parte dos presentes.

 

Shigeru Matsumoto, presidente do Conselho Deliberativo. Foto: Silvio Sano

 

Em relação à comemoração dos aniversários (105º dos imigrantes e 75º da associação)… “pretendemos realizar algo diferenciado, mas não tão pomposo quanto o de quatro anos atrás quando contamos com a presença do governador da província. Não sabemos ainda se ele virá dessa vez. Mesmo assim, mas com os pés no chão que nos tem mantido com superávit desde que assumi, faremos algo digno dessas importantes datas à nossa associação”, exaltou Shimokawa.

 

Shinnenkai 2018 dos associados. Foto: Silvio Sano

 

Em seguida, dando sequência à ordem do dia, informados pela comissão eleitoral de que apenas uma chapa fora apresentada, a eleição foi realizada por aclamação. Assim, a diretoria para a gestão 2018/2019 será composta por:

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA

 

Presidente Executivo      Takashi Shimokawa

1º Vice Presidente           Miyoko Shakuda

2º Vice Presidente           Celeste Mie Fujita

Superint. Executivo         Tetsuhiro Hirose

Superint. Financeiro       Celeste Naomi Shakuda Shirahama

Diretora Secretária         Hatsuco Tanaka

 

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente          Shigeru Matsumoto

Vice Presidente Silvio Kazushi Sano

Conselheiros      Álvaro Yokoyama, Hiroshi Sakakura e Paulo Shinohara

Vices conselheiros           Maria Flora Ohtani, Taeko Takeuchi e Takashi Tagawa

 

Em seguida, a indicação e aprovação do Conselho Fiscal dos seguintes nomes:

1º Conselheiro                  Eduardo Kenji Watanabe

2º Conselheiro                  Diogo Nomura Neto

3º Conselheiro                  Uichiro Umakakeba

Suplente                              Youiti Hirose

 

As diretoria departamentais ficam a cargos de: Hiroshi Osumi (Planejamento), Francisco Noriyuki Sato (Cultural), Wilson Tadashi Koto (Social), I-isei Watanabe e Celeste Mie Fujita (Bolsas e Estágios), Carlos Takeru Kimura (Kendô) e Hatsuco Tanaka (Fujinbu)

A comissão eleitoral foi formada por: Wilson Toshiko Otsuka, Jéssica Mieko Dias Onaka e Leonardo Obara.

 

 

Related Post

COMUNIDADE: Confira a programação do 10º Okinawa F...   Com expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas, acontece neste fim de semana (dias 15 e 16), no Clube Escola Vila Machester, a décima ed...
CINEMA: Fundação Japão e Sesc Pinheiros apresentam... Celebrando os 100 anos de nascimento do cineasta japonês Keisuke Kinoshita (1912-1998), a Fundação Japão e o Sesc São Paulo realizam gratuitamente o c...
TÊNIS DE MESA: Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Me... No último dia 2, foi realizada a 8ª etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa no Sesc Itaquera, desta vez batendo recorde no quesito estrutura. F...
JAPÃO: Bomba Atômica de Hiroshima completa 68 anos...   Cerimonial realizado no Parque da Paz em Hiroshima (foto: divulgação) A cidade japonesa de Hiroshima completou  hoje o 68.º aniversári...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *