COMUNIDADE: Nikkey Matsuri celebra 10 anos em novo endereço

Considerado um dos principais eventos da comunidade nipo-brasileira na capital paulista, o Nikkey Matsuri comemora seu 10º aniversário em 2015. E a data será celebrada nos dias 23 e 24 deste mês no novo espaço para eventos da cidade de São Paulo, o Centro de Eventos Pro Magno, localizado no bairro da Casa Verde (zona Norte de São Paulo). Segundo o presidente da Comissão Organizadora do 10º Nikkey Matsuri, Toshiaki Tamae, o Toshi, a mudança foi necessária porque o Clube Escola Jardim São Paulo, também na zona Norte – que abrigou as nove edições do Festival Japonês – receberia gramado sintético, de acordo com a Prefeitura. “Já vínhamos convivendo com esse problema há algum tempo, mas disseram que este ano não poderíamos usar o espaço para não causar nenhum prejuízo”, explicou Toshi, acrescentando que ainda não teve tempo de passar pelo local. “Nem sei se já gramaram”, disse. Na terça-feira (5), a reportagem do Jornal Nippak ligou para o Clube Escola Jardim São Paulo e foi informado que até agora nada foi feito.

 

Em 2014, evento teve como tema o taiko; este ano ano será “Respeito” (FOTOS: FRAN ROJAS)

Em 2014, evento teve como tema o taiko; este ano ano será “Respeito” (FOTOS: FRAN ROJAS)

 

De qualquer forma, Toshi conta que será um “desafio a mais”. “Todos os anos temos um problema novo e esse será mais um”, destaca Toshi, que já havia presidido o Nikkey Matsuri na quarta e sexta edições.

Por conta da mudança, explica, os organizadores serão obrigados a priomover algumas alterações no layout do evento. “Ainda estamos dependendo da liberação de emendas parlamentares, mas a ideia é começarmos a montagem no próximo dia 21”, disse Toshi, acrescentando que os recursos foram epenhados pelo secretário de Estado da Habitação, de São Paulo, o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM); o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) e o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), além do apoio do vereador Rubens Calvo na instalação da infraestrutura.

 

Crianças também têm espaço garantido no Nikkey Matsuri (Foto

Crianças também têm espaço garantido no Nikkey Matsuri (FOTOS: FRAN ROJAS)

 

Evento novo – Segundo ele, “como se trata de um espaço privado, temos que pagar o aluguel com antecedência”. Inagurado em novembro do ano passado, o local oferece atualmente 14 mil metros quadrados para locação. Apesar do pouco tempo de existência, o Pro Magno já se consolida como opção para a realização de feiras, congressos, convenções, eventos corporativos, eventos sociais, shows e espetáculos devido a sua localização e instalações modernas.

 

Fachada do Centro de Eventos Pro Magno, local do evento este ano (Foto:

Fachada do Centro de Eventos Pro Magno, local do evento este ano (FOTOS: FRAN ROJAS)

 

Para o Nikkey Matsuri, serão usados 5.600 m2 (apenas o piso térreo). No Clube Escola Jardim São Paulo eram cerca de 4.800 m2 de área útil. “É pouca coisa maior, mas por ser uma área coberta, vamos ter alguns empecilhos, como acomodar as barracas de alimentação, especialmente as que usam frituras. Para contornar o problema, estamos tendo que contratar um pessoal que trabalha com exaustores, o que significa um gasto extra”, conta Toshi, acrescentando que este ano estão previstas a instalação de 11 barracas de alimentação. “É menos do que de costume, mas em compensação elas serão maiores”, destaca Toshi, explicando que em função das mudanças, a expectativa é que haja uma queda também no número de visitantes. “Se as edições passadas estávamos recebendo entre 30 e 40 mil pessoas, este ano a previsão gira em torno de 20 mil. Trata-se de um evento completamente novo para nós. É como se fosse o primeiro, apesar de já estarmos no décimo”, conta Toshi, lembrando que o tema deste ano “Respeito”, vem de encontro à porposta do Nikkey Matsuri.

“Queremos enfatizar o respeito em tudo. O respeito ao público, na alimentação, na limpeza e no meio ambiente”, disse Toshi, lembrando que o “objetivo é valorizar a cultura japonesa, as suas tradições e a interação do público com esse evento que neste ano, completa uma década”.

 

No ano passado, Nikkey Matsuri atraiu cerca de 30 mil pessoas

No ano passado, Nikkey Matsuri atraiu cerca de 30 mil pessoas (FOTOS: FRAN ROJAS)

 

Atrações – Segundo Toshi, a Comissão Organizadora está empenhada não só em em ampliar e melhorar o espaço como também oferecer uma programação com muitas atrações como shows, teatro, danças folclóricas, taikô, grandes intérpretes da comunidade como Joe Hirata, Karen Ito e o astro mirim Ryu Jackson.
Como nas edições anteriores, haverá exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).

 

Vencedora do Miss Nikkey Matsuri garante vaga para o Concurso Miss Nikkey Brasil

Vencedora do Miss Nikkey Matsuri garante vaga para o Concurso Miss Nikkey Brasil (FOTOS: FRAN ROJAS)

No sábado, dia 23, estão previstos o desfile e a realização do IV Concurso Miss Nikkey Matsuri, com a participação de dezenas de candidatas. A vencedora garante vaga no Concurso Miss Nikkei Brasil, que acontece no palco do Festival do Japão.
Neste ano, o Nikkey Matsuri  terá novamente um estande da AOSP – Associação Orquidófila de São Paulo, onde especialistas darão dicas de plantio e manuseio dessas plantas.

(Aldo Shiguti)

 


 

 

10º Nikkey Matsuri

Quando: Dias 23 e 24 de maio, das 10 às 20 horas.

Onde: Centro de Eventos Pro Magno, integrado com linha de ônibus especial (gratuita da estação Palmeiras / Barra Funda do metrô)

A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores, na entrada será arrecadado 1 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais.

Estacionamento para automóveis: 700 vagas.

Os pedestres poderão acessar também o Centro de Eventos pela avenida Professora Ida Kolb, 513.

Entidades promotoras:

Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural Nipo-brasileira de Vila Nova Cachoeirinha, Instituto Hei Sei e Associação Okinawa do Carandiru.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: PRIMAVERA DANÇANTE PRIMAVERA DANÇANTE – A Comissão de Incremento Social do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizou, no dia 27 ...
VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES: São Paulo precisa me... Vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher, a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) participou da ag...
SOCIAL: CARNAVAL 2015  CARNAVAL 2015 – O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Takashi Uto, foi um dos destaques do carro alegórico Tachineputa da Águia de Ouro...
ARTES: BUNKYO RECEBE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE I... Toda quinta-feira, às 15h, as Comissões de Incremento Social e de de Assistência Social do Bunkyo realizam oficinas de ikebana na entidade. Para parti...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *