COMUNIDADE: Nippon Country Club realiza festa para celebrar a cultura japonesa

Uma festa para celebrar a cultura japonesa. Assim pode ser definido o Nippon Fest, evento realizado pelo Nippon Country Club na tarde do último domingo (30), em sua sede de campo, em Arujá (SP). A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Arujá, Abel Larini, dos deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB), do “sempre deputado” Hatiro Shimomoto – que esteve acompanhado de seu neto, o mesa-tenista Erick Higa, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá – e representantes de entidades nikkeis.

 

Cerimônia de abertura do Nippon Fest (Foto: Jiro Mochizuki)

Cerimônia de abertura do Nippon Fest (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A programação do Nippon Fest teve início no sábado, com a realização da segunda edição do Nippon Talk, evento que reúne grandes nomes do empreendedorismo e que este ano contou com a presença do fundador da Tecsis, Bento Koike; do diretor da Google, Julio Zaguini; do fundador da Gooc, Thaí Nghiã  e do vice-presidente da Raizen, Pedro Mizutani. Dirigido ao público jovem, o evento atraiu cerca de 600 pessoas que colaboraram com 5 kg de alimentos não perecíveis. As três toneladas arrecadadas beneficaram quatro entidades assistenciais: a Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-No-Sono), Enkyo (Yassuragui Home), Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono e Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibô-no-Iê).

 

Valter Sassaki com membros da Comissão Organizadora (Foto: Jiro Mochizuki)

Valter Sassaki com membros da Comissão Organizadora (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A programação de sábado contou ainda com a inauguração do jardim japonês e Festival de Food Truck.

Em entrevista ao Jornal Nippak, Abel Larini destacou a importância do Nippon Fest para a cidade de Arujá e afirmou manter laços antigos com o clube. “Frequento aqui há mais de 50 anos, quando  fazia Educação Física. Acredito que seja o clube mais familiar das Américas e fico muito feliz em poder prestigiar esta festa”, explicou o prefeito, que até a próxima segunda-feira – feriado da Independência – estará recebendo outra festa da comunidade na cidade, a 24ª edição da Expo Aflord.

 

Helio Nishimoto, Valter Sassaki, Abel Larini e Walter Ihoshi (Foto: Jiro Mochizuki)

Helio Nishimoto, Valter Sassaki, Abel Larini e Walter Ihoshi (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Acompanhado de sua esposa, Edneia, o deputado estadual Hélio Nishimoto afirmou que “a cada ano que passa o Nippon me surpreende”. “Um dos grandes segredos para este sucesso é a organização, sempre impecável”, observou o parlamentar.

Para o deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), que também fez questão de acompanhar o evento, “o Nippon é importante não só para a cidade de Arujá como também para as famílias”. “Cresci neste clube. Passei boa parte da minha infância e juventude aqui. Então, prestigiar esta festa é retornar para a essência das famílias e, sobretudo, para a cultura japonesa, que é manifestada em sua melhor forma através do Nippon Fest”, disse Ihoshi, lembrando que “o fundador do Nippon, o empresário Katsuzo Yamamoto tinha no Nippon Fest um dos eventos mais importantes do clube ao lado do undokai”.

“A Comissão Organizadora, na pessoa do presidente do Nippon Country Club, Valter Sassaki, está de parabéns. Trata-se de uma festa que está consolidada e o Nippon, apesar de ser conhecido como ‘o maior clube nikkei das Américas’, é um clube hoje fequentado por muitos não descendentes de japoneses também”, afirmou o deputado, acrescentando que nesta semana participaria de importantes votações no Congresso, como a revisão da legislação da Lei Geral da Micro e Pequeno Empresa.

 

 

 

Lideranças – O presidente do NCC, Valter Sassaki, comemorou o sucesso de mais um Nippon Fest. “Este ano foi especial por estarmos celebrando o 55º aniversário do clube e os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Acredito também que as palestras do Nippon Talk tenham sido muito úteis para a formação dos jovens”, destacou Sassaki, explicando que “afinal, está é a proposta do clube: investir em novas lideranças”. “A formação de novos líderes é uma das formas que nós acreditamos que contribui para que as entidades nikkeis continuem firmes e fortes no futuro”, afirma Sassaki, que define o Nippon Fest como “um evento que divulga a cultura japonesa e incentiva os jovens para preservar o futuro da comunidade nipo-brasileira”.

Durante todo o dia, os associados puderam conferir uma série de atrações como os cantores Joe Hirata, Alexandre Hayafuji, Mariko Nakahira e Pedro Mizutani e o Grupo Todos Nós, apresentação de grupos de dança folclóricos, yosakoi soran e de taiko, como o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, além da dupla Ichimujin. O evento foi encerrado com a tradicional distribuição de motis.

 

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Após reformas, Pavilhão Japonês reabre...   Fechado para visitação pública há praticamente um ano e meio, o Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo)...
    COMUNIDADE: Entidades nikkeis homenageiam condecor... Diversas entidades nipo-brasileiras, entre elas o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-...
    JOJOSCOPE: Washoku – indicado pela Unesco co... O ano de 2013 foi um marco para a Culinária Japonesa. Ela foi reconhecida como Patrimônio Cultural Intangível, pela Unesco, em decisão tomada no Azerb...
    DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES: Nipo de Campinas h... A tradicional Feria Oriental que acontece sempre no segundo domingo de cada mês no O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas em sua sede  socia...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *