COMUNIDADE: NipponFest exalta participação dos jovens

 

O Nippon Country Club realizou nos dias 30 e 31 de agosto, em sua sede campo, em Arujá (SP), o NipponFest 2014. Este ano, a celebração à cultura japonesa teve início no sábado (30), com a realização do NipponTalk, um evento feito, organizado e dirigido ao público jovem que reuniu três grandes nomes da comunidade nipo-brasileira, cada qual em sua área: o empresário Robinson Chiba, empreendedor e fundador da rede China in Box; o árbitro de UFC, Mario Yamasaki; e o chef Jun Sakamoto. O evento contou com a participação de cerca de 500 jovens.

 

Keiko Ota, Jooji Hato, Walter Ihoshi, Abel Larini e a esposa, Flora, Valter Sassaki e Hélio Nishimoto (foto: Aldo Shiguti)

Keiko Ota, Jooji Hato, Walter Ihoshi, Abel Larini e a esposa, Flora, Valter Sassaki e Hélio Nishimoto (foto: Aldo Shiguti)

 

O NipponFest prosseguiu no domingo, com a realização da cerimônia de abertura e a apresentação de atrações culturais, incluindo o Dizô Matsuri, que deu origem à festa, e a cerimônia do Moti-Maki (distribuição de moti).

Para o presidente do NCC, Valter Sassaki, o NipponTalk é um evento que veio para ficar. “Diria que, mobilizar os jovens para quer participem das atividades do clube, de eventos comunitários e da vida do Nippon é mais que um trabalho, é uma obrigação que temos como dirigentes”, destacou Sassaki, lembrando que “desde que assumimos a direção do Nippon tínhamos a preocupação de trazer os jovens para dentro do clube”. “Não é um trabalho fácil porque hoje os jovens têm muitas opções. Mas se nós dirigentes, não tivermos essa preocupação, a cultura japonesa não sobreviverá. É preciso investir nos jovens para que eles transmitam nossos valores para as gerações futuras”, diz Sassaki, lembrando que o NipponFest existe há 46 anos e é o maior evento do Nippon.

 

Grupo de Taikô do Nippon Country Club (foto: Aldo Shiguti)

Grupo de Taikô do Nippon Country Club (foto: Aldo Shiguti)

 

Kenko Taissô também fez parte da programação no domingo (foto: Aldo Shiguti)

Kenko Taissô também fez parte da programação no domingo (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Voluntários – “O NipponFest tem dois objetivos. Primeiro, divulgar a cultura japonesa não só no âmbito do clube, pois procuramos trazer convidados que não são associados justamente com este propósito, ou seja de divulgamos nossa cultura e nossos valores. Nosso segundo objetivo é mostrar um pouco o que é o Nippon, isto é, o trabalho voluntário e nossos Departamentos”, explica Sassaki, lembrando que toda a Praça de Alimentação é feita e organizada pelos vários departamentos do clube.

 

O coral NCC abrilhantou a cerimônia (foto: Aldo Shiguti)

O coral NCC abrilhantou a cerimônia (foto: Aldo Shiguti)

 

Visitantes e associados aproveitaram as atrações (foto: Aldo Shiguti)

Visitantes e associados aproveitaram as atrações (foto: Aldo Shiguti)

 

“Isso mostra o grande trabalho dos voluntários, que são o nosso principal patrimônio. Sem esse trabalho, não seria possível realizar este evento”, conta Sassaki, explicando que hoje o Nippon é o maior clube das Américas e um dos maiores do mundo, com cerca de 5 mil famílias associadas –  o que representa aproximadamente 25 mil pessoas.

 

Gastronomia reuniu todos os departamentos (foto: Aldo Shiguti)

Gastronomia reuniu todos os departamentos (foto: Aldo Shiguti)

 

Crianças aproveitaram para soltar a criatividade (foto: Aldo Shiguti)

Crianças aproveitaram para soltar a criatividade (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Novas lideranças – O prefeito de Arujá, Abel Larini, é  um dos associados. No sábado, levou a esposa, Flora, e o neto para acompanhar a cerimônia de abertura. “O Nippon é um clube familiar e tradicional, um orgulho para todos os arujaenses”, destacou o prefeito, que elogiou a “organização “impecável”.

 

Nomura: "Basta de Tirircas" (foto: Aldo Shiguti)

Nomura: “Basta de Tirircas” (foto: Aldo Shiguti)

 

Para o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), “o NipponFest é um dos eventos em que a gente vê muito fortemente a busca da integração das nossas comunidades”. “O NipponFest tem uma tradição em reunir muita gente da nossa comunidade nikkei e da sociedade em geral que prestigiam e valorizam o que é feito aqui,  um clube familiar onde temos a presença maciça de lideranças e de cidadãos que aproveitam deste espaço e que serve de base, pois aqui se congrega família, e família é a base da sociedade”, disse Nishimoto, que destacou ainda o papel do NipponFest em “formar novas lideranças”.

 

O diretor social Rubens Kamoi (foto: Aldo Shiguti)

O diretor social Rubens Kamoi (foto: Aldo Shiguti)

 

“No sábado, participei do NipponTalk, um evento que contou com a participação de pessoas renomadas da comunidade e que certamente servem de referência para que esta juventude possa buscar novos horizontes e assim se tornarem grandes lideranças que possam contribuir com a nossa sociedade paulista e brasileira a ter um ambiente muito mais favorável no futuro”, explicou o deputado.

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), destacou a importância do NCC. “O Nippon é um clube das famílias nipo-brasileiras e também das famílias da região metropolitana.  Trata-se de um clube que mantém um traço da cultura japonesa e apesar de sua ligação com a comunidade nikkei, conta com um grande número de não descendentes de japoneses que valorizam esta cultura”, explicou Ihoshi.

 

presidente Valter Sassaki (foto: Aldo Shiguti)

presidente Valter Sassaki (foto: Aldo Shiguti)

 

Para o parlamentar, o NipponFest “vem justamente resgatar as nossas tradições e, como bem disse o nosso presidente Valter Sassaki, valoriza o que existe hoje – o passado e o presente – mas, sobretudo, inspira o futuro”.

A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), do deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e do vereador Aurélio Nomura (PSDB), do diretor Social, Rubens Kamoi, e do vice-presidente do Bunkyo e ex-presidente do NCC, Sadao Kayano.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CONCURSO DE DESENHOS: Fundação Japão anuncia desen... Desenho da estudante Cindy Natsuki Yoshita (foto: divulgação)   A estudante Cindy Natsuki Yoshita, de 12 anos, da Fundação Instituto Educa...
KARAOKÊ: 20ª edição do Paulistão deve reunir cerc...   Pela primeira vez em toda a sua história, a cidade de Jacareí – localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba – sediará uma edição d...
COMUNIDADE: ‘Limpeza’ de monumento doado pelo Bras... A comunidade okinawana que reside no Brasil esteve representada nas comemorações dos 40 anos da devolução da ilha de Okinawa para o Japão através do p...
KARAOKÊ: Às véspera do Brasileirão, Regional Centr... Foram 388 cantores inscritos no XXI Concurso de Karaokê da Regional Centro, um recorde para taikais realizados em um único espaço, no caso, no auditór...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *