COMUNIDADE: NipponFest exalta participação dos jovens

 

O Nippon Country Club realizou nos dias 30 e 31 de agosto, em sua sede campo, em Arujá (SP), o NipponFest 2014. Este ano, a celebração à cultura japonesa teve início no sábado (30), com a realização do NipponTalk, um evento feito, organizado e dirigido ao público jovem que reuniu três grandes nomes da comunidade nipo-brasileira, cada qual em sua área: o empresário Robinson Chiba, empreendedor e fundador da rede China in Box; o árbitro de UFC, Mario Yamasaki; e o chef Jun Sakamoto. O evento contou com a participação de cerca de 500 jovens.

 

Keiko Ota, Jooji Hato, Walter Ihoshi, Abel Larini e a esposa, Flora, Valter Sassaki e Hélio Nishimoto (foto: Aldo Shiguti)

Keiko Ota, Jooji Hato, Walter Ihoshi, Abel Larini e a esposa, Flora, Valter Sassaki e Hélio Nishimoto (foto: Aldo Shiguti)

 

O NipponFest prosseguiu no domingo, com a realização da cerimônia de abertura e a apresentação de atrações culturais, incluindo o Dizô Matsuri, que deu origem à festa, e a cerimônia do Moti-Maki (distribuição de moti).

Para o presidente do NCC, Valter Sassaki, o NipponTalk é um evento que veio para ficar. “Diria que, mobilizar os jovens para quer participem das atividades do clube, de eventos comunitários e da vida do Nippon é mais que um trabalho, é uma obrigação que temos como dirigentes”, destacou Sassaki, lembrando que “desde que assumimos a direção do Nippon tínhamos a preocupação de trazer os jovens para dentro do clube”. “Não é um trabalho fácil porque hoje os jovens têm muitas opções. Mas se nós dirigentes, não tivermos essa preocupação, a cultura japonesa não sobreviverá. É preciso investir nos jovens para que eles transmitam nossos valores para as gerações futuras”, diz Sassaki, lembrando que o NipponFest existe há 46 anos e é o maior evento do Nippon.

 

Grupo de Taikô do Nippon Country Club (foto: Aldo Shiguti)

Grupo de Taikô do Nippon Country Club (foto: Aldo Shiguti)

 

Kenko Taissô também fez parte da programação no domingo (foto: Aldo Shiguti)

Kenko Taissô também fez parte da programação no domingo (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Voluntários – “O NipponFest tem dois objetivos. Primeiro, divulgar a cultura japonesa não só no âmbito do clube, pois procuramos trazer convidados que não são associados justamente com este propósito, ou seja de divulgamos nossa cultura e nossos valores. Nosso segundo objetivo é mostrar um pouco o que é o Nippon, isto é, o trabalho voluntário e nossos Departamentos”, explica Sassaki, lembrando que toda a Praça de Alimentação é feita e organizada pelos vários departamentos do clube.

 

O coral NCC abrilhantou a cerimônia (foto: Aldo Shiguti)

O coral NCC abrilhantou a cerimônia (foto: Aldo Shiguti)

 

Visitantes e associados aproveitaram as atrações (foto: Aldo Shiguti)

Visitantes e associados aproveitaram as atrações (foto: Aldo Shiguti)

 

“Isso mostra o grande trabalho dos voluntários, que são o nosso principal patrimônio. Sem esse trabalho, não seria possível realizar este evento”, conta Sassaki, explicando que hoje o Nippon é o maior clube das Américas e um dos maiores do mundo, com cerca de 5 mil famílias associadas –  o que representa aproximadamente 25 mil pessoas.

 

Gastronomia reuniu todos os departamentos (foto: Aldo Shiguti)

Gastronomia reuniu todos os departamentos (foto: Aldo Shiguti)

 

Crianças aproveitaram para soltar a criatividade (foto: Aldo Shiguti)

Crianças aproveitaram para soltar a criatividade (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Novas lideranças – O prefeito de Arujá, Abel Larini, é  um dos associados. No sábado, levou a esposa, Flora, e o neto para acompanhar a cerimônia de abertura. “O Nippon é um clube familiar e tradicional, um orgulho para todos os arujaenses”, destacou o prefeito, que elogiou a “organização “impecável”.

 

Nomura: "Basta de Tirircas" (foto: Aldo Shiguti)

Nomura: “Basta de Tirircas” (foto: Aldo Shiguti)

 

Para o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), “o NipponFest é um dos eventos em que a gente vê muito fortemente a busca da integração das nossas comunidades”. “O NipponFest tem uma tradição em reunir muita gente da nossa comunidade nikkei e da sociedade em geral que prestigiam e valorizam o que é feito aqui,  um clube familiar onde temos a presença maciça de lideranças e de cidadãos que aproveitam deste espaço e que serve de base, pois aqui se congrega família, e família é a base da sociedade”, disse Nishimoto, que destacou ainda o papel do NipponFest em “formar novas lideranças”.

 

O diretor social Rubens Kamoi (foto: Aldo Shiguti)

O diretor social Rubens Kamoi (foto: Aldo Shiguti)

 

“No sábado, participei do NipponTalk, um evento que contou com a participação de pessoas renomadas da comunidade e que certamente servem de referência para que esta juventude possa buscar novos horizontes e assim se tornarem grandes lideranças que possam contribuir com a nossa sociedade paulista e brasileira a ter um ambiente muito mais favorável no futuro”, explicou o deputado.

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), destacou a importância do NCC. “O Nippon é um clube das famílias nipo-brasileiras e também das famílias da região metropolitana.  Trata-se de um clube que mantém um traço da cultura japonesa e apesar de sua ligação com a comunidade nikkei, conta com um grande número de não descendentes de japoneses que valorizam esta cultura”, explicou Ihoshi.

 

presidente Valter Sassaki (foto: Aldo Shiguti)

presidente Valter Sassaki (foto: Aldo Shiguti)

 

Para o parlamentar, o NipponFest “vem justamente resgatar as nossas tradições e, como bem disse o nosso presidente Valter Sassaki, valoriza o que existe hoje – o passado e o presente – mas, sobretudo, inspira o futuro”.

A cerimônia de abertura contou ainda com as presenças da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), do deputado estadual Jooji Hato (PMDB) e do vereador Aurélio Nomura (PSDB), do diretor Social, Rubens Kamoi, e do vice-presidente do Bunkyo e ex-presidente do NCC, Sadao Kayano.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

OKINAWA: Livro registra um século de presença okin... A AOKB - Associação Okinawa Kenjin do Brasil, com a presença de personalidades e dirigentes da  comunidade nipo-brasileira, realizou na noite do dia 2...
KARAOKÊ: Concurso Brasileiro da Canção Internacion... Neste domingo (13), a partir das 8h30, acontece a terceira edição do Concurso Brasileiro da Canção Internacional, uma promoção da Abrac (Associação Br...
EVENTO: 6º Temaki Fest acontece neste final de sem... Os voluntários do “Hospital Nipo Brasileiro e Amigos” promovem a 6ª edição do Temaki Fest que acontece na Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono n...
TERCEIRA IDADE: BUNKYO RECEBE INSCRIÇÕES PARA ENCO... Prosseguem, até o dia 14 de fevereiro, as inscrições para o Encontro Mensal da Terceira Idade, evento que visa fortalecer a convivência social e incen...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *