COMUNIDADE: Nos 60 anos do Bunkyo, Harumi Goya valoriza força das mulheres e pede união

Um grande acontecimento merece uma festa à altura. E foi assim que o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) comemorou, no 17 de dezembro, seu 60º aniversário de fundação. Realizada no Grande Auditório da entidade, que recebeu um público estimado em cerca de 600 pessoas, a cerimônia foi marcada por muitas homenagens, para ser mais exato, 59 personalidades e entidades que contribuíram com o Bunkyo ao longo dessas seis décadas.

 

Primeira mulher a ocupar a presidência, Harumi Goya disse que o Bunkyo passa por uma nova fase (Foto: Jiro Mochizuki)

Primeira mulher a ocupar a presidência, Harumi Goya disse que o Bunkyo passa por uma nova fase (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A tribuna de honra da solenidade foi composta pela presidente da Bunkyo, Harumi Goya; cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP); presidente do Conselho Deliberativo da entidade, o jurista Kiyoshi Harada; presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Mikihisa Motohashi; presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi e pelo presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, além dos ex-presidentes Kihatiro Kita (atual presidente honorário) e Atushi Yamauchi.

Os homenageados foram divididos em oito categorias – Fundadores, Ex-Presidentes do Conselho Deliberativo, Especial do Japão, Representantes Regionais, Fundadores Pessoa Jurídica, Patrocinadores, Funcionários com mais de 15 anos e Ex-Presidentes do Bunkyo, além de duas homenagens especiais (dedicadas ao Consulado Geral do Japão em São Paulo e à Embaixada do Japão – e convidados a subirem ao palco em grupos.

 

Homenagem aos funcionários com mais de 15 anos de casa (Foto: Jiro Mochizuki)

Homenagem aos funcionários com mais de 15 anos de casa (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Emoção – Um dos momentos mais marcantes e que emocionou a presidente do Bunkyo foi a homenagem aos funcionários do Bunkyo com mais de 15 anos de serviços prestados. Segundo Goya, “o ideial seria prestar reverência a todos, mas diante da impossibilidade, tomamos como referência a antiguidade para eleger os nomes que representaram os homenageados em diversas categorias”.

 

Renato Ishikawa, do Hospital Santa Cruz, homenageia a entidade (Foto: Jiro Mochizuki)

Renato Ishikawa, do Hospital Santa Cruz, homenageia a entidade (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Décima segunda presidente a comandar a principal entidade representantiva da comunidade nipo-brasileira, Goya é, também a primeira mulher no cargo nesses 60 anos de história. E associou o fato à palavra kanreki (aniversário de 60 anos) que, na tradição japonesa, representa o início de uma nova fase, “uma nova etapa em nossa existência”.

“Trazendo simbolicamente essa crença para a trajetória desta entidade, coincidentemente, foi o ano em que uma mulher foi eleita para presidir esta entidade. Esta novidade no universo da comunidade nipo-brasileira, sempre liderada por personalidades masculinas, poderá representar uma mudança interessante”, disse Goya, explicando que, “o grande desafio para nós, mulheres, está em pleno transcurso”.

 

Homenagem aos Fundadores (Foto: Jiro Mochizuki)

Homenagem aos Fundadores (Foto: Jiro Mochizuki)

 

“Entendo que este não é o momento de disputar a força e o espaço com o lado masculino. O grande desafio é o de valorizar a força feminina e buscar convergência com a atuação masculina. Em outras palavras, somar forças e, juntos, buscar ampliar o sucesso da realização”, disse a presidente, afirmando que outro desafio para garantir uma nova fase para o Bunkyo passa pela busca de novas parcerias, ou seja, “como conduzir e otimizar nosso potencial atuando em conjunto com outras entidades ou com outras empresas ou com outros grupos”.

 

Diretoria posa com Norio Nakashima e equipe (Foto: Jiro Mochizuki)

Diretoria posa com Norio Nakashima e equipe (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Exemplo – Discursando em nome de todos os homenageados, Kazuo Harasawa – um dos 415 sócios-fundadores da entidade – agradeceu a acolhida que recebeu por parte de Kiyoshi Yamamoto  o fundador da entidade – a quem chamou de “orientador”. Há 63 anos no Brasil, Harasawa pediu empenho de todos para que  o Bunkyo continue exercendo seu papel de principal entidade representantiva da comunidade.

 

Consulado do Japão também foi homenageado (Foto: Jiro Mochizuki)

Consulado do Japão também foi homenageado (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Já o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, lembrou que este ano, além do sexagésimo aniversário da entidade, comemora-se também os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 100 anos do Consulado Geral do Japão em São Paulo. “Seria uma enorme felicidade se amanhã essas forças se juntassem ainda mais para deixar esses laços ainda mais profícuos”.

Para o deputado estadual Jooji Hato (PMDB), que chegou praticamente no final da festa, “o Bunkyo é um exemplo para todos nós”. “O Bunkyo espelha o espíritos dos nossos pioneiros, de trabalho, dignidade, abnegação, sacrifício, honestidade e coragem. E nós, nisseis e sanseis, temos que ter muito orgulho deste legado”, explicou o parlamentar, afirmando que “apesar da crise que o país atravessa, temos que enxergar o lado bom, pois, abriu-se uma janela para investigar as denúncias de corrupção para, quem sabe, sermos um país como o Japão”.

 

Homenagem de William Woo ao Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

Homenagem de William Woo ao Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Walter Ihoshi destacou que, “desde sua fundação, o Bunkyo evoluiu, atraindo cada vez mais a participação de jovens e mulheres, mas também manteve sua tradição”. “E é inspirado nesses valores que que vamos superar esse período turbulento”, assegurou Ihoshi, que reafirmou seu orgulho de ser filho de japoneses.

 

Kazoshi Shiraishi, da Noroeste, homenageia a entidade (Foto: Jiro Mochizuki)

Kazoshi Shiraishi, da Noroeste, homenageia a entidade (Foto: Jiro Mochizuki)

 

O te te tsunaide – O encerramento teve direito a bolo de aniversário e uma apresentação surpresa com os convidados, de mãos dadas, cantando o refrão o te te tsunaide (uma música infantil equivalente à Ciranda, Cirandinha), enquanto uma logomarca medindo cerca de 1,20m, feita em madeira especialmente para a ocasião, era conduzida à frente do palco.

 

Deputado estadual Jooji Hato posa com diretoria do Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

Deputado estadual Jooji Hato posa com diretoria do Bunkyo (Foto: Jiro Mochizuki)

 

A festa prosseguiu depois no Espaço Multiuso, onde os convidados participaram de um coquetel. Lá, o responsável pelo restauro do Pavilão Japonês, Norio Nakashima, apresentou sua equipe e anunciou a conclusão das melhorias. O presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Kazoshi Shiraishi; o assessor parlamentar do deputado federal William Woo (PV-SP), Rafael Jun Mabe e o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, prestaram homenagens à entidade.

 

Coral Feminino do Bunkyo abrilhantou a festa (Foto: Jiro Mochizuki)

Coral Feminino do Bunkyo abrilhantou a festa (Foto: Jiro Mochizuki)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     


     

     

    Todos os homenageados (por categoria)

     

     

    Homenagem à Categoria Pessoa Jurídica (Foto: Jiro Mochizuki)

    Homenagem à Categoria Pessoa Jurídica (Foto: Jiro Mochizuki)

     

    Fundadores – Kazuo Harasawa, Masahumi Segawa, Masayuki Mizuno, Takami Nishiyama, Yoshie Yogo

    Ex-Presidentes do Conselho Deliberativo – Kenitiro Suguio, Tuyoci Ohara, Kazuo Watanabe

    Especial do Japão – Yoshitake Kusakano, Minoru Otsuka, Norio Nakashima

    Representantes Regionais – Kosuke Ono (Dourados), Kazoshi Shiraishi (Noroeste), Kiyoji Nakayama (Mogi das Cruzes), Tadayoshi Hanada (Campinas)

    Pessoa Jurídica – Mitsubishi Corporatoion, Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Livraria Fonomag, São Paulo Shimbun, Banco de Tokyo, Associação Beneficente Feminina Esperança, Pilot Pen do Brasil, Itochu Brasil, Marubeni Brasil, Editora Jornalística União Nikkei, Ajinomoto, Seguratec

    Patrocinadores – Yakult, Fundação Kunito Miyasaka, Panasonic do Brasil, Toyota do Brasil, Sakura Nakaya, Acrilex, Sansuy, Brastel Telecom, Moto Honda da Amazônia, Companhia de Promoção Agrícola, Bradesco, Banco Mitsui Sumitomo Brasileiro, Fast Shop, Yamato Comercial, Fujifilm do Brasil, Grupo Jacto

    Funcionários com mais de 15 anos – Aurora Yukie Maebuti, Gerson Ito, Mieco Yano Freitas, Manoel Aparecido Garcia, Cleverson Aparecido Garcia, José Claudio dos Santos, Célia Abe Oi, Ana Célia Alves Sá, Regina Kazue Mori Kondo, Justino Nakandakare

    Ex-Presidentes do Bunkyo – Atushi Yamauchi, Professor Kokei Uehara, Kihatiro Kita

    Consulado Geral do Japão em São Paulo

    Embaixada do Japão no Brasil

     

     

     

    Related Post

    JOJOSCOPE: Festival da Fertilidade   Kanamara Matsuri: devoção ao falo, um canto da primavera   Escultura em nabo: um trabalho para artesãos. É primavera no Japã...
    PARÁ: Imperador Akihito Envia Mensagem de Pesa à F...   O imperador do Japão, Akihito, enviou mensagem de pesar à família do ex-governador do Pará, Almir Gabriel, na tarde de domingo (3). A mens...
    ARAÇATUBA/SP: Federação das Associações Culturais ... A Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste estuda a possibilidade de criar um logotipo para ser usado nos eventos e atividades...
    BAIRRO ORIENTAL: Chuva e homenagem marcam 48º Toyo... Um Toyo Matsuri “atípico”. Sem a presença do presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, com chuva no sába...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *