COMUNIDADE / OKINAWA: Ushitaro Kamia homenageia professor Tokuichi Nishihara

Em sessão solene realizada na no último dia 1º, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, o professor japonês Tokuichi Nishihara foi homenageado com a entrega do título de Cidadão Paulistano numa iniciativa do vereador Ushitaro Kamia (PSD). Estiveram presentes, entre outros, a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya; o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Mikihisa Motohashi; o presidente da Associação Okinawa do Brasil, Eiki Shimabukuro; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro; o vice-presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Akeo Yogui; o primeiro vice-presidente da AOKB, Hiroharu Takayasu; o ex-presidente da AOKB, Isamu Yamashiro; do conselheiro da AOKB, Takeo Uehara e o ex-deputado federal e ex-prefeito de São Vicente, Koyu Iha, além de vários representantes de shibus.

 

O homenageado com sua esposa ladeados por Kamia e familiares, convidados e autoridades (Foto: Aldo Shiguti)

O homenageado com sua esposa ladeados por Kamia e familiares, convidados e autoridades (Foto: Aldo Shiguti)

 

Em seu discurso, Yokio Oshiro explicou que conhecia pouco o homenegado, mas “pelo pouco que conhecia percebeu que corre sangue latino em suas veias”. “Por tradição, o povo asiático é tímido quando fala. Já o professor Nishihara sempre receba as pessoas com um sorriso aberto, como se já nos conhecesse há muito tempo”, destacou Oshiro.

 

Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural (Foto: Aldo Shiguti)

Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural (Foto: Aldo Shiguti)

 

Já o professor Kokei Uehara lembrou que, no ano em que se comemora os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, “a Câmara Municipal de São Paulo presta uuma homenagem que era uma obrigação nossa”. Primeiro presidente de origem okinawana do Bunkyo, Uehara disse que “ter o professor Nishihara como Cidadão Paulistano nos enche de orgulho”. “Sempre visitei minha terra natal e todas as vezes fui muito bem recebido pelo professor Nishihara”, frisou Uehara, lembrando que é natural de Naha e veio para o Brasil com apenas 9 anos de idade. “Sou um imigrante importado, puxador de enchada”, observou.

 

O presidente honorário do Bunkyo, Kokei Uehara (Foto: Aldo Shiguti)

O presidente honorário do Bunkyo, Kokei Uehara (Foto: Aldo Shiguti)

 

Akeo Yogui, destacou a “merecida homenagem para um grande divulgador da cultura brasileira na longínqua Okinawa”. Entre outras peculiaridades, Yogui disse que o professor ostenta em seu carro “uma enorme bandeira brasileira” e no feriado de 7 dse Setembro costuma organizar uma pequena exposição em Okinawa alusiva à Independência do Brasil. “Quando presidi a AOKB, o professor Nishihara foi um grande incentivador das comemorações dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e do Centenário da Imigração Okinawana no Brasil”, ressaltou Yogui.

 

O vereador Ushitaro Kamia entrega o diploma a Tokuichi Nishihara (Foto: Aldo Shiguti)

O vereador Ushitaro Kamia entrega o diploma a Tokuichi Nishihara (Foto: Aldo Shiguti)

 

Atual presidente da AOKB, Eiki Shimabukuro destacou outras qualidades do homenageado como as de cantor, compositor e exímio tocador de shamisen. Também descendente de okinawanos e primeira mulher a presidir o Bunkyo, Harumi Goya destacou o privilégio de poder saudá-lo como mandatária da principal entidade representantiva da comunidade nipo-brasileira e citou sua convivência quando de sua passagem por Okinawa.

 

Eiki Shimabukuro, presidente da AOKB (Foto: Aldo Shiguti)

Eiki Shimabukuro, presidente da AOKB (Foto: Aldo Shiguti)

 

“Acompanhei o seu trabalho incansável para receber bem cada brasileiro e por isso é considerado uma referência para os brasileiros em Okinawa, sempre se esforçando para que o intercâmbio entre os dois países navegue em águas calmas e cristalinas”, disse Goya.

 

A presidente do Bunkyo, Harumi Goya (Foto: Aldo Shiguti)

A presidente do Bunkyo, Harumi Goya (Foto: Aldo Shiguti)

 

Natural da província de Okinawa, o mais novo Cidadão Paulistano disse que era a 19ª vez que visitava o país. A primeira foi em 1973, quando acompanhou a sua esposa, Mitsue Nishihara. Explicou que a província de Okinawa é chamada de maior província migratória, principalmente para o Brasil, “onde os provincianos foram muito bem recebidos”. “A província-mãe sente-se orgulhosa pelo bom desempenho, dedicação e vitalidade de seus provincianos descendentes, que estão contribuindo no fortalecimento das relações de amizade entre o Brasil e o Japão”, assegurou o homenageado, acrescentando que exerce outras atividades, como a de professor no Colégio Konan, além de participar ativamente no intercâmbio Brasil-Okiwana, na Cruz Vermelha, orientação dos presidiários para reintegração à sociedade, presidente da Comissão de Educação, cônsul honorário do Brasil em Naha e presidente da Associação Okinawa-Brasil

 

Cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal (Foto: Aldo Shiguti)

Cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal (Foto: Aldo Shiguti)

 

Ichariba chodee – Proponente da homenagem, Kamia destacou as viturdes do homenageado explicando que, “como paulistano e okinawano, sou testemunha que o professor Nishihara tem pautado sua conduta pelos princípios e valores que só mais os abnegados servidores do bem público conseguem encarnar e cumprir, dia após dia, ano após ano, num exercício contínuo de dedicação”.

 

Grupo de dança apresentou música de Nishihara (foto: Aldo Shiguti)

Grupo de dança apresentou música de Nishihara (foto: Aldo Shiguti)

 

De acordo com o vereador, a homenagem, “além de justa, porque merecida, é também inspiradora, pois serve de estímulo para todos nós”. “Como dizem os okinawanos, ‘ichariba chodee’, ou seja, ‘somos todos irmãos’”, destacou Kamia.

 

Kamia (ao fundo) discursa durante solenidade (foto: Aldo Shiguti)

Kamia (ao fundo) discursa durante solenidade (foto: Aldo Shiguti)

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Confira a programação do 10º Okinawa F...   Com expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas, acontece neste fim de semana (dias 15 e 16), no Clube Escola Vila Machester, a décima ed...
    COMUNIDADE: Mãe de estudante preso afirma que filh...   O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou pela segunda vez o pedido de liberdade do aluno e funcionário da Universidade de São Paulo (USP)...
    MODA: Desfile de moda e palestras da grife matohu   A Fundação Japão, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, trazem ao Brasil os estilis...
    SEGURANÇA PÚBLICA: Nova presidente do Sindpesp, Ra... Bonita, solteira , poderosa e muito, muito competente. Assim poderia ser definida a nova presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *