COMUNIDADE: Parque da Água Branca recebe 1ª edição do Tosa Matsuri nos dias 18 e 19

 

Tosa Matsuri. Você sabe o que significa? Pode ser o antigo nome da província de Kochi. Mas nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo), no Parque Dr Fernando Costa – mais conhecido como Parque da Água Branca (zona Oeste de São Paulo) –, poderá ser traduzido como um festival cuja proposta é divulgar a cultura, culinária e tradições de Kochi e também do Japão.

Inspirado no Festival Tosa No Okyaku realizado anualmente na cidade de Kochi, a 1ª edição do Tosa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão conta com a realização da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil e organização do Departamento de Jovens do Kochi Kenjinkai.

 

Tosa Matsuri inspirado no Festival No Okyaku da província de Kochi (foto: divulgação)

 

 

 

Segundo o presidente do Seinen, Augusto Takeda, o objetivo é apresentar a cultura de Kochi através de eventos culturais e beneficentes. A ideia é atrair um público estimado em mais de 10 mil pessoas nos dois dias de programação. “Se fosse hoje colocaríamos, com toda certeza, mais de seis mil pessoas no Parque da Água Branca, mas como ainda temos alguns dias, devemos atingir facilmente esse número”, afirma Takeda, que acumula uma longa tradição em realizações de eventos na comunidade.

O Tosa Matsuri, conta ele, é um primeiro passo para a reestruturação do Departamento de Jovens do Kochi. É, também, o primeiro de uma série. A intenção é formatar uma base para trabalhar comercialmente a próxima edição.

Para essa primeira edição, os organizadores prometem atrações que devem atrair, principalmente, o público jovem. A começar pela banda Gaijin Sentai. Vencedora do projeto do Estado de São Paulo Cena Musical Independente, escolhida entre mil grupos inscritos, a banda vem colecionando vitórias em concursos, como o Sony Ericsson Animax, de música independente. Em 2010, dividiu o palco da Virada Cultural Paulista com o Sepultura e no ano passado fez uma série de apresentações em Portugal.

 

A banda Gaijin Sentai estará no Tosa Matsuri (foto: divulgação)

 

Outra atração que deve agitar a arena do Parque da Água Branca é o grupo de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e a Animadness, banda de rock formada em 2005, cujo repertório inclui sucessos dos animesongs, j-rock, games e rock internacional.

A Animadness é uma das pioneiras do estilo no Brasil e foi uma das primeiras bandas a ter uma música própria utilizada na abertura de uma animação nacional, o projeto XDragoon, criado por Felipe Marcantônio. A música, intitulada “Viagem Sem Volta”, foi lançada inicialmente em versão compacta para um vídeo comemorativo dos dois anos do mangá e um single com a versão completa foi lançado no início de 2011.

 

Cantor Diogo Miyahara fará apresentação (foto: divulgação)

 

 

Também confirmaram presenças o ex-vocalista da banda, Diogo Miyahara, e a Banda Uchiná, formada em 2009 e que mescla músicas japonesas, folclóricas de okinawa, Japan pop, nacionais e internacionais.

 

Banda Uchiná mescla músicas japonesas, folclóricas de okinawa, Japan pop, nacionais e internacionais (foto: divulgação)

 

 

SW Family (foto: divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também subirão ao palco desta primeira edição do Tosa Matsuri, a equipe G.I. Joe, o Grupo Just, os integrantes do Teatro Hokage, o Grupo Uta no Tomo, os dançarinos da SW Family, o Grupo Kitsume, o Grupo Freedom, a Banda Hadar, NS Crew, Anonymous Crew, Boss Crew, Deejay Rodrigo Ribeiro (The Face) e o Grupo Talismã.

Grupo Kitsune (foto: divulgação)

 

 

Grupo Just (foto: divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

NS Crew (foto: divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Culinária e curiosidades – Nos dois dias, o público também poderá participar de workshops, Campeonatos de Nitendo Wii e de Yu-Gi-Oh e conferir curiosidades como onagadori (galo ornamental de Kochi-ken, com cauda mais longa do mundo), sawachiryori

(pratos elaborados com ingredientes da natureza vindos de mar, rio e terra), vídeos de yosakoi matsuri, entre outras e degustar pratos típicos da culinária da província de Kochi, entre eles o katsuo-no-tataki (sashimi levemente grelhado), Tosa udon (sopa especial de macarrão), sugata-zushi (sushi no formato de peixe) e outros que já caíram no paladar dos brasileiros, como yakissoba e temaki, além de lanches de pernil, espetinhos, comida italiana e baiana, frutas com chocolate, churros e bebidas artesanais.

Haverá ainda Campeonato de Nintendo Wii e  Campeonato de Yu-Gi-Oh!

Para participar dos workshops é necessário se inscrever previamente pelo e-mail: contato@tosamatsuri.com.br

 

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

 

1º Tosa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão

Quando: Dias 18 e 19, das 9 às 20 horas

Onde: Parque Dr Fernando Costa – Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo   455, Água Branca)

Entrada franca

Mais informações sobre o evento no site: www.tosamatsuri.com.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAIKU: Inscrições para o 26º Itoen Oi Ocha New Hai... Os interessados em participar do 26º Itoen Oi Ocha New Haiku Contest devem ficar atentos ao prazo de inscrição no Bunkyo. A entidade estará recebendo ...
LITERATURA: Estação Liberdade lança romance de iní... Décimo título do escritor Prêmio Nobel Yasunari Kawabata traduzido pela Estação Liberdade, A Gangue Escarlate de Asakusa é uma das raras narrativa...
IKEBANA: Cerimônia Hatsuike marca início das ativi...   A festividade dos 40 anos da Academia Sanguetsu e o começo dos trabalhos do grupo em 2014 serão marcados pela celebração “Hatsuike - A prime...
INDAIATUBA: Escola de Língua Japonesa abre matrícu...   Cursos destinam-se não apenas ao ensino do idioma, mas também aos interessados em conhecer a cultura japonesa   O Nitigo Gakko, Escol...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *