COMUNIDADE: Presença da Banda Begin coroa sucesso do 13º Okinawa Festival

A presença da Banda Begin no 13º Okinawa Festival, realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão nos dias 7 e 8, no Centro Esportivo Educacional Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester (zona Leste de São Paulo), foi, o que se pode chamar, de “a cereja do bolo” do evento. Carismáticos, o trio okinawano formado pelo vocalista Eisho Higa, o guitarrista Masaru Shimabukuro e o tecladista Hitoshi Uechi, arrastou uma multidão nos dois dias de evento. No sábado, a ansiedade da plateia só foi controlada após os músicos subirem ao palco e desfilarem seus hits, como “Shimanchu Nu Takara”, “Sanshin No Hana” e “Nada Sou Sou” – canção que será gravada em português pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. No domingo, quem marcou presença foi o músico Amon Lima, da Família Lima.

 

Autoridades e membros da Comissão Organizadora participam do tradicional Kagami Biraki (Foto: Aldo Shiguti)

Autoridades e membros da Comissão Organizadora participam do tradicional Kagami Biraki (Foto: Aldo Shiguti)

 

“Trazer a Banda Begin era um sonho acalentado por nós há muito tempo e este foi, sem dúvida, um festival que ficará guardado eternamente em nossos corações”, explicou o presidente da Comissão Organizadora, Takeyoshi Teruya, acrescentando que até São Pedro colaborou para que tudo desse certo.

 

(Foto: Aldo Shiguti)

Nishimoto, Teruya, Tério, Nakamae, Kamia, Ihoshi e Jooji Hato. (Foto: Aldo Shiguti)

 

“O mais impressionante foi que choveu torrencialmente dois dias antes e na madrugada desta segunda-feira, mas no sábado e domingo, apesar do tempo nublado, conseguimos realizar o evento tranquilamente, ou seja, tudo conspirou para que esse fosse um evento inesquecível”, disse Teruya, destacando que o Okinawa Festival não teria sido possível sem a ajuda de todos, “desde o público até os artistas, passando pelo pessoal das artes marciais, dança, taiko, colaboradores, associados, diretoria e patrocinadores”. “Enfim, estão todos de parabéns”, resumiu.

Atual presidente da Associação Okinawa Vila Carrão, Tério Uehara disse que os meses que antecederam o festival foram de pura “apreensão”. “Decidimos mudar a data em função das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e sabíamos que corríamos risco de chuva nessa época do ano. Por isso, começamos a trabalhar em cima das tendas”, lembrou Tério, afirmando que, “quando soubemos da possibilidade de contar com o Begin, abraçamos a causa mesmo com risco de temporal”.

 

Tério Uehara: “Esse festival teve influência de nossos ancestrais” (Foto: Aldo Shiguti)

Tério Uehara: “Esse festival teve influência de nossos ancestrais” (Foto: Aldo Shiguti)

 

Influências – “O que mais nos emocionou foi essa energia positiva que recebemos de toda a comunidade. Recebemos e-mails e mensagens via whatsapp de todos os lugares, inclusive de Okinawa, desejando sucesso para o evento. Não tinha como não dar certo”, explica Tério, destacando que “acho que este ano o festival teve influência de nossos ancestrais”. “No fim, o resultado só podia ser esse sucesso que foi”, disse ele, admitindo que chegou a temer pelo evento. “Choveu muito durante a semana e, na quarta-feira que antecedeu o festival, achávamos que não seria possível”, revelou, afirmando que dois dias antes o local recebeu pedras e areia para minimizar os efeitos da chuva.

 

Vereador Ushitaro Kamia (Foto: Aldo Shiguti)

Vereador Ushitaro Kamia (Foto: Aldo Shiguti)

 

Ichariba Chodee – “Foi tudo um aprendizado. Nossa gratidão pode ser traduzida por um provérbio okinawano, ‘Ichariba Chodee’, ou seja, ‘a partir do momento em que nos conhecemos, somos como irmãos’. Agradecemos às pessoas que vieram do Rio Grande do Sul, de Salvador, na Bahia, de Minas Gerais e de outras regiões do país. Agradecemos também a pessoas como o vereador Ushitaro Kamia, que mesmo sem mandato já estava trabalhando junto a São Paulo Turismo para que pudéssemos ter a estrutura para receber o público. Enfim, estamos muito felizes com o resultado”, resumiu Tério.

 

O vocalista da Banda Begin, Eisho Higa. (Foto: Aldo Shiguti)

O vocalista da Banda Begin, Eisho Higa. (Foto: Aldo Shiguti)

 

À reportagem do Jornal Nippak, o vereador Ushitaro Kamia lembrou que colabora com o Okinawa Festival desde sua primeira edição, em 2003,  quando o evento foi criado sob a denomição de 1º Festival de Primavera Bon-Odori. “De lá para cá o festival tomou uma dimensão muito grande e extrapolou as fronteiras da região, tornando-se um dos maiores eventos da comunidade”, disse Kamia, que destacou a importância do festival à medida que preserva e divulga a cultura japonesa, em especial a okinawana, não só para as novas gerações como também para a população em geral, além de promover a integração entre os moradores da zona Leste e a comunidade nikkei.

 

o tecladista Hitoshi Uechi. (Foto: Aldo Shiguti)

O tecladista Hitoshi Uechi. (Foto: Aldo Shiguti)

 

Arrecadação de alimentos – Além das apresentações da Banda Begin, que neste fim de semana estarão se apresentando no Peru, durante os dois dias o público teve oportunidade de conferir uma grade de programação que incluiu shows com artistas como Joe Hirata, Karen Ito e Ryu Jackson, apresentações de artes marciais, grupos de taiko e danças além de exposições, workshops. A Comissão Organizadora informou que foram arrecadados 22 toneladas de alimentos, que serão doados à entidades assistenciais.

 

O guitarrista Masaru Shimabukuro: “cereja do bolo do festival” (Foto: Aldo Shiguti)

O guitarrista Masaru Shimabukuro: “cereja do bolo do festival” (Foto: Aldo Shiguti)

 

Abertura – A cerimônia de abertura foi realizada no sábado e contou com as presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; dos deputados federais William Woo (PV), Keiko Ota (PSB) e Walter Ihoshi (PSD); dos deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Jooji Hato (PMDB); dos vereadores Masataka Ota (PROS), Aurélio Nomura (PSDB), Ushitaro Kamia (PSD) e George Hato (PMDB); da presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya; do coordenador do Clube Escola Vila Manchester, Eduardo Uyeta (representando o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene) e o subprefeito de Vila Aricanduva, Formosa e Carrão, Quintino Simões Pinto; além de dirigentes de associações e entidades nikkeis.

 

Vereador Masataka Ota e a deputada federal Keiko Ota (Foto: Aldo Shiguti)

Vereador Masataka Ota e a deputada federal Keiko Ota (Foto: Aldo Shiguti)

 

Vereador George Hato (Foto: Aldo Shiguti)

Vereador George Hato (Foto: Aldo Shiguti)

 

Abrindo a série de discursos, o presidente da Associação Okinawa Vila Carrão destacou o “sentimento de plenitude com a realização do evento em uma data tão significativa como as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão”. “Queremos externar nossa gratidão aos pioneiros e estamos empenhados na nossa missão em dar continuidade aos seus sonhos e repassar esses sentimentos às novas gerações”, disse Tério Uehara, que finalizou seu discurso afirmando que “juntos somos mais fortes e maiores”.

 

Vereador Aurelio Nomura (Foto: Aldo Shiguti)

Vereador Aurelio Nomura (Foto: Aldo Shiguti)

 

O vereador Aurélio Nomura observou que “nossos maiores devem estar em festa por essa belíssima homenagem que hoje está sendo prestada para homenagear o sangue, suor e lágrimas que eles derramaram para que pudéssemos estar aqui”. George Hato também se disse “feliz” por estar participando da festa.

 

Deputado Estadual Heli Nishimoto (Foto: Aldo Shiguti)

Deputado Estadual Heli Nishimoto (Foto: Aldo Shiguti)

 

O deputado estadual Hélio Nishimoto destacou que o Okinawa Festival é uma festa que as famílias aguardam o ano todo e aproveitou para entregar uma placa lembrando que é o autor da lei que insere o Okinawa Festival no calendário turístico do Estado de São Paulo. Já Jooji Hato ressaltou que o evento é um “orgulho para todos nós”.

 

Deputado Federal Walter Ihoshi (Foto: Aldo Shiguti)

Deputado Federal Walter Ihoshi (Foto: Aldo Shiguti)

 

O deputado federal Walter Ihoshi lembrou que a presença de Suas Altezas Imperiais, o príncipe Akishino e a princesa Kiko, “uma família respeitada e admirada pelo povo japonês, reforça os laços de amizade entre os dois povos”.

 

Deputado Federal William Woo (foto: Aldo Shiguti)

Deputado Federal William Woo (foto: Aldo Shiguti)

 

William Woo exaltou o trabalho dos voluntários, “que cuidaram de cada detalhe para nada desse errado” e agradeceu o serviço da Guarda Civil Metropolitana da Polícia Militar e de de toda a comunidade, principalmente a okinawana. A também deputada federal Keiko Ota destacou a participação da Banda Begin afirmando que “este ano ganhamos um presente especial, que veio da terra de nossos ancestrais”

 

Cônsul Nakamae: “Comunidade okinawana está de parabéns” (Foto: Aldo Shiguti)

Cônsul Nakamae: “Comunidade okinawana está de parabéns” (Foto: Aldo Shiguti)

 

Por fim, o cônsul Takahiro Nakamae mostrou sua gratidão e respeito à comunidade okinawana. “Quase metade dos imigrantes que vieram a bordo do navio Kasato Maru eram de origem okinawana, desde então se tornaram uma das maiores forças para o desevolvimento do Brasil”, frisou Nakamae, que também agradeceu a acolhida às Suas Altezas Imperiais. “Em São Paulo e em Campo Grande pude testemunhar a solidariedade, a paíxão e o sentimento fraterno dos brasileiros que me emocionou e certamente deve ter emocionado também o príncipe Akishino e a princesa Kiko”.

 

Deputado Estadual Jooji Hato (Foto: Aldo Shiguti)

Deputado Estadual Jooji Hato (Foto: Aldo Shiguti)

 

 

Eduardo Uyeta (Foto: Aldo Shiguti)

Eduardo Uyeta (Foto: Aldo Shiguti)

 

Harumi Goya - presidente do Bunkyo (Foto: Aldo Shiguti)

Harumi Goya – presidente do Bunkyo (Foto: Aldo Shiguti)

 

Quintino Pinto, Subprefeito Aricanduva, Formosa e Carrão (Foto: Aldo Shiguti)

Quintino Pinto, Subprefeito Aricanduva, Formosa e Carrão (Foto: Aldo Shiguti)

 

Representantes de associações e entidades nikkeis (Foto: Aldo Shiguti)

Representantes de associações e entidades nikkeis (Foto: Aldo Shiguti)

 

Entrada ganhou novo visual (Foto: Aldo Shiguti)

Entrada ganhou novo visual (Foto: Aldo Shiguti)

 

Público compareceu em massa nos dois dias (Foto: Aldo Shiguti)

Público compareceu em massa nos dois dias (Foto: Aldo Shiguti)

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    WORKSHOP DE MARCHETARIA Arte de combinar diferentes tipos de madeira Comandada por Danilo Blanco Dias 14 e 21/03/2015 Horário: 15h às 17h Participação Gratuita: 1...
    JAPÃO: Mitsubishi concorrerá diretamente com a Emb... A Mitsubishi Aircraft Corp anunciou que está em fase final de preparação para o primeiro voo de teste da aeronave Mitsubishi Regional Jet (MRJ), produ...
    20º FESTIVAL DO JAPÃO: Representante da Bahia venc... Larissa Lopes Mano, representante da Bahia, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, foi eleita a mais bela nipo-brasileira no concurso de beleza...
    6ª EXPOSIÇÃO DE WASHI-Ê O evento reúne diversas expressões artísticas e releituras de obras de artistas renomados para celebrar os 120 Anos de Amizade Japão-Brasil   ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *