COMUNIDADE: Presidente da Federação das Associações da Noroeste destaca importância da visita do cônsul

O presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, considerou “extremamente positiva” e “importante” a visita realizada pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, à região Noroeste do Estado de São Paulo. “Foi um sucesso”, resumiu Yassunaga, que se empenhou pessoalmente para que a visita fosse concretizada.  “O cônsul é realmente muito carismático e conquistou a todos com sua simpatia”, disse Yassunaga, lembrando que a visita teve como objetivo estreitar ainda mais os laços entre o cônsul e as associações nikkeis da região.

 

Federação da Noroeste faz balanço positivo da visita do cônsul à região. Foto: Arquivo Pessoal

 

O cônsul Nakamae com Yassunaga. Foto: Studio Ogura.

 

Segundo Yassunaga, em Andradina e Guaraçaí ele foi recepcionado pelos chefes do Executivo, respectivamente, Tamiko Inoue (PCdoB) e Nelson Tanaka (PPS). Concessão de visto para a quarta geração de descendentes de japoneses,  os chamados yonseis, e a instalação da Japan House São Paulo, prevista para maio, e as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa foram alguns dos assuntos abordados durante a visita. “Mas em cada associação ele procurou saber das peculiaridades de cada uma através de mesas redondas”, contou Yassunaga. Em Lavínia, por exemplo, Nakamae demonstrou preocupação ao ser informado que o Bon Odori, uma das tradições do município, podem estar com seus dias contados pela diminuição de nikkeis.

 

 

 

 

Assembleia da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste. Foto: Studio Ogura.

 

 

 

A passagem do cônsul pela região, que é dividida por setores, teve início na sexta-feira, dia 10 de março, pelo setor 3, em Três Lagoas (Associação Nipo-Brasileira de Três Lagoas). Em Andradina,  Nakamae foi recepcionado no Gabinete da prefeita Tamiko e depois seguiu para a Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira, encerrando o dia em Pereira Barreto.

 

Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Formosa. Foto: divulgação

 

Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Ilha Solteira. Foto: divulgação

 

No dia 11, o cônsul visitou as associações de Formosa, Guaraçaí, Lavínia, Valparaíso, Bilac, Gabriel Monteiro, Santópolis do Aguapeí, Clementina e Penapólis.

 

Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Santópolis do Aguapeí. Foto: divulgação

 

Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Valparaíso. Foto: divulgação

 

No domingo, 12, o ponto alto da programação foi a visita à Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, onde participou da 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste, que reuniu representantes de 30 associações – de Bauru a Três Lagoas, – além de Roberto Nishio e Tomio Katsuragawa, respectivamente, vice-presidente e assessor da Presidência do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

 

Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Birigui. Foto: divulgação

 

Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçai. foto: divulgação

 

A abertura do encontro contou também com a presença do prefeito anfitrião, Dilador Borges (PSDB), e a vice-prefeita, Edna Flores (PPS). A mesa foi composta pela prefeita de Andradina, Tamiko Inoue, pelo prefeito de Guaraçaí, Nelson  Tanaka, pelo vice-prefeito de Pereira Barreto, Paulo  Yamamoto, pelo assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, entre outras autoridades. Ainda participaram o vereador Makoto Izumi e o vereador licenciado e atual secretário de Governo, Márcio Arai.

 

Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Pereira Barreto. Foto: divulgação

 

O cônsul em Pereira Barreto. Foto: divulgação

 

Na oportunidade, foi solicitada ao cônsul para que a região Noroeste faça parte do roteiro para receber a família imperial em 2018. “Seria importante para nós pois a região Noroeste é considerado o berço da imigração japonesa, mas sabemos que esse assunto não depende do cônsul”, disse Yassunaga.

 

Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis. Foto: divulgação

 

Associação Esportiva de Lavínia. Foto: divulgação

 

110 anos – Na assembleia foi colocado em pauta e aprovado para integrar o conselho deliberativo da Federação os nomes de Jamil e de Masao Shirozaki. O ex-prefeito Jamil já foi presidente da AACEA (Associação Assistencial Cultural e Esportiva de Andradina), e ocupou o cargo de vice-presidente da Federação e presidente da 3ª Região, antes de se tornar prefeito de Andradina.

 

Associação Nipo-Brasileira de Gabriel Monteiro. Foto: divulgação

 

Associação Nipo-Brasileira de Três Lagoas. Foto: divulgação

 

“Agradeço a comunidade nipo-brasileira ao me colocar como conselheiro permanente. É mais uma oportunidade de participar de maneira bastante ativa e dar continuidade aos passos a serem dados  para da colônia no desenvolvimento regional”, comentou Jamil destacando o momento de grande participação japonesa na política e nos diversos setores.

 

Clube das Paineiras de Clementina. Foto: divulgação

 

A prefeita Tamiko ressaltou a importância de manter a tradição e a cultura nipônica. “As características japonesas, como honestidade, moral, dedicação e empenho são muito importantes para nossa sociedade”, explica Tamiko comentando da relevância da participação das mulheres nikkei na comunidade.

 

Nakamae foi recepcionado pela prefeita de Andradina, Tamiko Inoue. Foto: divulgação

 

(Aldo Shiguti, com informações do site da Prefeitura de Andradina)

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    Related Post

    BRAZILIAN DAY – JAPAN: Paula Lima é destaque... A Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) realiza neste fim de semana (16 e 17), no Parque Yoyogi, em Tóquio, a 11ª do Festival Brasil em Tóquio...
    VEÍCULOS: Toyota do Brasil inicia exportação do Et... A Toyota do Brasil inicia a exportação do compacto Etios para o Peru. O país andino torna-se, assim, o quarto destino comercial do veículo produzido e...
    MAUÁ: Iwao Nakajima é homenageado com exposições... A cidade de Mauá, SP, faz uma dupla homenagem ao artista japonês Iwao Nakajima (1934/2011), que viveu por muitos anos em Embu das Artes e colaborou pa...
    ARAÇATUBA: 33° Festival Artístico e Cultural Guei... ARAÇATUBA – Foi realizado no último dia 26, na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, o 33° Festival Artístico e Cultural Gueinossai Minyô,...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *