COMUNIDADE: Projeto arquitetônico oriental dá ‘nova cara’ ao Largo do Japonês, na Zona Norte

 

Considerado um dos maiores centros de comércio da Zona Norte paulistana, o Largo do Japonês está de cara nova. Após obras intensas de revitalização e readequação geométrica do traçado viário, o local foi entregue à população fazendo jus ao nome, com elementos e decoração que remetem ao arquipélago. Uma área de convivência saudável e determinante para impulsionar ainda mais o comércio de rua na região.

Em cerimônia de reinauguração, realizada no último dia 14, autoridades e personalidades destacaram as melhorias promovidas ao longo dos últimos três meses, dando um novo visual ao local. Toda a concepção e readequação do Largo ficou a cargo da Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha.

 

Concepção e projeto de readequação foi feito pela Subprefeitura Casa Verde – Cachoeirinha (foto: Rodrigo Meikaru)

 

“Esta é uma área para a população. Pensamos justamente em oferecer um espaço confortável e agradável às pessoas que aqui transitam. Portanto, todo este esforço é fruto de um trabalho em conjunto e agradecemos profundamente os comerciantes, taxistas e associações locais e japonesas que tanto deram apoio a este projeto”, explicou o chefe de gabinete da Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha, Toshiyuki Takeda. Contudo, ressalta que “há muito no que trabalhar”, pois a obra não está 100% concluída. “Para não atrapalhar o comércio nesta época do ano com maquinários e materiais, fizemos esta reinauguração agora. Estamos com 80% dos trabalhos concluídos e a previsão é que a empresa responsável termine em breve toda a reforma”, complementou Takeda.

Habitado por descendentes de japoneses há algumas décadas, o Largo do Japonês recebeu um tratamento arquitetônico em estilo oriental em toda a sua extensão, homenageando, claro, a sua origem. No local há uma base policial, banca de jornais e o ponto de táxi e todos ganham uma roupagem nova, seguindo parâmetros da arquitetura nipônica. Já nas áreas de convivência, novos jardins, com árvores típicas do Japão, e o piso de concreto bambolê em forma de Y na cor cinza (que significa no ideograma japonês “gente”) com rampas para acessibilidade são as principais novidades.

Vereador pelo PMDB e apoiador das ações na região, Rubens Calvo destacou a importância histórica do local, que, segundo ele, “liga o Brasil e o Japão”. “Inaugurei este Largo com meu pai há alguns anos e vi o quanto significa para o bairro. Aliás, parabenizo a todos os envolvidos nessas obras de melhoria, pois a região, cada vez mais, está valorizada”, destacou, ao lado de outras autoridades.

Além de toda a melhoria, estão previstos, ainda, eventos de gastronomia e cultura, tendo como exemplo outras regiões históricas, casos de Embu das Artes e o bairro da Liberdade. E, nesse âmbito, dá para se aproveitar bastante: o Largo está estrategicamente posicionado e possui confluência de cinco importantes avenidas do bairro, que têm tráfego de transportes individuais, coletivos (ônibus articulados) e de carga. O resultado? Um comércio pulsante, com grande fluxo de pedestres e automóveis.

 

Elo – Para reforçar o conceito de ligação entre o Brasil e o Japão, um ato simbólico de plantio de sakura (cerejeira) foi realizado pelos presentes. Doadas pelo Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), as três mudas vieram de São Roque – mais especificamente do Centro Kokushikan Daigaku – para embelezar ainda mais o local.

 

Plantio de Sakura fortalece ligação entre Brasil-Japão (foto: Rodrigo Meikaru)

 

Presente na solenidade, o cônsul do departamento da Comunidade Nipo-Brasileira, Motohiro Hoshino, sintetizou bem a integração de brasileiros e japoneses. Segundo ele, “aqui é a celebração de amizade”. “Uma praça que serve de encontro de pessoas e que celebra a amizade entre Brasil e Japão. Vejo até que o piso forma um ideograma japonês representando ‘pessoas’. E é justamente isso: um local para integrar e interagir. É uma verdadeira honra participar de uma solenidade como essa”, destacou.

 

(Rodrigo Meikaru, especial para o Jornal Nippak)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIA IN TOKYO: SUICÍDIO DENTRO DO TREM-BALA HOMEM DE 71 ANOS ATEA FOGO NO PRÓPRIO CORPO E PROVOCA MORTE DE OUTRA PASSAGEIRA       Haruo Hayashizaki, de 71 anos, ateo...
SILVIA IN TOKYO: PINTINHO AMARELINHO EM JAPONÊS COMPARTILHANDO O ÚLTIMO VÍDEO PROMOCIONAL DO GRUPO LINDA SANKEI. ELAS CANTAM A VERSÃO JAPONESA DE “PINTINHO AMARELINHO”: “PIYOPIYO”. As gravações for...
MÚSICA: FERNANDA TAKAI LANÇA DVD ‘NA MEDIDA DO IMP... Após o lançamento do CD e dois anos de turnê, a cantora e compositora Fernanda Taikai lança este mês o DVD “Fernanda Takai Na Medida do Impossível - A...
RIO DE JANEIRO: Instituto Paulo Kobayashi e Little... Numa iniciativa do Instituto Paulo Kobayashi e da Little League Brasil – representante da Little League International – os moradores da Comunidade da ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *