COMUNIDADE: Província de Toyama celebra 30º aniversário de acordo com SP e 55 anos de seu Kenjinkai

A Associação Toyama Kenjin do Brasil celebrou seu 55º aniversário em grande estilo em evento que contou com a presença de uma comitiva composta por 34 pessoas da província de Toyama, entre elas deputados, vice-prefeitos das cidades de Takaoka (cidade-irmã de Mirandópolis) e Toyama (cidade-irmã de Mogi das Cruzes), e um grupo de dança. A comitiva aproveitou a curta estadia para conhecer o bairro das Três Alianças, localizado no município de Mirandópolis (SP). A comitiva retornou ao Japão na terça-feira (6).

 

Autoridades japonesas e brasileiras participam do Kagami Biraki (Foto: Aldo Shiguti)

Autoridades japonesas e brasileiras participam do Kagami Biraki (Foto: Aldo Shiguti)

 

O ponto alto das comemorações ocorreu no domingo (4), com a realização de solenidade realizada na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade. O evento contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), da presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya; do presidente do Kenren (Federação das Associações de Províoncias do Japão no Brasil), Mikihisa Motohashi, e do professor da USP, Koichi Mori.

 

Toshio Ichikawa, Walter Ihoshi, Takahiro Nakamae e Jooji Hato (Foto: Aldo Shiguti)

Toshio Ichikawa, Walter Ihoshi, Takahiro Nakamae e Jooji Hato (Foto: Aldo Shiguti)

 

Na ocasião, o diretor de Obras Públicas da Província de Toyama, Masaru Araki, leu a mensagem enviada pelo governador Takakazu Isshi. Nela, Isshi destaca que o Kenjinkai tem atuado para promover a confraternização dos descendentes da província e auxiliado em suas vidas, sendo uma contribuição importante para a economia e sociedade brasileiras. “Também é um importante aliado à medida que tem-se empenhado em atividades de intercâmbio e cooperação entre Toyama e o Estado de São Paulo”, destacou Isshi.

 

Mikihisa Motohashi agradece em nome das antidades (Foto: Aldo Shiguti)

Mikihisa Motohashi agradece em nome das entidades (Foto: Aldo Shiguti)

 

Shinkansen – O governador lembrou que, “os toyamenses, atravessando 20 mil quilômetros pelo Oceano Pacífico para chegar às terras brasileiras, sustentaram o espírito de Toyama, agindo com  positividade e perseverança e superaram todas as dificuldades para gerar os resultados que vemos hoje. A segunda e terceira gerações deram continuidade a essa virtude e hoje atuam em diversos segmentos, exercendo um importante papel para o desenvolvimento da sociedade brasileira”, destaca Isshi, acrescentando que “eles também são um grande orgulho para Toyama”.

 

Masaru Araki discursa durante cerimônia (Foto: Aldo Shiguti)

Masaru Araki discursa durante cerimônia (Foto: Aldo Shiguti)

 

O governador conta ainda que no dia 14 de março deste ano Toyama recebeu a chegada do tão sonhado trem-bala (shinkansen) da região de Hokiriku, que vai de Toyama a Tóquio em duas horas. “Além disso, temos o aeroporto de Fushiki em plena atividade e o Aeroporto de Toyama, com voos nacionais e internacionais. Podemos dizer que a terra, a água e o ar, como capitais sociais estão em pleno desenvolvimento em Toyama. Especialmente com a chegada do shinkasen, uma oportunidade que só se recebe a cada 50 ou 100 anos, com os setores público e privado atuando para o desenvolvimento do turismo e comércio, e atraindo novos empreendimentos e pessoas para a região”, assinalou o governador, acrescentando que além dos países do Círculo do Mar do Japão e da Ásia, “queremos também agir proativamente para fortalecer o intercâmbio e a cooperação com o Brasil”.

 

Associados de Toyama lotaram o salão do Miyagui Kenjinkai (Foto: Aldo Shiguti)

Associados de Toyama lotaram o salão do Miyagui Kenjinkai (Foto: Aldo Shiguti)

 

Segundo ele, Toyama e os países da América do Sul, por meios dos kenjinkais e do Acordo de Amizade firmado com o governo de São Paulo, tem realizado atividades de intercâmbio estudantil e estágios técnicos, enviando professores de língua japonesa para a Terceira Aliança e concedido bolsas de iniciação científica a alunos da USP.

 

Masaru Araki entrega diploma de agradecimento a HIroshi Nezuka (Foto: Aldo Shiguti)

Masaru Araki entrega diploma de agradecimento a HIroshi Nezuka (Foto: Aldo Shiguti)

 

O governador lembrou que, em 2013, por ocasião das comemorações dos 130 anos da instauração da província, Toyama recebeu 10 pessoas de três países da América do Sul, incluindo do Kenjinkai de Toyama. “Foi um evento que nos deu grande satisfação”, afirmou Isshi, acrescentando que vê o Brasil “muito distante” geograficante, mas “muito próximo” pela presença de toyamenses em terras brasileiras. Ele concluiu sua mensagem afirmando que, no ano em que se comemora os 120 Anos de Amizade Brasil-Japão, “é uma oportunidade para promover o desenvolvimento mútuo, aprofundar nossas relações e desenvolver uma esplêndida história de amizade”.

 

Masaru Araki e Toshio Ichikawa (Foto: Aldo Shiguti)

Masaru Araki e Toshio Ichikawa (Foto: Aldo Shiguti)

 

 

Caminho certo – Para o presidente do Toyama Kenjinkai do Brasil, Toshio Ichikawa, “a importância da celebração pode ser medida pela quantidade de membros da província de Toyama e pela mensagem do governador”. “São sinais que eles sentem confiança no nosso trabalho. O mais importante é sabermos que estamos no caminho certo, não só fazendo a ponte entre os dois países, em especial a província de Toyama e o Estado de São Paulo, mas também atuando na manutenção da nossa cultura”, explicou Ichikawa, acrescentando que a associação que preside é “privilegiada” se comparada às demais. “Somos diferenciados por termos muitos jovens e o governo de Toyama sente confiança nessa nova geração”, assegura Ichikawa, afirmando que a crise pela qual passa o Brasil não afeta em nada a relação com o Kenjinkai.

 

A bolsista Marina Melo (Foto: Aldo Shiguti)

A bolsista Marina Melo (Foto: Aldo Shiguti)

 

Além dos discursos das autoridades, chamou a atenção os discursos dos bolsisastas: Robson Arakawa, Maria Conceição Martins e Marina Melo. A solenidade foi marcada também por homenagens, trocas de presentes e doações do governo de Toyama às três entidades nipo brasileiras: Bunkyo, Kenren e Enkyo.

Depois do corte do bolo, foi servido um almoço para cerca de 200 pessoas. O evento foi encerrado com apresentações artísticas.

 

Ichikawa homenageia Jooji Hato (Foto: Aldo Shiguti)

Ichikawa homenageia Jooji Hato (Foto: Aldo Shiguti)

 

Para lembrar – O Acordo de Fraternidade entre a Província de Toyama e o Estado de SP foi idealizado pelo então deputado federal Mario Hato, irmão do deputado estadual Jooji Hato, que na época era vereador.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     


     

     

    Estado de São Paulo e província de Toyama trocam expertise na área de assistência social

     

    Durante sua passagem pelo Estado de São Paulo, a comitiva da província de Toyama foi recepcionada pelo secretário estadual de Desevlvimento Social, Floriano Pesaro (PSDB), em seu Gabinete. O encontro, que contou com a presença do vereador Aurélio Nomura (PSDB) e do presidente da Associação Toyama, Toshio Ichikawa, foi realizado nesta segunda-feira (5) e teve como objetivo a celebração dos 30 anos do Acordo de Amizade entre o Estado de São Paulo e a Província de Toyama.

     

    Floriano Pesaro entrega livro para Araki observado por Nomura (Foto: divulgação)

    Floriano Pesaro entrega livro para Araki observado por Nomura (Foto: divulgação)

     

    Durante o encontro, o secretário Pesaro e o representante do governo da província de Toyama, Masaru Araki, assinaram um Protocolo de Intenções para intensificar as relações de amizade entre as regiões e para fortalecer o desenvolvimento de ações na área de Assistência Social.

    Toyama possui um serviço considerado modelo na área de assistência social pelo governo japonês: o “Toyama-gata Day Service”. Trata-se de projeto de iniciativa dos próprios moradores da província. São ambientes familiares onde moradores locais de todas as idades, portadoras ou não de deficiência, podem ir em busca de serviços diversos.

    Outro programa é o “Desafio aos 14 anos”, que propõe aos estudantes da oitava série do ensino fundamental estágios de cinco dias em empresas e instituições de assistência social locais para adquirirem variadas experiências, chamadas de “força para viver” pelos japoneses.

    Em contrapartida, os japoneses demonstraram interesse na questão do meio ambiente e educação. “Como o tempo foi escasso, ficamos de enviar nossas expertises posteriormente”, explicou Nomura, acrescentando que a seu pedido deverá ser incluído tratativas sobre o projeto creche integral, com crianças e idosos.

    Segundo o vereador, “a troca de experiências ocorre numa hora extremamente importante já que podemos não só ampliar essa parceria como também pode ser o início de uma reciprocidade nessa área de assistência social entre os dois países, a começar pelo Estado de São Paulo”. O parlamentar destacou, entre as ações pioneiras implantadas com sucesso pela província de Toyama e que podem servir de modelo para o Estado de São Paulo os serviços emergenciais e as políticas públicas voltadas para a terceira idade e para a população carente. “O Japão é conhecido mundialmente por se reerguer e se recompor em tempo recorde depois de ter enfrentado tragédias gravíssimas. E não por caso, nós estamos nos aproximando do período de chuvas, ou seja, aqueles momentos extremamente perigosos que sempre colocam à baila a população que vive em situação de risco. É importante sabermos como os japoneses trabalham nesse sentido”, explicou Nomura.

    Floriano Pesaro disse que  “São Paulo e Toyama confirmam o compromisso de empenhar-se no aprofundamento dessas atividades através da assinatura deste protocolo”.

     

    ALDO SHIGUTI

    ALDO SHIGUTI

    Redator-chefe
    ashiguti@uol.com.br
    ALDO SHIGUTI

    Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

       

       

      Related Post

      35º FESTA DO UDON Atrações: Joe Hirata, Taiko, Street Dance, Bazar e Bingo. Onde: Cooper Clube (Rua Valentim Nicolai, Rodovia Raposo Tavares km 19, Parque Ipê) Di...
      COMUNIDADE: 34ª Festa das Cerejeiras do Parque do ...   A 34ª Festa das Cerejeiras em Flor no Parque do Carmo, localizado na zona leste da capital, organizada pela Federação de Sakura e Ipê do Bra...
      COMUNIDADE/SANTOS: CASARÃO É DEVOLVIDO À ASSOCIAÇÃ... O projeto de lei que autoriza a devolução definitiva do imóvel da sede da Associação Japonesa de Santos, confiscado após a Segunda Guerra Mundial, foi...
      POLÍTICA/ENCONTRO COM CANDIDATOS: Comissão divulga...   A Comissão Organizadora do Encontro com Candidatos aos cargos de Deputados Estaduais e Deputados Federais”, que será realizado no próximo di...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *