COMUNIDADE: Ryukyu Koku Matsuri Daiko realiza bonenkai de olho em 2018

O Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupo de taiko do estilo de Okinawa, realizou, último dia 6, o bonenkai das filiais de São Paulo, no Acampamento Sulete, em Itu/SP. A festa foi marcada por muitos bons momentos e dois grandes anúncios: a vinda de uma importante integrante de Okinawa (matriz do grupo), em março de 2016, e o início dos preparativos para o show de aniversário de 20 anos das filiais Brasil e Argentina, em 2018.

 

Membros participaram do tradicional bonenkai e já se preparam para o show de 20 anos na Argentina (Arquivo Pessoal)

Membros participaram do tradicional bonenkai e já se preparam para o show de 20 anos na Argentina (Arquivo Pessoal)

 

Alexandre, o atual presidente (arquivo pessoal)

Alexandre, o atual presidente (arquivo pessoal)

A integração contou com a presença de 280 pessoas, entre membros, amigos e familiares, e, além das diversas opções de lazer como campeonato de futebol entre as filiais, piscina com toboagua e tirolesa, os membros ainda fizeram uma competição de dança e uma retrospectiva dos melhores momentos do ano, como as apresentações com a banda Begin, no Okinawa Festival 2015.

No encerramento do evento, Alexandre Akihiro Oshiro, presidente das filiais do Matsuri Daiko no Brasil, anunciou a vinda da integrante de Okinawa, Shunka Sakuda, ex-líder da filial Okinawa e atual responsável pelas filiais internacionais do Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Muito mais do que instruir nas coreografias, a visita terá como objetivo a troca de experiência entre a filial Brasil e a matriz do grupo.

 

Membros do Ryukyu (Foto: Arquivo Pessoal)

Membros do Ryukyu (Foto: Arquivo Pessoal)

Além do anúncio sobre a importante visita, Alexandre apresentou ao grupo o foco das atividades do Matsuri Daiko a partir de 2016: o show de 20 anos. Assim como os dois shows que celebraram os 15 anos da filial Brasil e da filial Argentina, realizados no Palácio das Convenções do Anhembi, em 2014, o grupo se preparará para o show de 20 anos renovando essa parceria, porém desta vez o aniversário acontecerá em terras argentinas. Serão promovidos diversos eventos para a realização deste show, na intenção de levar a maior quantidade possível de membros do Brasil para a Argentina, em 2018.

“Estamos muito empolgados para novamente dividir o palco com nossos amigos argentinos. Essa característica do Matsuri Daiko é muito especial, unir pessoas de várias partes do mundo e criar amizades sem fronteiras. Minha intenção é levar pelo menos 200 membros para a Argentina”, ressalta Alexandre Oshiro.

Em 2014, os shows no Anhembi reuniram mais de 500 membros das 11 filiais do Brasil, das 3 filiais da Argentina e convidados das filiais Peru, Bolívia, México e Japão, incluindo membros da matriz do grupo.

 

Alexandre Oshiro (atual presidente do grupo) com o Toshio Yonamine (presidente do grupo 2009-2013) (Foto: arquivo pessoal)

Alexandre Oshiro (atual presidente do grupo) com o Toshio Yonamine (presidente do grupo 2009-2013) (Foto: arquivo pessoal)

 

Sobre o Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o eisā como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo mescla músicas tradicionais e ritmos contemporâneos. Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Além do Japão e Brasil, o grupo possui filiais em diversos outros países: Argentina, Peru, Bolívia, México e Estados Unidos. http://matsuridaiko-sp.com/

 

 

 

 

Related Post

COMUNIDADE: Missa budista de um ano de falecimento... MISSA – Foi celebrada no último dia 9, no salão social da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, missa budista ...
COMUNIDADE: Procura-se um ‘parceiro de origem japo... Situado no município de Itapecerica da Serra, a 33 quilômetros da capital paulista, dentro do Parque Turístico Nacional, no denominado Vale dos Templo...
MOGI DAS CRUZES: Kiyoji Nakayama volta ao comando... O Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes – elegeu no último dia 16 a sua nova diretoria. Em assembleia geral ordinária ficou estabelecido que...
DIREITO TRIBUTÁRIO: Jurista Kiyoshi Harada encerra...   O jurista Kiyoshi Harada encerrou no mês de novembro as suas atividades no mundo jurídico ministrando aulas nos cursos de pós-graduação em d...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *