COMUNIDADE: Santa Cruz lança livro de 77 anos de história ‘para a 1ª, 2ª e 3ª gerações’

O Hospital Santa Cruz (HSC) está completando 77 anos de atividades. Para comemorar, a Instituição lança o livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)”, que narra toda a trajetória do HSC.

Capa do livro que será lançado nesta sexta. Foto: Reprodução

Capa do livro que será lançado nesta sexta. Foto: Reprodução

A cerimônia de lançamento da publicação ocorrerá nesta sexta-feira, 29, às 19 horas, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no bairro da Liberdade. O presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, disse estar “honrado um compromisso” desde que assumiu a Presidência da instituição, em 2012. “A publicação sobre o HSC é muito importante, pois trata-se de uma história muito rica e profunda e tinha de ser transformada em livro para que a memória da comunidade nipo-brasileira pudesse ser preservada”, afirma Ishikawa.

Segundo o diretor de Marketing e Comunicação do HSC, Leo Ota, a ideia do livro surgiu durante as comemorações dos 75 anos da instituição.

 

Príncipe – “A data foi realmente muito significativa para nós porque envolveu várias lideranças não só da comunidade nipo-brasileira como também o próprio governo japonês. Na ocasião, sentimos necessidade de ter uma documentação que concentrasse todas as informações, que estavam  esparsas”, disse Ota, acrescentando que a publicação foi baseada em minuciosa pesquisa histórica em diversos arquivos e bibliotecas públicos e privados, em acervos pessoais e em depoimentos de alguns de seus protagonistas.

Apesar disso, revela que o lançamento “não tem nenhum vínculo com nenhuma data”. “Trata-se de uma obra que servirá para pessoas da primeira, segunda e terceira gerações terem acesso à história do Santa Cruz”.

Segundo ele, a trajetória da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, também conhecida como Dojinkai, fundada em 1926, e do Hospital Santa Cruz, inaugurado em 1939, são um marco da história da imigração japonesa, assim como da fundação e do desenvolvimento de uma comunidade nipo-brasileira em São Paulo e no País. Trata-se, portanto, de importante data da história dos hospitais, da medicina e da saúde no Brasil.

O diretor explica que o  livro aborda desde a saga da chegada dos primeiros imigrantes japoneses na primeira década do século 20 ao Brasil até a visita de Suas Altezas Imperiais, os príncipes Akishino e Kiko, no ano passado.

A publicação relata ainda sobre como foi essencial a intervenção do então cônsul do Japão em São Paulo, Iwataro Uchiyama, em 1931, para criar a Associação Pró-Construção do Hospital para atender a comunidade japonesa, que também contou com importante apoio do Imperador Hiroito, que fez uma relevante doação para a viabilização do projeto de construção do Hospital. Também conta sobre como o Hospital Santa Cruz se consolidou como um Centro de Referência de Medicina, Saúde e Bem-Estar para a comunidade nipo-brasileira.

 

Força-tarefa – Hoje, destaca, Ota, depois de passar por um período de turbulência, o HSC está em situação estável economicamente, com a ocupação “batendo no limite e desenvolvendo projetos de ampliação”. “Diria que estamos nos  consolidando e buscando a excelência, incluindo novos parceiros”, destacou.

Futuramente, antecipa Leo Ota, a ideia é lançar a versão japonesa do livro, o que já está sendo providenciado por Masato e Sonia Ninomiya. “Ainda não sabemos quando será lançado, esperamos que seja o mais breve possível”, explicou Ota, lembrando que o casal Ninomiya já está constituindo uma “força-tarefa” para dar conta do recado.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    Lançamento do livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)”

    Data: 29 de abril (sexta-feira)

    Hora: 19 horas

    Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

    Endereço: Rua São Joaquim, 381 – 9º andar – Liberdade – São Paulo/SP

     

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *