COMUNIDADE: TADAKUNI YASSUNAGA É HOMENAGEADO PELO CONSCRE

Cerca de 300 pessoas prestigiaram, no dia 29 de agosto, a cerimônia de “Homenagem às personalidades das comunidades de raízes estrangeiras” realizada no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo. Promovido pelo Conscre – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras –  o evento homenageou dez personalidades, entre elas, o indicado pela comunidade nipo-brasileira, Tadakuni Yassunaga, de 96 anos.

 

Tadakuni Yassunaga é homenageado pelo Conscre. Foto: Arquivo Pessoal

 

Tadakuni ainda hoje reside na zona rural de Promissão (SP). Sua família somam 8 filhos, 29 netos e 13 bisnetos. Sempre demonstrou interesse pelo cultivo de café, e essa foi uma das atividades em que mais se dedicou. Foi presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Brasil em Promissão e foi um grande colaborador nas atividades esportivas e comunitárias. Foi ainda professor voluntário na Escola Japonesa de Promissão entre 1945 a 1991.

 

Tadakuni Yassunaga foi o indicado deste ano pela comunidade nikkei. Foto: Jiro Mochizuki

 

Hoje, Tadakuni ainda cuida de suas plantações de café, acompanhando todas as fases que vão desde a colheita até a moagem dos grãos. Dentre o que produz, faz questão de presentear amigos e visitantes de seu sítio.

 

O homenageado entre a cantora Mariko Nakahira e Harumi Goya. Foto: Jiro Mochizuki

 

Em sua saudação de agradecimentos, lida por seu neto Ossamu, em português, ressaltou sua satisfação: “jamais imaginaria que aos 96 anos de idade estaria aqui, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, recebendo esta grande homenagem”.

“Somente gostaria de transmitir a todos, o que mais marcou minha vida são as palavras do Dr. Shuhei Uetsuka, dizendo “Gambatê kurê!”. Dê o máximo de si, e que o espírito de luta dos pioneiros jamais seja esquecido”, afirmou Yassunaga. “Graças aos antepassados, que não mediram esforços e se dedicaram para ter um futuro melhor, estamos aqui reunidos para que as nossas origens, a cultura e a tradição jamais sejam esquecidas”, continuou. “E, cada vez mais, devemos nos unir para o bem do nosso querido Brasil, que acolheu nossos imigrantes de braços abertos”.

 

Teruco Kamitsuji é a presidente do Conscre. Foto: Jiro Mochizuki

 

Yassunaga também agradeceu a presença não só dos familiares e amigos, como também do presidente da Câmara Municipal de Promissão, o vereador Ricardo Rigato, e o repórter Jesus, da Rádio Cultura de Promissão.

 

Cerimônia foi realizada na Assembleia Legistativa paulista. Foto: Jiro Mochizuki

 

A pedido do Jornal Nippak, Tadakuni enviou a seguinte mensagem: “No meio de tantas pessoas importantes, ser  escolhido como a personalidade da comunidade japonesa foi uma honra receber essa homenagem do Conscre. Um momento único e emocionante. Graças a todos os familiares, amigos e o Bunkyo, recebi esta homenagem. Obrigado a todos e Gambarimashou!”

(Com Bunkyo e Prefeitura de Promissão)

Related Post

ENTREVISTA – DEPUTADO ESTADUAL PEDRO KAKÁ: ‘... Antes de decidir se assumiria ou não uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Pedro Massami Kikudome, o Pedro Kaká, relutou, mas ...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
AERONÁUTICA: Juniti Saito: ‘Sempre gostei de traba... Antes de deixar o cargo que ocupou por oito anos, o tenente-brigadeiro do Ar Juniti Saito, 72 anos, destacou momentos que marcaram sua gestão. O ofici...
110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Apesar do atraso n... Ex-presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Yoshiharu Kikuchi, escolhido para o cargo de diretor executivo da comissão paulist...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *