COMUNIDADE: To-Sa Matsuri chega à sexta edição ‘sob nova direção’

Buscando se consolidar entre os grandes eventos da comunidade nipo-brasileira, o To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão – chega a sua sexta edição nos dias 26 e 27 deste mês, no Parque da Água Branca (zona Oeste de São Paulo), “sob nova direção”. Augusto Takeda, que comandou as cinco primeiras edições, está passando o bastão para Fabiano Shiokawa, uma espécie de “fiel escudeiro”. “Não chega a ser uma novidade porque já venho anunciando minha intenção desde a terceira edição. Já vinha preparando meu sucessor há algum tempo e a evolução é mais que natural porque a gente passa a bandeira para uma pessoa de confiança. E o Fabiano vem trabalhando na Comissão Organizadora com afinco e empenho desde a primeira edição, além de conhecer muito sobre a comunidade nikkei”, disse Takeda, acrescentando que continuará contribuindo “no que for preciso” – ele passa a ocupar o cargo de vice-presidente de transição.

Antes, Takeda fez um breve balanço dos cinco primeiros To-Sa. “Para nós não deixa de ser uma conquista, se levarmos em consideração que das 47 províncias japonesas apenas duas – Kochi e Okinawa – conseguiram criar um evento para mais de 10 mil pessoas”, disse Takeda, lembrando que o evento está inserido no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, numa iniciativa do vereador e líder do Governo na Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura, e também no Calendário Oficial do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual Jooji Hato (PMDB).

 

Augusto Takeda e Fabiano Shiokawa: passagem de bastão. Foto: Aldo Shiguti

 

Sui generis – Segundo ele, o To-Sa Matsuri “é o único festival que consegue a participação de todos os vereadores nikkeis, além dos deputados estaduais e deputados federais. Outra vitória, conta, foi obtida no ano passado, quando o festival passou a receber uma etapa do Cosplay World Masters, cujo vencedor garante vaga para a grande final brasileira. “Este ano, o concurso será no palco principal”, avisa Takeda, lembrando que a final mundial acontece em Portugal com representantes de 18 países.

Para Takeda, o To-Sa tornou-se um evento “sui generis” por criar espaços bem definidos para jovens e idosos. “Acho que não temos nada parecido”, diz, acrescentando que na quarta edição, em 2015, por ocasião das comemorações dos 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade Brasil-Japão o evento trouxe a dupla japonesa Ichimujin, embaixadora de cultura e turismo da província de Kochi e que se apresentou pela primeira vez no Brasil.

 

Grupo Sakura Fubuki Taiko estará se apresentando novamente no To-Sa Matsuri deste ano. Foto: Aldo Shiguti

 

Novidades – Primeiro não descendente da província de Kochi a assumir a Presidência da Comissão Organizadora do To-Sa Matsuri, Fabiano Shiokawa explica que “a tendência é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito”. “Este ano teremos algumas pequenas reformulações, como na área de alimentação, com o objetivo de otimizar os espaços”, destaca Shiokawa, antecipando que este ano serão apenas 26 barracas contra as quase 40 do ano passado.

Segundo ele, pela primeira vez, o evento ganhará um espaço cultural dedicado à província de Kochi, com exposições e workshop de yosakoi soran. “E, é claro, teremos atrações para os fãs de anime e de taiko e para o público em geral, como o cantor Joe Hirata e Ricardo Nakase, além de artes marciais com o Saito Brothers”, explica Fabiano, antecipando que outra novidade será a volta da Parada Taiko com Yosakoi Soran e Cosplay, “sempre muito aguardada pelo público”.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

    6º To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão

    Quando: Dias 26 e 27 de agosto. Sábado e domingo, das 9 às 19h30

    Onde: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – próximo à estação Barra Funda do metrô)

    Entrada franca

    Informações:

    www.tosamatsuri.com.br

     

    Related Post

    TAIKÔ: Hisho Daiko conquista o bicampeonato no 12º... O grupo Hisho Daiko, de Colônia Pinhal, sagrou-se campeã na categoria Júnior do 12º Festival Brasileiro de Taiko, realizado pela Associação Brasileira...
    COMUNIDADE: Associação Okinawa Kenjin do Brasil fa... Fundada em 1926 com o objetivo de promover e incentivar a mais ampla e perfeita harmonia entre os associados e apoiar atividades culturais, esportivas...
    CULINÁRIA JAPONESA: ABGJ busca preservar as raízes... Com o objetivo de “preservar as raízes da milenar culinária japonesa, evitando assim a descaracterização de suas origens e consequentemente a perda de...
    SOCIAL: Kibô-no-Iê realizou mais um tradicional C... KIBÔ-NO-IÊ – A Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-no-Iê realizou no dia 29 de março, no Espaço Enkyo, no bairro da Liberdade, mais um trad...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *