COMUNIDADE: Uces organiza 5ª edição do ‘Encontro de Políticos Nikkeis’ para ‘fortalecer relações’

 

Em sua quinta edição, o Jantar de Confraternização e Encontro de Políticos Nikkeis e Simpatizantes organizado pela Uces – União Cultural e Esportiva Sudoeste – no último dia 17, na Associação Cultural e Esportiva de Piedade, contou com a participação do deputado estadual reeleito, Jooji Hato (PMDB), e do deputado federal Junji Abe (PSD-SP), que ficou com a primeira suplência.

 

O presidente da Uces, Toshiaki Yamamura discursa durante abertura do evento em Piedade (foto: Aldo Shiguti)

O presidente da Uces, Toshiaki Yamamura discursa durante abertura do evento em Piedade (foto: Aldo Shiguti)

 

Entre os convidados, estiveram presentes a prefeita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), e seu vice, Reinaldo Correa, além dos vereadores Norton Nakayama (PSD) e Vagner Momoshima (PMDB), de Piedade; Paulinho Sasaki (PTB), de Ibiúna; e Kioshi Hirakawa (PTB), de Mairinque, entre outros. O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) foi representado por seu assessor, Keiji Kato, que entregou uma carta assinada pelo deputado na qual Ihoshi agradece o convite e justifica sua ausência em razão de “compromissos inadiáveis assumidos anteriormente”.

O presidente da Acep, Hideo Nakajima, destacou a importância do evento. Para ele, trata-se de uma oportunidade de conhecer melhor os representantes da comunidade nipo-brasileira.

 

Dos quatro nikkeis eleitos em São Paulo, apenas o deputado estadual Jooji Hato esteve presente (foto: Aldo Shiguti)

Dos quatro nikkeis eleitos em São Paulo, apenas o deputado estadual Jooji Hato esteve presente (foto: Aldo Shiguti)

 

Discursando em nome dos vereadores, Norton Nakayama disse que o encontro era uma oportunidade de estreitar relacionamentos “com quem nos representou e com quem nos representará nos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”. “Que as sementes lançadas neste encontro germine, frutifique e produza bons frutos”, disse o vereador de Piedade.

 

Hideo Nakajima, Junji Abe, Maria Vicentina, Jooji Hato e Yamamura (foto: Aldo Shiguti)

Hideo Nakajima, Junji Abe, Maria Vicentina, Jooji Hato e Yamamura (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Atitude nobre – “É uma atitude nobre e só temos que agradecer”, explicou Junji Abe. “É algo raro nos dias de hoje, diferentemente do que faz a maioria da população, que cobra mas não demonstra senso se participação na hora de escolher seus representantes”, lamentou Abe, que na última eleição obteve 79.909 votos, insuficientes para reconduzi-lo a um novo mandato como titular

“Apesar de ter ficado como primeiro suplente, quero agradecer a todos que contribuíram para que eu tivesse uma votação de quase 80 mil votos. Estou triste, quem não ficaria? Mas já enfrentei desafios maiores. Não cheguei a titularidade, mas nada como um dia após o outro”, justificou Abe,que parabenizou os deputados eleitos Keiko Ota e Walter Ihoshi.

Segundo ele, essa foi uma das eleições mais difíceis que já enfrentou em toda sua vida pública. “No meu caso, fui massacrado e não tive tempo hábil para esclarecer a situação. Mas essa eleição, por si só, já demonstra a complexidade de um processo exaurido no tempo”, disse Abe, que no segundo turno declarou seu voto para o candidato Aécio Neves, do PSDB.

 

A prefeita de Piedade: “Forma de valorizar os representantes” (foto: Aldo Shiguti)

A prefeita de Piedade: “Forma de valorizar os representantes” (foto: Aldo Shiguti)

 

Retribuição – Rumo ao seu segundo mandato como deputado estadual, Jooji Hato disse que esteve presente em todas as edições do evento organizado pela Uces. “Tive votos nessa região e nada mais justo que agradecer”, explicou o deputado, que colocou seu Gabinete à disposição da comunidade nikkei.

Já a prefeita Maria Vicentina explicou que não estava acostumada a participar de jantares deste tipo. “Freqüento os eventos realizados pela comunidade, mas cada dia aprendemos algo novo. Essa noite vejo uma lição de união, de participação e engajamento. Enfim, uma forma de valorizar os representantes legitimamente eleitos pelo povo”, afirmou a prefeita, explicando que “em um momento em que a imagem dos políticos está desacreditada, nós que dedicamos boa parte de nossas vidas para melhorar a qualidade de vida da população nos sentimos honradas em participar de um encontro desta natureza”.

“Só podemos dar uma resposta à sociedade com muito trabalho. Só com muita dedicação vamos poder resgatar o conceito de representantes do povo”.

 

 

Yamamura: “Precisamos estar integrados politicamente” (foto: Aldo Shiguti)

Yamamura: “Precisamos estar integrados politicamente” (foto: Aldo Shiguti)

 

Mobilização – Apesar das ausências dos eleitos, o presidente da Uces, Toshiaki Yamamura, comemorou o resultado do encontro. “É importante provocarmos esse tipo de discussão para que possamos estar cada vez mais integrados politicamente. Precisamos eleger um número maior de políticos nikkeis e essa eleição mostrou que precisamos nos mobilizarmos mais pois corremos o risco de ficarmos sem representantes seja na Assembleia seja na Câmara dos Deputados”, disse Yamamura, acrescentando que daqui a dois teremos uma nova eleição, desta vez para escolher prefeitos e vereadores.

“O ideal seria realizarmos um encontro como esse antes mesmo das convenções partidárias para que possamos despertar o quanto antes o interesse pelo tema”, destacou Yamamura, lembrando que as edições anteriores foram realizadas em Registro, Vargem Grabnde Paulista, Mairinque e Sorocaba.

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SILVIA IN TOKYO: LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS FICA MA... CNJ VAI REGULAMENTAR A APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO DA APOSTILA DE HAIA NO BRASIL     Entra em vigor em agosto de 2016, a Convenção da Ap...
COMUNIDADE: Bunkyo define cronograma para o proces... Considerada a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Soc...
EMPRESAS: Niplan e Essentium se unem para expansão...   Com 22 anos de experiência o Grupo Niplan, a empresa brasileira uma referência em construção e montagens industriais se complementam aos mai...
JOJOSCOPE: Kemari: photo-história do futebol   Gravura de Toyohara Chikanobu, Kemari, 1897   Em tempos de Copa, vale lembrar que o jogo de chutar uma bolinha era praticado no ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *