COMUNIDADE: Vereador Aurélio Nomura entrega Título de Cidadão Paulistano a Hatiro Shimomoto

 

Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (16), no Plenário 1º de Maio, a Câmara Municipal de São Paulo homenageou o advogado, empresário e ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto com a entrega do Título de Cidadão Paulistano, a mais alta honraria do município. A iniciativa foi do vereador Aurélio Nomura (PSDB). Compuseram a Mesa de Trabalho, além do homenageado e do proponente, o cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano; os deputados federais Walter Ihoshi (PSD-SP), William Woo (PV-SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB); o deputado estadual Itamar Borges (PMDB); o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), Sergio Approbato Machado; o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Matheus Ordine; o presidente doutrinário da Seicho-No-Ie para a América Latina, Junji Miyaura; o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita, e Marcio Shimomoto, filho de Hatiro Shimomoto.

 

O homenageado e sua esposa com o vereador Aurélio Nomura e familiares (foto: Aldo Shiguti)

O homenageado e sua esposa com o vereador Aurélio Nomura e familiares (foto: Aldo Shiguti)

 

Estiveram presentes, além de lideranças da comunidade nipo-brasileira, como o presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki e o presidente do Nippon Country Club (NCC), Valter Sassaki, familiares, parentes e amigos.

A abertura contou com a participação da banda da Guarda Civil Metropolitana. Regido pelo maestro Teruo Yohida, o coral Bunkyo encerrou a solenidade.

 

Hatiro Shimomoto agradeceu a homenagem: "É uma honra" (foto: Aldo Shiguti)

Hatiro Shimomoto agradeceu a homenagem: “É uma honra” (foto: Aldo Shiguti)

 

 

 

Manifestações – Um dos temas que dominou os dicursos, além, é claro, da trajetória do homenageado, foram as manifestações ocorridas por todo o país no dia anterior.

Tanto o deputado estadual Itamar Borges como o deputado federal Arnaldo Faria de Sá destacaram as qualidades do mais novo Cidadão Paulistano. Para o deputado petebista, Shimomoto carrega a “persistência” e “determinação” que os brasileiros precisam. Já Itamar Borges destacou a cidadania como uma de suas características. William Woo também lembrou que, enquanto deputado estadual, Hatiro Shimomoto discutia questões como a maioridade penal e era a favor que se cantasse o hino nacional nas escolas.

Kihatiro Kita falou sobre os desafios enfrentados por Shimomoto ao longo de sua vida e de sua brilhante atuação na entidade como membro do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo e como presidente do Conselho Superior de Apoio e Orientação.

 

O filho Márcio: Ele sempre foi muito rigoroso na nossa educação" (Foto: Aldo Shiguti)

O filho Márcio: Ele sempre foi muito rigoroso na nossa educação” (Foto: Aldo Shiguti)

 

O filho Marcio Shimomoto preferiu falar sobre “o Hatiro pai” e o “Hatiro homem”. “Ele sempre foi muito rigoroso na nossa educação, como também foi meu avô com ele”, disse Marcio, que admitiu estar “duplamente emocionado” naquela noite. “Primeiro como filho pela homenagem que meu pai está recebendo. Depois como pai, pois acabo de deixar minha filha no aeroporto para participar de um intercâmbio na Alemanha”, explicou Marcio, que citou ainda uma conversa que teve com o pai. “Nosso escritório recebeu o nome do fundador da Seicho-No-Ie, Massaharu Taniguchi e certa ocasião ele me chamou e pediu para que eu não fizesse nada de errado dentro daquele edifício”, conta.

 

Mais trabalho – O cônsul adjunto Hiroaki Sano lembrou que Hatiro Shimomoto também foi homenageado pelo governo japonês em 2014 com a comenda “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, por meio da Outorga de Honrarias da Primavera do 26º Ano da Era Heisei. “No Japão, quando alguém recebe uma condecoração é porque já trabalhou demais e precisa descansar. Aqui no Brasil o significado é completamente diferente. Significa que a pessoa tem que trabalhar ainda mais”, disse Sano, arranacando risos dos convidados, para em seguida entrar no “clima brasileiro”. “Esperamos contar mesmo com o seu trabalho porque 2015 será um ano importante para as relações Brasil-Japão”, disse Sano.

 

Walter Ihoshi enalteceu as qualidades do homenageado (foto: Aldo Shiguti)

Walter Ihoshi enalteceu as qualidades do homenageado (foto: Aldo Shiguti)

 

Já o deputado Walter Ihoshi chamou a atenção para  o “grande ser humano e grande líder”. “Estamos aqui na noite de hoje para agradecer este grande homem, que como ninguém soube transmitir valores como respeito e disciplina tão em falta nesses tempos em que a população sai para as ruas pedindo por ética”, disse Ihoshi.

Proponente da homenagem, o parlamentar tucano disse que “Hatiro Shimomoto integra o rol de pessoas honestas e que carrega consigo os ensinamentos dos nossos maiores, valores morais que foram herdados desde menino”. “O homenageado, além de uma bem sucedida carreira de empresário, destacou-se também na vida pública contribuindo não só para a nossa cidade, para o nosso Estado e para o nosso país como também contribuiu para estreitar os laços com o Japão”, observou Aurélio Nomura, acrescentando se tratar de uma pessoa que, “onde toca a gente logo vê sua competência”.

 

Aurélio Nomura: "Ele sempre olhou para o futuro" (foto: Aldo Shiguti)

Aurélio Nomura: “Ele sempre olhou para o futuro” (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Patriotismo – “Foi assim na iniciativa privada, com sua empresa, e na vida pública, como deputado estadual. Ele sempre olhou para todos os setores, mas principalmente olhando para o futuro. Olhando para o futuro dentro daquela perspectiva da densidade, da melhoria, da segurança pública. Foi assim com relação à saúde, com relação è educação e com relação à agricultura, tão esquecida nos dias de hoje”, afirmou o vereador.

Segundo ele, “o doutor Hatiro sempre foi uma pessoa assídua, que cobrava das autoridades uma atenção especial para essas áreas, principalmente com relação às crianças, uma de suas principais preocupações. Já naquele tempo ele sabia que a criança é o futuro do nosso país e,se a tratarmos bem, todos n´pos teremos uma vida mais adequada no futuro”, frisou Nomura, que também lembrou as manifestações de 15 de março.  “Todos que saíram para as ruas o fizeram com tranquilidade e respeito, como deve ser, mas, acima de tudo, levando patriotismo, que era uma das bandeiras do doutor Hatiro”, destacou Aurelio.

 

O maestro Teruo Yoshida regeu o coral Bunkyo, que fechou o evento (foto: Aldo Shiguti)

O maestro Teruo Yoshida regeu o coral Bunkyo, que fechou o evento (foto: Aldo Shiguti)

 

(Aldo Shiguti)

 

 


 

‘Vou procurar ser merecedor desta homenagem’, diz Hatiro Shimomoto

 

resized_DSCF7111

Willian Woo, Aurelio Nomura, Hatiro Shimomoto, Walter Ihoshi e Itamar Borges (Foto: Aldo Shiguti)

 

 

Nascido em Guararapes no interior de São Paulo em 1935, chegou a capital aos 21 anos para completar os estudos. O terceiro dos treze filhos do casal Yasuishi e Tomie Shimomoto, que  chegou ao país em 1931, oriundo da província de Wakayama, no Japão.  Shimomoto tinha o sonho de cursar a universidade e da ascensão da família de imigrantes.

Cursou Licenciatura em Ensino Comercial pelo Instituto Mackenzie e em seguida a Faculdade de Direito e pós-graduação de Direito Tributário. Também Direito Comparado na Universidade de Sorbonne, na França.

Com mais de 50 anos de carreira, Hatiro Shimomoto presidiu o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), de 1975 a 1978, mas ainda hoje é militante ativo nas causas da Contabilidade, sendo conselheiro consultivo da Entidade.

Atuou por quase 30 anos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo de 1971 a 1999, sempre voltado às causas da agricultura paulista, segurança e educação. Shimomoto também é um dos líderes da Seicho-No-Ie no Brasil.

Ao Jornal Nippak, Hatiro Shimomoto disse que sentia-se muito honrado. “Sou de origem interiorana. Há 60 anos vim para São Paulo, a terceira maior cidade do mundo. Então, receber o Título de Cidadão Paulistano só pode ser motivo de muito orgulho”, disse ele. “Por isso, pelo tempo de vida que ainda me resta, vou procurar retribuir e ser útil para a cidade, para o Estado e para o país até quando Deus assim permitir”, destacou Shimomoto, que dedicou a ho,menagem ao pai.

“Quem deveria estar aqui hoje recebendo esta homenagem era meu pai. Ele que forjou minha educação. Era sempre muito rigoroso e dizia que carregava um nome que tinha origem no Japão e, caso fizéssemos algo negativo, estaria refletindo na minha origem de descendente de japoneses. Nasci em 1935 e no ano seguinte o almirante Togo Heihachiro  comandou uma luta contra a Rússia com apenas seis navios contra 38 naus dos inimigos. Ele afundou 33 e se apoderou dos cinco restantes, entre os quais, o Kasato Maru, que trouxe a primeira leva de imigrantes ao Brasil. Ele foi homenageado como herói e tenho muita honra do meu nome”, disse.

(Aldo Shiguti, com informações da CMSP)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ANDRADINA: Jamil recebe Medalha do Pacificador ent... Jamil, o Comandante Militar do Sudeste, João Camilo Pires de Campos; e o general de Brigada, Riyuzo Ikeda durante evento que fez parte das comemoraçõ...
KOBUDO: Niten comemora Dia do Samurai com ‘Guardiã...     O Instituto Niten celebrou o Dia do Samurai – comemorado oficialmente no dia 24 de abril, data de aniversário do fundador do Niten...
MÍDIA: Toyota lança campanha comercial para Hilux ... A Toyota e sua rede de distribuidores promovem inédita ação comercial para os modelos Hilux e SW4 em todas as suas 196 concessionárias espalhadas pelo...
53º UNDOKAI – UCENS – SOROCABA/SP A União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba - UCENS convida para a gincana poliesportiva. Onde: Sede campestre da UCENS (Rua Kiyoshe M...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *