COMUNIDADE: Wakayama Kenjinkai celebra Centenário da Imigração em cerimônia na Assembleia Legislativa

Para celebrar o Centenário da Imigração de Wakayama no Brasil, a (Associação) Wakayama Kenjinkai do Brasil realizou, no último dia 29, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Ato Solene alusivo à data. Convocada pelo deputado estadual Jooji Hato (PMDB), que não pôde estar presente “por motivo de força maior”, a cerimônia foi presidida pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) em nome do proponente e representando todos os parlamentares nikkeis. O evento, que lotou o Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, contou com a presença de uma comitiva da Província de Wakayama – formada pelo governador Yoshinobu Nisaka e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Wakayama, Taro Ozaki, e outros nove deputados – além do diretor presidente da Fundação Associação de Intercâmbio Internacional de Wakayama, Naohisa Kashihata; o presidente da Associação Americana do Norte e do Sul de Wakayama, Osamu Hazama; o ex-presidente de Wakayama Kenjinkai do México, Alberto Teramoto Ohara; o presidente de Wakayama Kenjinkai do Peru, Sergio Sato; e a presidente de Wakayama Kenjinkai da Argentina, Vivian Satonobu, entre outros.

 

Wakayama celebra Centenário da Imigração no Brasil em grande estilo. Foto: Aldo Shiguti

 

Também estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; o vereador George Hato (PMDB); o secretário de Esportes da Cidade de Santos. Sadao Nakai; Osamu Matsuo (no ato, representando a presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Harumi Goya); Eiki Shimabukuro (representando o presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Yasuo Yamada) e Akeo Yogui, presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).

 

Yoshinobu Nisaka, José Taniguti, Yasushi Noguchi e Taro Ozaki durante corte do bolo comemorativo. Foto: Aldo Shiguti

 

Na ocasião, foram entregues Diploma a Idosa Centenária para Yasuko Okuyama; Certificado de Reconhecimento e Gratidão para Idosos Acima de 80 Anos de Idade (o deputado Hatiro Shimomoto representou os homenageados) e Certificados a Yoshinori Kihara e Seiya Tsuji pelos relevantes serviços prestados à associação. Também foram homenageados os Imigrantes Notáveis – Yasutaro Matsubara (representado por Nelson Matsubara) e Guisuke Takenaka (representado por Mutu Takenaka) e os Imigrantes Centenários: Shiguejiro Nakai (representado pelo neto, Sadao Nakai) e Manjiro Kinoshita (representado por Shimhatiro Hashizume).

 

Entrega de Diploma pelos relevantes serviços prestados. Foto: Aldo Shiguti

 

Homenagem – Antes dos discursos, foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos antepassados. O deputadon federal Walter Ihoshi abriu os trabalhos afirmando que era um privilégio e um prazer conduzir a sessão em nome do deputado Jooji Hato. Em sua mensagem, Jooji Hato disse que “minha mãe foi uma destas imigrantes vindas de Wakayama e quando soube que haveria este evento, fiz questão que fosse realizado nesta Casa e por minha iniciativa, porque sinto que também é uma homenagem à minha mãe, que já não está entre nós”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Os primeiros imigrantes vindos de Wakayama desembaracam em território brasileiro oito anos depois da primeira leva de imigrantes que vieram a bordo do navio Kasato Maru, em 1908, e é estimado em 1600 famílias, totalizando cerca de 6 mil pessoas que deixaram suas marcas no país.

 

Entrega de Diploma a Yasuko Okuyama, de 100 anos. Foto: Aldo Shiguti

 

Legado – José Taniguti, primeiro presidente nissei do Wakayama Kenjinkai, destacou a importância da cerimônia. “Meus pais são de Wakayama e esta festa é uma homenagem para eles também. Sei das dificuldades que todos eles tiveram quando vieram para o Brasil, tendo que enfrentar todas as espécies de adversidades. Sobreviveram  às duras penas e nós somos muito gratos por esse sacrifício que eles passaram e legaram para nós a oportunidade de estudar e nos tornamos pessoas da sociedade brasileira e porque não dizer, integrantes de uma elite”, disse Taniguti ao Jornal Nippak, acrescentando que “então nós temos uma profunda gratidão por nossos antepassados, não só de Wakayama como todos os japoneses que vieram ao Brasil”.

 

Hatiro Shimomoto recebe diploma representando todos os idosos. Foto: Aldo Shiguti

 

“Todos enfrentaram situação semelhante e para nós hoje é motivo de muita alegria poder comemorar porque é uma forma também de homenagear todas essas pessoas que não estão mais entre nós e que merecem todo nosso respeito e toda nossa gratidão”, afirmou Taniguchi, que em seu discurso lembrou algumas “figuras proeminentes” como Yasutaro Matsubara e Guisuke Takenaka, além de Shiguejiro Nakai, que presidiu a Associação Japonesa de Santos.

 

Entrega de Diploma pelos relevantes serviços prestados. Foto: Aldo Shiguti

 

Nisseis e sanseis – Para o governador de Wakayama, que esteve no Brasil nas comemorações dos 55  e 60 anos de fundação do Kenjinkai, a imigração japonesa no Brasil vive hoje a fase dos nisseis e sanseis. “Por isso, além das comemorações quinquenais, a comemoração do Centenário da Imigração de Wakayama tem desta vez o escopo de reconhecer o trabalho profícuo dos pioneiros da imigração e penso que se trata de algo provido de muito sentido pela oportunidade de renovação da conscientização destas raízes”, explicou Yoshinobu Nisaka, destacando que “a província de Wakayama realiza, desde 2009, o programa de Experiência de Convívio Familiar para jovens descendentes de imigrantes de Wakayama e pretendemos continuar com o programa a fim de fortalecer o vínculo que nos une com os membros do Kenjinkai”.

 

Entrrega de Placa aos Imigrantes Centenários. Foto: Aldo Shiguti

 

Fonter termais – Já o presidente da Assembleia Legislativa destacou a distância que separa os dois países e externou seu respeito e gratidão aos membros do Wakayama Kenjinkai que se empenham no trabalho de promover a relação amistosa entre Brasil e Japão e por considerar Wakayama a sua Província-Mãe”.

 

Doações do Governo e da Assembleia de Wakayama às associações. Foto: Aldo Shiguti

 

Taro Ozaki disse que Wakayama será palco de eventos como o ‘Nenrin Pick’, a “Festa Cultural do Povo’, o “Kansai World Masters Games 2021’ e convidou os presentes para visitar Wakayama e curtir ‘a terra natal dos antepassados’ para recuperar suas energias em contato  com o patrimônio natural da humanidade das fontes termais e também apreciar as delícias dos frutos do mar e das montanhas, que são o orgulho de nossa terra natal”.

 

Deputado Walter Ihoshi (com George Hato) homenageia governador. Foto: Aldo Shiguti

 

Ao Jornal Nippak, Walter Ihoshi disse que  ficou surpreso porque “tive oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de muitas pessoas que convivem com a gente no dia a dia, como o deputado Hatiro Shimomoto, o vereador Sadao Nakai, de Santos, e o próprio José Taniguti, além de outros como a família Hashizume, e é gratificante saber o quanto essas pessoas vem contribuindo com o desenvolvimento do país em diversos setores.

 

Vivian Satonobu, presidente do Wakayama Kenjinkai da Argentina. Foto: Aldo Shiguti

 

 

WAKAYAMA – A (Associação) Wakayama Kenjinkai do Brasil realizou, no último dia 29, Ato Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para comemorar o Centenário da Imigração de Wakayama no Brasil. Convocada pedelo deputado estadual Jooji Hato – que não pôde comparecer – a cerimônia foi presidida pelo deputado federal Walter Ihoshi e contou com a presença do governador e do presidente da Assembleia Legislativa de Wakayama.

 

Arrow
Arrow
Ritual do Kagami Biraki com o cônsul, governador e presidente da Assembleia de Wakayama
ArrowArrow
Slider

Fotos: Jiro Mochizuki

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    JAPÃO: Drone radioativo é encontrado no telhado do... TÓQUIO (IPC Digital)  – Um drone equipado com uma pequena câmera, uma garrafa de água, uma espécie de sinalizador e um símbolo radioativo, foi encontr...
    SOCIAL: NOITE DO BRANCO NOITE DO BRANCO – Em parceria com o Nikkey Palace Hotel, a promoter Beth Yajima realizou no dia 17/12, no Espaço de Convenções do hotel (à Rua Galvão ...
    HISTÓRIA: Diário de bordo é destaque da exposição ... Um diário de bordo de 1908 é a peça chave da exposição Ryo Mizuno, o homem que iniciou a imigração japonesa no Brasil e o seu diário de bordo do Kasat...
    VEÍCULOS – Nissan lança linha Livina 2013 Reconhecido pelo ótimo custo-benefício, o Nissan Livina passa a contar com uma nova versão, a 1.8 S. Com preço sugerido de R$ 49.990, a novidade é equ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *