COMUNIDADE:Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil comemora 100 anos de imigração em grande estilo

Para marcar os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes de Aza Oroku e Aza Tabaru – atualmente dois bairros da cidade de Naha (capital da província de Okinawa) – ao Brasil, a Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil realizou, no último dia 27, no Espaço de Eventos Hakka, no bairro da Liberdade, em São Paulo, uma grande festa que contou com a presenças de delegações de Okinawa e do Havaí.

 

Aza Oroku Tabaru celebra 100 anos de imigração ao Brasil de olho no futuro. Foto: Jiro Mochizuki

 

Estiveram presentes, entre outros, a cônsul geral interina do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP); o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB); o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya, o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Yokio Oshiro, o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yasuo Yamada e representantes de todos os deputados federais e estaduais e vereadores nikkeis, além de outras personalidades.

 

celebração do centenário contou com a presença de delegações de Okinawa e do havaí. Foto: Jiro Mochizuki

 

A programação teve início com a celebração de Missa em Memória dos Associados Falecidos e prosseguiu com a Cerimônia Comemorativa, dividida em dois blocos pela Comissão Organizadora, presidida por Tério Uehara (vice-presidente da AOKB).

 

Equipe trabalhou arduamente durante um ano para que evento pudesse ser realizado com sucesso. Foto: Jiro Mochizuki

 

A primeira parte foi dedicada aos discursos e homenagens, com destaque a 70 pessoas com mais de 85 anos e do associado nissei mais idoso. O segundo bloco foi dedicado às apresentações artísticas – belíssimas, diga-se de passagem – dirigidas pelo renomado dançarino, coreógrafo e produtor Satoru Saito.

 

Delegações de Okinawa e do Havaí prestigiaram a festa. Foto: Jiro Mochizuki

 

Jovens – Presidente da Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil, Akeo Yogui destacou que “o objetivo da comemoração não era apenas realizar uma festa bonita, mas também prestar uma justa homenagem e reverenciar todas as pessoas que trabalharam bastante e contribuíram para a construção de uma base sólida da nossa comunidade e inspirar os jovens a seguirem o mesmo ideal, visando os próximos cem anos”.

 

Homenagem a Dexter Teruya, do havaí. Foto: Jiro Mochizuki

 

Homenagem a Takara kaito, de Okinawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

“A comemoração foi linda, mas o que me deixou mais satisfeito foi ver a participação e o empenho de muitos jovens, que assumiram o papel de protagonistas trabalhando na execução do evento. Isso nos deixa bastante felizes porque foi a demonstração da capacidade dos jovens de manter as nossas tradições e a certeza de que a Associação continuará crescendo cada vez mais”, disse Yogui, que também preside o Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo).

 

Homenagem a Shizue Arakaki, de Okinawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

Homenagem a Takefumi Uehara, de Okinawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

Para Tério Uehara, uma das preocupações da organização era fazer com que as delegações convidadas “se sentissem tão bem quanto nos sentimos no Kangekai (confraternização de boas-vindas) realizada na Associação Aza Oroku de Okinawa e na Associação Okinawana do Havaí, no ano passado, por ocasião do 6º Uchinanchu Taikai”.

 

Shin’Ei Yogi, da Associação Autônoma de Tabaru. Foto: Jiro Mochizuki

 

Yogui recebe doação da Associação de Administração do Patrimônio de Aza Oroku. Foto: Jiro Mochizuki

 

Assim como Akeo Yogui, também Tério Uehara lembrou em seu discurso que a imigração da região de Aza Oroku Tabaru ao Brasil teve início em 1917 com a chegada das 20 primeiras famílias totalizando 39 pessoas. “Todas munidas de grande idealismo em busca de uma nova vida”.

 

homenagem a Takara Taro, de 103 anos. Foto: Aldo Shiguti

 

Professor Kokei Uehara discursa em nome dos homenageados. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Graças aos abnegados pioneiros, das iniciais 20 famílias, hoje celebramos essa data com mais de 1.000 famílias associadas”, destacou Tério Uehara.

 

Terio Uehara. Foto: Jiro Mochizuki

 

Issao Teruya recebe Diploma de Agradecimento. Foto: Jiro Mochizuki

 

Para Yogui, “a ideia é fortalecer o intercâmbio e os laços de amizade entre todos, pois apesar de vivermos em sociedades distintas e com dificuldade de comunicação, carregamos no nosso sangue as mesmas raízes dos nossos antepassados”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Presente no evento, o deputado federal Walter Ihoshi disse que “hoje é um dia de grande festa para a comunidade okinawana, sobretudo para a comunidade de Aza Oroku Tabaru, que trouxeram valores muito importantes para o nosso país”. Segundo o parlamentar, “uma das características daqueles que vieram dessas regiões e que está no DNA é o espírito empreendedor, que fazem desta comunidade uma comunidade corajosa e unida”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Ihoshi citou como exemplo de contribuição a trajetória do engenheiro hidráulico Kokei Uehara, ex-presidente do Bunkyo que como professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, formou não só engenheiros, mas pessoas preparadas para a vida”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Já a atual presidente do Bunkyo lembrou que, apesar de ser um bairro, Aza Oroku foi responsável pelo surgimento de grandes lideranças dentro da comunidade nipo-brasileira. “O próprio Akeo Yogui, que hoje preside o Enkyo é um deles. E temos também o professor Kokei Uehara, que ousou sonhar ter uma mulher na Presidência do Bunkyo e hoje, graças a esse sonho, hoje sou presidente da principal entidade nipo-brasileira do país”, disse Harumi Goya, que solicitou o apoio de todos para tornar as comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil “uma data inesquecível”.

 

Foto: Aldo Shiguti

 

Foto: Aldo Shiguti

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    MÚSICA: Mizumori Kaori conquista público brasileir... Se a primeira impressão é a que fica, a cantora japonesa Mizumori Kaori definitivamente conquistou o público brasileiro logo em sua primeira apresenta...
    HOMENAGEM: Cerimônia de entrega do Diploma de Honr... HOMENAGEM – O Consulado Geral do Japão em São Paulo realizou, no dia 31 de outubro, na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo, no ba...
    BUNKYO: Chapa “Integração e Progresso”...   Por Célia Abe Oi   Neste dia 10 de abril, conforme estabelecido no calendário eleitoral de 2013, encerrou-se o prazo para apresen...
    MISS: Minas Gerais elege sua representante para o ... A estudante Isadora Mitsue Rincon, de 16 anos, foi eleita a Miss Nikkey Minas Gerais e representará o Estado no concurso nacional, que acontece em jul...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *