COMUNIDADE/BUNKYO: ‘É um momento histórico’, diz Kita sobre as obras de modernização

Um momento para entrar para a história. Do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) e também da comunidade nipo-brasileira. Assim pode ser definida a cerimônia realizada na noite desta terça-feira (16) pelo Bunkyo para apresentar as obras de modernização da entidade. O evento contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; do cônsul adjunto, Hiroaki Sano; do representante do Itamaraty, diplomata Lanier de Moraes; do deputado estadual Jooji Hato (PMDB); do presidente Honorário do Bunkyo, Kokei Uehara e de presidentes das principais entidades nikkeis, além do jornalista Yoshitake Kusakano, que intermediou a doação no valor de 100 milhões de ienes feita em dezembro de 2012 pelo empresário japonês Minoru Otsuka.

 

 

Lanier de Moraes, Jooji Hato, Kita, cônsul Fukushima, Harada e Kusakano (em sentido horário)

Lanier de Moraes, Jooji Hato, Kita, cônsul Fukushima, Harada e Kusakano (em sentido horário)

 

A quantia, recebida pelo Bunkyo em março de 2013 na Embaixada do Brasil em Tóquio, contemplou o Grande Auditório, o Ginásio de Esportes – hoje chamado de Espaço Multiuso –, a Sala de Exposições e o Museu Histórico da Imigração Japonesa, além do Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera.

 

Placa no hall de entrada

Placa no hall de entrada

 

Ao todo foram adquiridos 36 equipamentos de ar condicionado de diferentes capacidades para serem instalados nos três locais designados, além de uma série de obras de melhorias; tal como ocorreu com o Museu da Imigração Japonesa, que realizou uma ampla remodelação das instalações do 3º andar, que foi adaptado às necessidades de manutenção do acervo e dos pesquisadores.

No Grande Auditório foram realizadas outras melhorias, como a reforma de todas as 1.100 poltronas e manutenção das instalações elétricas. O local também ganhou pintura anti-chamas na parte interna, uma das exigências do Corpo de Bombeiro.

 

Diretores do Bunkyo, autoridades e representantes de entidades (foto: Aldo Shiguti)

Diretores do Bunkyo, autoridades e representantes de entidades (foto: Aldo Shiguti)

 

O Ginásio de Esportes teve toda sua cobertura removida e trocada por outra nova, a Sala de Exposição teve seu assoalho de madeira trocado por piso cerâmico e as antigas janelas foram substituídas por vidros, dando sensação de maior amplitude ao local. Na garagem, na entrada para o prédio, foram feitas adaptações para funcionar um estacionamento e a entrada vip dos usuários ao Espaço Multiuso.

Também foram adquiridos dois geradores de grande potência para atender às necessidades de consumo dos equipamentos de ar condicionado, notadamente no Grande Auditório e Espaço Multiuso. Para o Pavilhão Japonês, foi destinada uma “pequena quantia” de R$ 35 mil para descupinização.

 

O Coral Nipo-Brasileiro "estreou" o novo Espaço Multiuso (foto: Aldo Shiguti)

O Coral Nipo-Brasileiro “estreou” o novo Espaço Multiuso (foto: Aldo Shiguti)

 

Felicidade – Na cerimônia desta terça-feira, em que foi lida uma mensagem enviada pelo benfeitor – e que não pôde estar presente por causa da “idade avançada” – foram descerradas cinco placas, entre elas, uma em agradecimento à Fundação Kunito Miyasaka, que doou cinco equipamentos de ar condicionado para o Pequeno Auditório.

 

Ao Jornal Nippak, Kihatiro Kita disse estar “muito feliz”. A praticamente quatro meses de encerrar seu ciclo como presidente do Bunkyo, Kita desconversou quando indagado se as obras representariam sua grande marca à frente da entidade. “É um momento histórico que gostaria de compartilhar com todos os pioneiros”, observou Kita. “Tive a felicidade de estar no lugar certo, no momento certo”, disse, acrescentando que “as instalações do Bunkyo sempre foram uma das principais preocupações da diretoria”.

Ao final, o Coral Nipo-Brasileiro, formado por 35 coralistas do Piccolo, Paineiras e Bunkyo, sob regência do maestro Teruo Yoshida e participação especial da pianista Mitiko Miyajima, “estreou” o Espaço Multiuso com uma apresentação à altura.

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RIO DE JANEIRO: Seja a Cidade Maravilhosa MUITO ab... No dia 1º de março de 2016 foram festejados no Largo da Carioca, Centro, os "451 Anos da Cidade Maravilhosa e Ano das Olimpíadas do Rio" por iniciativ...
EXPOSIÇÃO: Assembleia Legislativa recebe “A Arte N...   Considerado um dos expoentes da arte naif na América Latina por sua técnica apurada e a expressividade de seus quadros, Iwao Nakajima (1934-...
KARAOKÊ: Marcelo Akamine é o grande campeão do Bra... Marcelo Akamine foi o grande campeão do Grand Prix do 31º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado pela Abrac (Associação Brasileira de Cançã...
ELEIÇÕES 2012: Serra faz campanha no Mie e na Libe...   O “Avança, São Paulo”, encontros regionais promovidos pelas Subprefeituras para divulgar a campanha dos vereadores da coligação PV,PSD, DEM,...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *