COMUNIDADE/INDAIATUBA: Com presença de Tizuka Yamasaki, Acenbi lança o ‘Indaiatuba Matsuri’

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) promoveu no último dia 25 o lançamento oficial do “Indaiatuba Matsuri”. O festival, que celebra a cultura japonesa, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro no Pavilhão da Víber.

 

A cineasta Tizuka Yamasaki. Foto: Acenbi/Tao Conteudo

A cineasta Tizuka Yamasaki. Foto: Acenbi/Tao Conteudo

 

O lançamento, realizado na sede social da Acenbi, contou com palestra da cineasta Tizuka Yamasaki e a exibição de seu documentário “Tomie”, sobre a artista plástica Tomie Ohtake, falecida em 2015 aos 101 anos. Tizuka falou sobre Tomie e temas relacionados à cultura nipobrasileira.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, o prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro, e a titular da Secretaria da Educação, Rita Trasferetti, prestigiaram o encontro.

O “Indaiatuba Matsuri” tem novo formato, sendo um aprimoramento das outras festas que a Acenbi vem realizando há mais de duas décadas. A programação, ampliada, oferece grande variedade de atrações gastrônomicas, artísticas e culturais.

De acordo com Sérgio Takao Sato, diretor da TASA, empresa organizadora do evento, “a proposta principal do ‘Indaiatuba Matsuri’ é oferecer ao público o que há de melhor da cultura japonesa e tornar-se referência no Brasil”. O evento passa a substituir a “Festa do Sushi” e a “Festa do Chopp Bon Odori”, realizadas tradicionalmente pela ACENBI no segundo semestre. “Unificamos essas duas festas para realizarmos este grande festival”, explicou o coordenador da comissão organizadora do evento, Patrício Moniwa.

O festival conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, além de parcerias e patrocínio de empresas locais e de outras regiões.

 

Lançamento contou com a presença de autoridades. Foto: Acenbi / Tao Conteudo

Lançamento contou com a presença de autoridades. Foto: Acenbi / Tao Conteudo

 

Atrações – Durante os três dias, o público encontrará no “Indaiatuba Matsuri” uma extensa programação que inclui gastronomia, exposições de cerâmica, bonsai e fotos, oficinas de mangá e de origami, cosplay, shows musicais, apresentações de taiko e de danças folclóricas. Uma das novidades será a realização de concurso para escolha da garota-símbolo do festival.

A área gastronômica vai oferecer os tradicionais pratos típicos da culinária japonesa, como sushi, sashimi, tempurá, udon, harumaki e o famoso yakissoba da ACENBI. O público terá também a opção de apreciar a comida japonesa de restaurantes da região e de food trucks.

Entre as atrações musicais está confirmada a apresentação da cantora Karen Ito, do grupo En e do saxofonista Derico. O “mangaká” (autor de mangás) Fabio Shin vai ministrar oficina durante o evento. O ator, cantor e humorista Kendi Yamai será o apresentador oficial do “Indaiatuba Matsuri”.

Haverá ainda espaço para exposições e estandes comerciais.

 

 

Indaiatuba Matsuri

Datas: 7, 8 e 9 de outubro de 2016

Horário: Dias 7 e 8 (sexta e sábado) das 18:00 às 23:00 hs. Dia 9 (domingo) das 12:00 às 21:00 hs.

Local: Pavilhão da Víber – Rua Alm. Tamandaré, 675 – Cidade Nova – Indaiatuba

Entrada: R$ 6,00 e 3,00 (meia)

Estacionamento: R$ 15,00

 

Related Post

ELEIÇÕES 2016: Na capital paulista, 24 candidatos ... No próximo dia 2 de outubro, 144.088.912 brasileiros aptos a votar em 5.568 municípios irão às urnas para eleger novos prefeitos e vereadores. Maior c...
FIM DO MUNDO: ‘Gangnam Style’ clipe se...   Membros da comunidade The Project Avalon Forum, um site que se descreve como o local "onde a ciência e a espiritualidade se encontram", cria...
ESPORTES: Mesa-tenista Hugo Hoyama participa do Di... O West Plaza participa mais uma vez do Dia do Desafio, uma ação mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e q...
ETIQUETA: Palestra gratuita com Lumi Toyoda dá dic...   Para melhor aproveitar uma viagem para o Japão, a Mititur e a professora Lumi Toyoda, especialista em etiqueta japonesa, convidam o público ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *