COMUNIDADE/LINS: Embaixador e cônsul do Japão prestigiam cerimônia do Centenário da Imigração em Lins

Passados 50 anos, a cidade de Lins recebeu novamente a visita de um embaixador do Japão e de um cônsul geral. A primeira foi em comemoração aos 50 anos da imigração japonesa em Lins. E desta feita para celebrar o Centenário em cerimônia realizada no dia 21 e que contou com as presenças do embaixador Kunio Umeda e do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae.

 

Prefeitura Municipal inaugura Memorial comemorativo ao centenário da imigração japonesa. Foto: Prefeitura Municipal de Lins.

Prefeitura Municipal inaugura Memorial comemorativo ao centenário da imigração japonesa. Foto: Prefeitura Municipal de Lins.

 

Além das autoridades japonesas, também estiveram presentes o deputado federal, Walter Ihoshi (PSD-SP), o deputado estadual Jooji Hato (PMDB); a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya; o linense e ministro aposentado do STJ, Massami Uyeda, e o delegado aposentado Mário Ikeda, além do prefeito municipal, Edgar de Souza; o presidente da Câmara Municipal de Lins, Marino Bovolenta Jr; vereadores, secretários municipais, presidentes de entidades da comunidade japonesa e de entidades locais e patrocinadores.

 

Walter Ihoshi, cônsul Takahiro Nakamae, Mariana Benez, Dan Mabe e Shinichi Yassunaga. Foto: facebook/WalterIhoshi

Walter Ihoshi, cônsul Takahiro Nakamae, Mariana Benez, Dan Mabe e Shinichi Yassunaga. Foto: facebook/WalterIhoshi

 

A família de Manabu Mabe (1924-1997), artista plástico conhecido internacionalmente e que viveu em Lins entre 1939 e 1957, esteve representada pela viúva, dona Yoshino; o linense e filho, arquiteto Ken, responsável pelo projeto em conjunto com os filhos, o também arquiteto, Rafael e Dan, autor da imagem inserida no monumento. A artista plástica Marina Benez responsável pela montagem do mosaico foi homenageada.

O monumento fica na Praça IV Centenário – ao lado da Catedral de Santo Antônio. No local já existe uma obra em comemoração aos 50 Anos da Imigração Japonesa em Lins.

 

Desfile Cívico homenageou os 100 Anos da Imigração Japonesa. Foto: Prefeitura Municipal de Lins.

Desfile Cívico homenageou os 100 Anos da Imigração Japonesa. Foto: Prefeitura Municipal de Lins.

 

Homenagens – A cerimônia teve início com a bênção em rituais budista e  católico. Vários discursos, troca de brindes, apresentação de taikô, homenagem aos mais idoso, Kansei Kawamoto, de 99 anos, foram a tônica. Em seguida, a comitiva participou da abertura da Exposição: A Caminho do Centenário de Lins, no Museu Histórico e Arqueológico, seguindo-se na sequência para a Abcel onde se realizava a Expô Muda e Flor da Holambra.

Após ao almoço, o embaixador e a presidente do Bunkyo seguiram para Promissão onde visitariam o Mausoléu de Shuhei Uestuka, o Parque do mesmo nome e a Igreja Cristo-Rei, no Santuário de Gonzaga.  O cônsul despediu-se da comitiva e seguiu para Andradina, onde se reuniu com o prefeito Jamil Ono.

Para o presidente da Comissão Organizadora dos festejos, Akio Matsuura, a cerimônia foi um sucesso. “O mais importante é que as comemorações envolveram a participação não só da comunidade nipo-brasileira como também da população linense”, disse Matsuura, lembrando que os festejos contaram com apoio da Prefeitura Municipal de Lins e integraram as comemorações dos 96 anos do município. “É gratificante e ao mesmo tempoo um desafio pois daqui para frente o que fizermos em termos de divulgação da cultura japonesa deve ser no sentido de apresentá-la para aqueles que ainda não a conhecem”, explicou Matsuura, acrescentando que “também foi a primeira vez que recebemos a visita da presidente do Bunkyo”.

“A presença de tantas pessoas ilustres mostra a força e a importância de Lins e região Noroeste, considerada o berço da imigração japonesa”, destacou Matsuura, antecipando que no dia 10 de junho a Câmara Municipal de Lins realizará uma sessão solene para comemorar o Centenário.

 

 

Prefeito discursa observado por autoridades e convidados. Foto: Prefeitura Municipal de Lins.

Prefeito discursa observado por autoridades e convidados. Foto: Prefeitura Municipal de Lins.

 

Sessão Solene – Na noite anterior, no dia 20, a população de Lins teve a oportunidade de assistir ao mais extenso desfile cívico com a participação de 28 entidades em comemoração aos 96 anos do município. A comunidade nipônica  não só desfilou como compareceu em massa nas ruas,  fato inédito na história. “Isso mostra que a comunidade nikkei está totalmente integrada à sociedade”, explicou Akio Matsuura, que também preside a Abcel (Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Lins).

 

Alma japonesa –Para o deputado Walter Ihoshi, a solenidade foi um momento “de grande emoção para todos nós da comunidade e em especial para mim porque minha mãe [Yoko Iihoshi], nasceu em Guaiçara e foi criada em Lins”. “Tivemos também o ministro Massami Uyeda, que nasceu em Lins e se tornou o primeiro descendente de japoneses a alcançar o mais alto posto do STJ”, disse Ihoshi, acrescentando que “as comemorações também foram marcantes porque conseguimos levar um embaixador e um cônsul geral do Japão depois de 50 anos”. “De fato, como berço da imigração no Brasil, a região tem lideranças muito importantes e um trabalho forte da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste que  consegue integrar todas essas forças de Lins e região”, destacou o parlamentar, lembrando que, “conforme frisaram as lideranças locais, ‘Lins tem a alma japonesa’”.

“Em um momento tão delicado e ao mesmo tempo tão grave que atravessamos, que essa alma e esses valores que herdamos de nossos ancestrais possam se transformar em força para nossa sociedade para que possamos superar os desafios que nos serão impostos daqui para frente”, destacou Ihoshi.

(Shigueyuki Yoshikumi, especial para o Jornal Nippak. Colaborou: Aldo Shiguti)

 

 

 


 

 

 

Embaixador também visita Promissão

 

O embaixador também visitou a igreja Cristo-Rei em Promissão. Foto: Shigueyuki Yoshikuni

O embaixador também visitou a igreja Cristo-Rei em Promissão. Foto: Shigueyuki Yoshikuni

 

 

O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, aproveitou a visita que fez à cidade de Lins, que celebrou o Centenário da Imigração Japonesa no último dia 21, e conheceu também a cidade de Promissão. Umeda foi recebido pelo prefeito e arquiteto Hamílton Luis Foz, e líderes da comunidade nipo-brasileira.

O embaixador visitou o mausoléu de Shuhei Uetsuka no cemitério local.  A comitiva seguiu depois para o  Campo de Bom Sucesso, onde, além de homenagens o embaixador foi convidado a plantar uma muda de árvore e ganhou um lenço vermelho do Grupo de Escoteiro Shuhei Uetsuka.

Como Promissão faz 100 anos de imigração em 2018, o prefeito entregou ofício ao embaixador para que interceda no sentido que a cidade receba na ocasião, emissário da família imperial.

A Igreja Cristo-Rei foi inaugurada em 1938 por imigrantes vindos de Fukuoka. Fica no santuário de Gonzaga. Foi a primeira vez que um embaixador japonês visitou o local. Foi também a primeira vez que a presidente do Bunkyo da capital, Harumi Goya, esteve no local. Ela manifestou bastante contentamento pela oportunidade.

 

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI

Jornalista e escritor

Membro da Academia Linense de Letras
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI

Últimos posts por SHIGUEYUKI YOSHIKUNI (exibir todos)

     

     

    Related Post

    CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO: Aurélio Nomura deix... O vereador Aurélio Nomura (PSDB) encerrou seu trabalho como 1º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo – o segundo cargo mais importante da Casa –...
    SILVIA IN TOKYO: FORTE TERREMOTO DE M6.4 EM KUMAMO...   UM TERREMOTO DE M6.4 FOI REGISTRADO ÀS 21H26 EM KUMAMOTO     O forte terremoto de M6.4 registrado às 21h26 em Kumamoto fo...
    RIO NIKKEI: Que os desejos pedidos no Tanabata se ... Muito concorrido, o Festival de Tanabata da Associação Nikkei do Rio de Janeiro aconteceu em 9 de julho de 2016 na sede da Rua Cosme Velho, 1166, coor...
    BENEFICENTE: Hibiki Family fará apresentação em pr... O grupo de artistas Hibiki Family, reconhecido no Japão pelas apresentações que mesclam os fundamentos da dança tradicional (ninhon buyo) com moviment...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *