COMUNIDADE/PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Comissão recebe indicações até o dia 16 de julho

A Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) recebe até o dia 16 de julho, indicações de candidatos ao Prêmio deste ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de outubro nas dependências da entidade.

Os 15 membros que integram a Comissão levam em consideração os seguintes critérios para exames e seleção: 1) Melhoramentos de variedades de produtos agrícolas; 2) Mérito em áreas de especialidades agrícolas (por exemplo: inovação tecnológica); e 3) Importância da contribuição social, educacional e cultural em todas as áreas agrícolas.

Eduardo Nakashima, Shiro Kondo e Guenji Yamazoe (arquivo pessoal)

O presidente da Comissão, Shiro Kondo, que também preside a Notakyo (Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil) e que assumiu a presidência da Comissão no ano passado, explica que o indicado precisa ter o aval de duas ou mais entidades. “Tanto o indicado como as entidades não precisam ser, necessariamente, nikkeis”, conta Kondo, acrescentando que a Comissão enviou cerca de 400 correspondências para entidades de todo país pedindo para que participem, seja através de indicações ou divulgando o evento.

“Para ser indicado, não precisa ser necessariamente as empresas ou entidades que receberam as correspondências”, esclarece o presidente que, no entanto reitera a necessidade de o indicado ter pelo menos duas recomendações.

O membro Guenji Yamazoe lembra que em 2011 a Comissão recebeu sete indicações e foram homenageadas três personalidades na 41ª cerimônia de premiação: Taihei Korogi (indicado por Nanbei Sangyo Kaihatsutai e Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo); Jorge Nakaguma (indicado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçai, Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Associação Cultural Formosa, Sindicato Rural de Andradina e Associação de Produtores Abacaxi de Guaraçaí) e Sukesada Takehara (indicado pela Anibran – Associação Nipo-Brasileira de Navirai/MS; Copasul, Sindicato Rural de Navirai e Associação Cultural Nipo-Brasileira Sul Matogrossense).

 

Longevidade – Em 2010 foram 11 indicações e quatro homenageados. “O número de homenageados não é fixo, ou seja, muda a cada ano. Vale lembrar que as indicações são válidas por dois anos”, explica Kondo, antecipando que a lista dos homenageados deve ser divulgada com um mês de antecedência, em meados de setembro. “Até lá a Comissão fará três ou quatro reuniões e, se for o caso, visitará pessoalmente os indicados e os entrevistará”, observa Kondo, destacando que poucos prêmios conseguem ter a longevidade do Kiyoshi Yamamoto. “Acho que o Prêmio Kiyoshi Yamamoto alcançou essa credibilidade por ser uma indicação puramente técnica e não política. Por isso, gostaríamos que essa trajetória fosse conhecida também fica da comunidade nipo-brasileira”, destaca Shiro Kondo.

 

Serviço

O prazo de entrega das indicações para o 42º Prêmio Kiyoshi Yamamoto vai até dia 16 de julho  e o endereço para correspondência é:

Comissão Prêmio Kiyoshi Yamamoto: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade. CEP 01508-900 – São Paulo – SP

Tel: (011) 3208-1755 (com Regina ou Hase)

Fax (011) 3208-5519

E-mail: evento@bunkyo.org.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COPA DO MUNDO: ‘Na minha época, os jogadores japon...   A Seleção Japonesa, que deve desembarcar no país no próximo dia 7 para disputar sua quinta Copa do Mundo consecutiva, escolheu a cidade de I...
COMUNIDADE: Chefs famosos se unem para ajudar enti... Os chefs Adriano Kanashiro (Momotaro), Jun Sakamoto (Jun Sakamoto) e Shin Koike (Aizome) criam a campanha "Edamame da Felicidade" para ajudar 6 entida...
5º CURSO DE ETIQUETA SOCIAL JAPONESA – LUMI TOYODA... Onde: Aliança Cultural Brasil Japão – Unidade Vergueiro (Rua Vergueiro 727, 5º Andar, Liberdade) Dias 19, 21, 26 e 28/05/2015 (terça e quinta-feira...
PALESTRA: Fundação Japão traz especialista japonês... Em 2015, ano em que comemoramos 50 anos da introdução do macarrão instantâneo no Brasil, a Fundação Japão em São Paulo traz ao país Masaki Kato, da As...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *