CONCERTO: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo comemora 25 anos sob regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo comemora 25 anos de história, completados em outubro de 2014, com um lançamento musical duplo que chega ao mercado pela gravadora Kuarup. A Banda, que tem o maestro Marcos Sadao Shirakawa como diretor artístico e regente titular e Mônica Giardini como regente adjunta, está festejando o jubileu de prata com dois novos álbuns: o primeiro – Maxixe Urbano – foi gravado, em 2014, sob a batuta do atual regente; o segundo – Sinfonia Latina – é um registro do ano de 2006, época em que a Banda Sinfônica era regida pelo maestro Abel Rocha.

 

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo comemora 25 anos sob regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa  (foto: divulgação)

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo comemora 25 anos sob regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa (foto: divulgação)

 

O concerto de lançamento (grátis) acontece no dia 22 de fevereiro, domingo, na Sala São Paulo, às 11 horas, integrando a série Concertos Matinais.

A parceria da BSESP com a Kuarup também é novidade. Pela primeira vez uma gravadora será responsável pela distribuição dos lançamentos em lojas de todo o Brasil, além de realizar vendas pela Internet.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, administrado pelo Instituto Pensarte, uma Organização Social da Cultura (OS), focada na promoção da atividade sociocultural no Brasil. Referência nacional no setor, o Instituto atua pelo desenvolvimento de padrões avançados de gestão, fomento, operacionalização e execução de importantes equipamentos e programas culturais do Estado – entre eles estão também o Theatro São Pedro e a Orquestra Jazz Sinfônica.

 

Marcos Sadao Shirakawa (foto: divulgação)

Marcos Sadao Shirakawa (foto: divulgação)

 

Marcos Sadao Shirakawa – que começou na Banda como trombonista e foi maestro assistente, antes de assumir a regência em 2010 – comenta sobre a importância de lançar esses CDs com músicas de compositores brasileiros. “É uma alegria comemorar esse momento histórico com dois discos que registram, em momentos diferentes, o principal papel artístico da Banda Sinfônica, que é levar a música brasileira para o mundo, de forma original e criativa”.

O maestro Abel Rocha afirma que o emprenho para editar as duas obras mostra a vitalidade da Banda. “A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é o grupo que mais investiu na criação de obras de que tenho conhecimento; e isso vem de encontro à importância de fazer os devidos registros, principalmente sendo esse o marco histórico de seus 25 anos”.

 

Maxixe Urbano – O CD Maxixe Urbano é formado por músicas autorais, compostas por integrantes da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. O repertório é marcado por uma leitura mais contemporânea da musicalidade tradicional das bandas sinfônicas, a partir de elementos e referências da cultura musical brasileira, a saber: Festival Overture (Daniel Havens), Dança do Autômato (Alexandre Travassos), Maxixe Urbano (Fernando de Oliveira), Frevo Rasgado (André Mehmari), Gonzagueana (Cyro Pereira), Suíte Carmem Miranda (Alexandre Daloia) e Jubileu de Prata (Hudson Nogueira). “Peças para bandas sinfônicas são muito solicitadas em todo o mundo, pois esse repertório é relativamente recente, tendo surgido a menos de um século”, explica Marcos Sadao para elucidar a efetiva importância das novas criações.

Abel Rocha explica que o CD Sinfonia Latina registra a versatilidade dos compositores brasileiros. Todas as peças foram criadas sob encomenda para a Banda Sinfônica e estreadas por ela. Os autores – Wagner Tiso, Osvaldo Lacerda, José Carli (em arranjo para Astor Piazzolla), João Guilherme Ripper e Mario Ficarelli – escreveram com variações de ritmos, conferindo riqueza de sonoridade ao disco. “Esses compositores, não envolvidos diretamente com a Banda Sinfônica, mostram aqui sua maneira particular de entender o grupo, dando um perfil particular a esse repertório sem descaracterizar a tradição que vem da banda de coreto”, explica o maestro.

 

 

 

Serviço

Concerto: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Concertos Matinais – Lançamento dos CDs Maxixe Urbano e Sinfonia Latina

Regência: Marcos Sadao Shirakawa

Maestro convidado: Abel Rocha

Data: 22 de fevereiro – Domingo, às 11h00

LocaL: Sala São Paulo

Endereço: Praça Julio Prestes nº 16. (11) 3367-9500

Entrada franca. Bilheteira: 2h antes do concerto

Duração: 60 minutos

Site: www.bandasinfonica.org.br

Programa: Fernando de Oliveira – Maxixe Urbano / Alexandre Travassos – Danças do Autômato / João Guilherme Ripper – Cervantinas / Osvaldo Lacerda – Suite Guanabara / Cyro Pereira – Gonzague

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JOJOSCOPE: Tatewaki Nio: Um novo olhar abaixo do c...   Acima Só o Céu é o título da nova exposição de fotografias de Tatewaki Nio. De fato, o olhar de Nio se concentra na Terra, mais especificament...
SOFTBOL/BEISEBOL: Nikkei Curitiba Campeã da 9ª Taç... Com uma vitória sobre Marília por 7 a 0, a categoria Júnior do Nikkei de Curitiba sagrou-se campeã da 9ª Taça Brasil de Sftbol Feminino Interclubes di...
COMUNIDADE: Lançamento de ‘Intercâmbio Cultural Br... Uma cerimônia singela, porém, revestida de grande importância não só para a comunidade nikkei, mas também para a sociedade brasileira, marcou o lançam...
COMUNIDADE: 4ª edição do Temaki Fest deve atrair c...   A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono promove a 4ª edição do Temaki Fest neste domingo (21), das 11h às 15h, na sede da entidade, em ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *