CONCERTO BUNKYO: Duo Ouvir Estrelas interpreta “Mulheres Compositoras”

 

por Kenia Gomes

 

No dia 30 de junho, às 11h, o Concerto Bunkyo aos Domingos traz a apresentação do Duo Ouvir Estrelas, que realiza um recital especial com obras de mulheres compositoras que estavam “condenadas ao silêncio nos séculos anteriores”. A entrada é franca.

Formado pela mezzo-soprano Clarissa Cabral e pela pianista Eliana Monteiro da Silva, ambas pesquisadoras, o Duo Ouvir Estrelas preparou este programa especial com trabalhos de compositoras como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn e Alma Mahler, que só passaram a ter suas obras publicadas e divulgadas a partir do final do século XX, graças a pesquisas de repertório realizadas nas Universidades de Música pelo mundo afora.

O concerto ainda inclui a brasileira Nilcéia Baroncelli, compositora, escritora e pesquisadora que se especializou no repertório feminino de música erudita, cuja canção com texto de Olavo Bilac, Ouvir Estrelas, deu nome ao Duo.

Outra homenagem à conterrânea é o nome do recital “Mulheres Compositoras”, que faz referência ao livro Mulheres Compositoras – Elenco e Repertório (1987) – o pioneiro em catalogar mais de 2.000 compositoras, com dados biográficos e produção musical, na década de 1980.

Já no caso das musicistas Eliana Monteiro da Silva e Clarissa Cabral, a pesquisa de repertório foi o que uniu as duas, que fizeram em seu Mestrado na ECA-USP a análise das composições de Clara Schumann (1819-1896) sob orientação do Prof. Dr. Amilcar Zani. Estas pesquisas deram origem ao CD Clara Schumann: Lieder e Piano Solo e ao livro Clara Schumann – compositora x mulher de compositor.

Para o encerramento do recital, o Duo Ouvir Estrelas ainda apresenta obras de compositores japoneses também pouco conhecidos do público brasileiro.

Com este programa, o Duo pretende ampliar o panorama musical erudito do público que acompanhará o 63º Concerto Bunkyo aos Domingos.

 

 

 

PROGRAMA

  • Nilcéia Baroncelli (brasileira)
    Ouvir Estrelas
    Os tons da Claridade

 

  • Clara Schumann (alemã)
    Volkslied
    Waltzer
    Das Veilchen

 

  • Fanny Mendelssohn Hensel (alemã)
    O Traum der Jugend, o Goldner Stern
    Suleika
    Nachtwanderer

 

  • Clara Schumann
    Romance Op. 21 nº 3

 

  • Alma Mahler (alemã)
    Ich wandle unter Blumen
    Bei dir es traut

 

  • Clara Schumann
    Romance Op. 11 nº 3

 


Oh weh des Scheidens das er tat
Beim Abschied
Lorelei

 

  • Compositores Japoneses

 

 

SERVIÇO

63º Concerto Bunkyo aos Domingos

Duo Ouvir Estrelas interpreta “Mulheres Compositoras” com Clarissa Cabral (canto) e Eliana Monteiro da Silva (piano)

 

Quando: 30 de junho de 2013, às 11h

Onde: Pequeno Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – 3º andar do prédio anexo – Liberdade – São Paulo – SP

Entrada franca – colabore doando um quilo de alimento não perecível

Estacionamento: Rua Galvão Bueno, 450

Informações: (11) 3208-1755 / contato@bunkyo.org.br

 

 

 

RAIO X

 

 

Eliana Monteiro da Silva é pianista, professora de piano e pesquisadora. Iniciou seus estudos aos 7 anos. Mestre e Doutoranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, publicou pela Editora Ficções o livro “Clara Schumann: compositora x mulher de compositor”, resultado de sua pesquisa de Mestrado. Sua atual pesquisa de Doutorado é financiada pela FAPESP e enfoca a serie de CDs Compositores Latino-americanos de Beatriz Balzi. Em 2012, apresentou trabalhos sobre sua pesquisa de Doutorado no Congresso de Musicologia em Lisboa (Portugal) e, em 2013, na Arizona University (EUA). É membro da Sociedade Internacional de Duos Pianísticos.

Clarissa Cabral é cantora, professora de canto e pesquisadora. Iniciou seus estudos aos 5 anos. Mestre em Música pela Universidade de São Paulo. Desde 2007, integra o Coral da OSESP regido por Naomi Munakata e o Coral Audi Coelum regido por Roberto Rodrigues. Atuou como solista a frente da Camerata Antiqua de Curitiba, Camerata Fukuda e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência respectivamente de Naomi Munakata, Celso Antunes e Yan Pascal Tortelier. Em 2003 começou a dedicar-se ao trabalho de técnica vocal, sendo orientada pelo tenor Marcos Thadeu e atualmente é orientada por Rosa Dominguez e Ulrich Messthaler (Basel – Suíça).

 

Fonte: Bunkyo

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

PARANÁ: Sede do Centro da Associação Cultural e Be...   Resultado da execução do “Projeto de Melhoria do Ambiente de Estudo e do Serviço Médico de Curitiba”, a sede do Centro da Associação Cultura...
MOGI DAS CRUZES: Festa do Akimatsuri conta com apo... No último dia 18, a Comissão Organizadora do Akimatsuri – Festa de Outono – recebeu oficialmente, das mãos do prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertai...
EXPOSIÇÃO: Proarte Galeria homenageia artistas jap... A Proarte Galeria celebra os 80 anos da criação do Grupo Seibi na exposição “Sete do Seibi”, com abertura no dia 17 de novembro, às 19h, em São Paulo....
INDAIATUBA: 25ª edição da NipoFest da Acenbi apres... Com horário estendido e ingressos a preço acessível, a Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) promove no próximo sábado...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *