CONCERTO: Irmãs Yamamoto apresentam duo pianístico no Cultura Artística

 

Um dos mais premiados duos pianísticos da atualidade abre, no domingo, dia 27 de abril, a série Música de Câmara 2014, da Sociedade de Cultura Artística. O Duo Yamamoto apresenta obras de Clementi, Bolcom, Schumann e Chopin no Teatro Maksoud Plaza.

 

Duo Yamamoto: (foto: divulgação)

 

Vencedoras da 12ª edição do Murray Dranoff International Two-Piano Competition (EUA), as irmãs Yuka e Ayaka Yamamoto tocam juntas desde 2009, com uma trajetória vencedora desde o início.

Em seu primeiro ano receberam o primeiro lugar e o prêmio especial na Competição para Piano PTNA (Japão), e o grande prêmio na terceira edição da Competição Internacional de Música de Yokohama (Japão). Em 2010, o duo foi premiado com o primeiro lugar e na categoria “Escolha dos Críticos” no 13º Concorso Internationale “Pietro Argento” (Itália) e também recebeu o grande prêmio do 16ª Competição Internacional para Duo de Pianos (Japão). Em 2011, recebeu uma menção honrosa especial no “Lizt 200 – Internacional Piano Duo Competition” (EUA).

O duo já se apresentou em diversas salas da Itália, Áustria e Japão, incluindo o Gläsernen Saal no Musikverein (Áustria). Atualmente, elas estudam no Hochschule für Musik und Theater de Rostock (Alemanha), com outro duo de irmãos, os professores Hans-Peter Stenzl e Volker Stenzl.

 

 

Irmãs Yamamoto apresentam duo pianístico no Cultura Artística (foto: divulgação)

 

Kazuhito Yamashita – A série Música de Câmara 2014 traz ao Brasil grandes atrações internacionais, como, dentre outros, o grupo francês Les Arts Florissants, que, sob direção de William Christie, faz duas apresentações do Masp; e o Quarteto Ariel, criado em Israel e residente na Universidade de Cincinnati  (EUA).

Estão programados também nomes brasileiros de destaque, como o jovem pianista Cristian Budu (vencedor, em 2013, do Concurso Clara Haskil, na Suíça), e a soprano Eliane Coelho, que faz recital em duo com a pianista Linda Bustani.

Haverá ainda uma ênfase especial no violão erudito, com a apresentação de quatro nomes de fama internacional: o japonês Kazuhito Yamashita, o uruguaio Eduardo Fernandez, o brasileiro Fabio Zanon e o italiano Aniello Desiderio.

 

=======================================================================

 

Programa:

Muzio Clementi (1752-1832) –  Sonata No.1 em si bemol maior, Opus 12

I. Allegro assai

II. Larghetto espressivo

III.  Presto

 

William Bolcom (1938)

Recuerdos (Three Traditional Latin-American Dances) para dois pianos

I.  Choro – Homage to Nazareth

II.  Paseo – à la memoire de Louis-Moreau Gottschalk  III.  Valse Venezolano – à la memoire de Ramon Delgado Palacios

 

Robert Schumann (1810-1856)/arr. Claude Debussy (1862-1918)

Seis estudos em forma de cânone, 56

I. Pas trop vite

II. Avec beaucoup d’expression

III. Andantino

IV. Espressivo

V. Pas trop vite

VI. Adagio

 

Frédéric Chopin (1810-1849)

Rondó para dois pianos em dó maior, opus 73

 

SERVIÇO

Cultura Artística – Música de Câmara 2014

Duo Pianístico (Yuka Yamamoto e Ayaka Yamamoto)

Quando: 27 de abril (domingo), 20 horas

Onde: Teatro Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3145 8000

Ingressos: 60,00 (R$ 30,00 meia-entrada)

Informações: http://www.culturaartistica.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COPA DO MUNDO: Para Lopes, seleção japonesa deve p...   Para Wagner Lopes, seleção japonesa atual é mais experiente e mais organizada (foto: CREDITO: FERNANDO RIBEIRO/EC CRICIUMA) Se depender ...
COMUNIDADE: 5º Fórum de Integração Bunkyo quer “pr...   Estão abertas até o próximo dia 25 as inscrições para o 5º FIB – Fórum de Integração Bunkyo, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro,...
GUATAPARÁ: Comunidade japonesa comemora 50 anos Há 50 anos, doze famílias vindas do Japão formaram a comunidade Mombuca, em Guatapará (SP) – a 50 km de Ribeirão Preto. Hoje, são mais de 400 japonese...
TÊNIS DE MESA: Homenagem a Celso Yamaguti   No clube de tênis de mesa ADR Itaim Keiko-Butterfly, atualmente com 31 anos de existência, localizado numa área de 800m2, no bairro da Saúde...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *