CONCURSO DE CONTOS: Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo abre inscrições

A Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), está com inscrições abertas para o 1º Concurso Bunkyo de Contos”. Trata-se de uma iniciativa inédita da entidade cujo objetivo é incentivar a criação literária e, ao mesmo tempo, “resgatar a rica experiência humana propiciada pela migração de pessoas, no passado e no presente, entre o Brasil e o Japão”.

Não à toa, “Encontro entre as Culturas Brasileira e Japonesa” foi o tema escolhido pela Comissão, presidida por Francisco Handa e que tem entre seus membros Tuyoci Ohara (do Conselho Superior de Apoio e Orientação do Bunkyo), Mirian Lie Hatanaka (jornalista) e Leiko Gotoda (tradutora), entre outros.

Tuyoci Ohara, Leiko Gotoda, Miriam Hatanaka e Francisco Handa (foto: Aldo Shiguti)

 

“O tema é bastante amplo e permite contar ‘estórias’ reais ou imaginárias das experiências tanto de imigrantes japoneses e seus descendentes, como sua educação e mentalidade, como daqueles de outra origem e cultura no seu contato com a cultura japonesa, cujos destinos se cruzam no Brasil, ou até mesmo no exterior, produzindo sentimentos e dramas”, explica Handa, lembrando que, “por serem obras de ficção, é permitido reinventar a história da imigração japonesa ou se inspirar no movimento dekassegui”.

Para Handa, o hábito de escrever contos ainda não é muito cultivado entre os nikkeis. Segundo ele, no entanto, a tendência é que essa situação mude. “Num primeiro momento, até pela dificuldade do idioma. Mas há também aqueles que não gostam de escrever sobre si mesmo. Aos poucos, porém acho que os descendentes estão conseguindo tirar esse peso de cima e acabam se libertando dessas amarras”, conta, reforçando a ideia de que o concurso é aberto a todos. “Qualquer um pode participar, desde que inscreva obras em português”, afirma. “Quanto maior o número de participantes, melhor”, assegura Mirian.

 

Regulamento – De acordo com o regulamento – bem como a ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site do Bunkyo (www.bunkyo.bunkyonet.org.br) – os contos devem ser inéditos e escritos em português, sendo que cada autor pode participar com até três contos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2012.

Os autores dos três melhores contos receberão prêmio em dinheiro e diploma, em cerimônia especial.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade) ou pelo tel.: 11/3208-1755 (com Ana Aoki).

(Aldo Shiguti)

 

 

Comentários: para deixar sua opinião, basta escrever sua mensagem no box logo abaixo (leavy a reply). Indentifique-se colocando seu nome/apelido e e-mail (este ficará em sigilo) e em seguida clique (Submit Comment). E pronto é só aguardar.

f share = compartilhar no facebook

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
DIA DAS MÃES: Café Kohii promove bazar no próximo ... O Kohii Café, localizado no Bairro Oriental, estará promovendo no próximo dia 5, sábado, das 11 às 17 horas, o 3º Kohii Bazar. A ideia  é oferecer uma...
CULTURA: ‘Pequeno Japão’ traz a cultura nipônica p... O Mogi Shopping está com uma programação diferenciada para o Dia das Crianças. Durante toda a semana, funciona próximo ao Balcão de Informações, a atr...
OSASCO: Tainá Akemy é a Miss Nikkey Osasco Realizado pela Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) no dia 20 de maio, o concurso Miss Nikkei Osasco consagrou a beleza ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *