COPA DO MUNDO: Entidades nikkeis criam Comissão para Apoio aos Turistas Japoneses

 

Em entrevista coletiva em que os organizadores tentaram seguir “os padrões internacionais” – com direito a apresentação em telão e a mesa de autoridades distante dos jornalistas –, representantes das cinco principais entidades nipo-brasileiras – Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, e Aliança Cultural Brasil-Japão – anunciaram a criação da Comissão de São Paulo para Apoio aos Visitantes Japoneses na Copa do Mundo no Brasil. O cônsul geral do Japãoem São Paulo, Noriteru Fukushima prestigiou a primeira parte da apresentação, feita em japonês.

 

Mesa foi formada pelos representantes da Comissão (foto: Aldo Shiguti)

 

Uma das decisões da Comissão – que tem à frente o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita – foi a montagem de um pool de sites das entidades ligadas com o do Consulado Geral do Japão em São Paulo, em que cada uma das cinco entidades estarão prestando serviço de acordo com sua especialidade. No ar desde o último dia 28, não é necessário acessar nenhum site específico para obter as informações. Ao entrar na página, em japonês, de cada entidade participante, basta ao internauta clicar no banner com a bandeira brasileira.

O Bunkyo, por exemplo, apresenta temas relacionados à cultura, além de uma série de informações úteis ao turista. Focado na área da saúde, o Enkyo destaca, entre outros itens, os serviços do ambulatório localizado no Bairro da Liberdade e o atendimento oferecido pelo Hospital Nipo-Brasileiro,em Guarulhos. Osite ainda relaciona os planos de saúde atendidos pela organização, incluindo os de abrangência internacional.

Já o Kenren está voltado a oferecer acomodações de emergência aos turistas, disponibilizadas pelas associações de províncias locais. Três kenjinkais disponibilizaram vagas a pedidos de suas respectivas províncias. São eles: a associação Miyagui, com 40 acomodações, Akita (30) e Fukushima (10).

 

Site está no ar desde o último dia 28 (foto: divulgação)

 

A Aliança Cultural Brasil-Japão está convocando tradutores e interpretes voluntários para turistas interessados em aprender noções básicas da língua portuguesa.

E, finalmente, o site da Câmara Japonesa traz os links de cada entidade bem com o do Consulado, reforçando esse atendimento.

 

Suporte emergencial – Como fizeram questão de frisar os representantes das cinco entidades, trata-se de uma iniciativa para atender turistas japoneses em caráter emergencial. Segundo o presidente do Kenren, Akinori Sonoda, a ideia vem sendo discutida desde novembro de 2013.

De acordo com o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, o projeto foi uma iniciativa das cinco entidades e contou com apoio do Consulado. A expectativa, explica, é que entre 5 e 10 mil turistas japoneses visitem o país no período da Copa do Mundo.

“Nossa preocupação é atender bem esses turistas para que eles tenham uma boa impressão do país e voltem para nos visitar em 2016, quando o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos”, destacou Kita, lembrando que caberá ao Consulado prestar atendimento em caso de perda de documentos, e outros problemas.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CIDADES/REGISTRO: 4º Tooro Nagashi da Paz e 52º Bo...   A exemplo de 2011, quando as chuvas adiaram o 3º Tooro Nagashi da Paz de Registro, obrigando sua realização no mesmo dia do 51º Bon Odori, t...
CARNAVAL 2015: ‘Obrigado, Águia de OuroR... A Vai-Vai foi a grande campeã do carnaval paulistano de 2015. A escola, que homenageou a cantora Elis Regina, totalizou 269,9 pontos contra 269,6 da M...
CARNAVAL: Águia de Ouro homenageia os 120 Anos do ... Os imigrantes japoneses atravessaram o mundo em busca de felicidade e prosperidade. Hoje, passado pouco mais de um século, a saga dos pioneiros vai se...
BAIRROS: Comunidade japonesa é homenageada nos 462...   No último dia 15, dentro das comemorações dos 462 anos do bairro de Santo Amaro, a professora de dança Hideko Yoshizawa e um grupo de 20 sen...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *