COPA DO MUNDO: Rio Grande do Norte se prepara para receber turistas japoneses

 

O novo embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, esteve na capital potiguar no último dia 27 para conhecer a cidade e a Arena das Dunas, estádio em que a seleção japonesa enfrentará a Grécia, no dia 19 de junho, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Fifa 2014. De acordo com o embaixador, Natal receberá entre 7 mil e 10 mil turistas japoneses durante o Mundial e, ainda, a presença de um membro da família imperial do Japão para assistir ao jogo. Umeda foi recebido pela governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que deu boas vindas ao embaixador e falou sobre a preparação para a Copa.

 

Novo embaixador do Japão e governadora conversaram sobre os preparativos para a Copa (foto: Vivian Galvão – Assecom)

 

“Estou muito feliz em saber sobre a sua boa impressão da nossa cidade, pois sei que ela será transmitida aos japoneses que aqui virão. Com a simpatia que existe entre Brasil e Japão, tenho certeza que eles se sentirão em casa na nossa terra. Espero que os japoneses venham, conheçam nossas praias, artesanato, gastronomia e voltem outras vezes. O Brasil tem a maior colônia japonesa do mundo e este será um momento para estreitar laços não apenas com gols, mas fazer crescer a relação entre os dois países e, principalmente, com o Rio Grande do Norte”, disse Rosalba Ciarlini.

Kunio Umeda informou que durante o Mundial a imprensa japonesa, formada por cerca de 200 a 300 jornalistas, estará na cidade para divulgar além dos jogos, as belezas de Natal e transmitir mensagens positivas para o Japão. A overnadora ressaltou que as equipes terão o apoio necessário e lembrou da visita recente da rede de televisão Fuji à capital.

Sobre o futebol, o embaixador afirmou que os japoneses são gratos ao Brasil, pois a partir dos jogadores brasileiros puderam aprender a técnica e o profissionalismo exigido pelo esporte. “Há 20 anos, não conseguíamos nem imaginar que a nossa seleção japonesa pudesse disputar uma Copa do Mundo. Então, somos muito gratos ao Brasil e a jogadores como o Zico, que nos proporcionaram isso. Tenho certeza que a Copa do Mundo será um sucesso”, pontuou Kunio Umeda.

Após a audiência com a Governadora, o embaixador do Japão se reuniu com representantes das áreas da Segurança, Saúde e Turismo. Na reunião ficou definido que o serviço da embaixada estará disponível para atuar em conjunto com o Estado para orientar e acolher o turista japonês com postos de informações nos pontos de chegada (Aeroporto, Porto e Rodoviária) e postos de atendimento em pontos de grande concentração turística como a Praia de Pipa, o Cajueiro de Pirangi, balneários, dunas móveis e shoppings centers.

Além disso, também será dado suporte aos turistas no Centro de Convenções de Natal, onde irá funcionar uma espécie de embaixada e a Delegacia do Turista, e no Centro de Tickets, que será no Shopping Cidade Jardim, para a troca de ingressos.

Participaram desta reunião, o secretário de Estado da Segurança, General Eliéser Girão Monteiro; o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho; o coordenador da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa), João Fernandes e; a coordenadora da rede de urgência e emergência e responsável pelas ações de Saúde na Copa, Walkíria Nóbrega.

(ASSECOM/RN)

 

Diretor executivo da ABIH-RN destaca distância entre hotéis e estádio para atrair japoneses

 

A distância entre o estádio Arena das Dunas, onde o Japão enfrentará a seleção da Grécia no dia 19 de junho, e os polos de maior concentração hoteleira de Natal é uma das vantagens apontadas pelo diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH-RN –, Marcio Guedes Miranda como trunfo para atrair turistas japoneses. Segundo ele, o trajeto pode ser feito em apenas 15 minutos.

 

O diretor executivo da ABIH-RN, Marcio Guedes Miranda em visita ao Jornal Nippak (foto: Aldo Shiguti)

 

Miranda esteve na capital paulista no último dia 17 para participar do workshop “Natal com Você na Copa”, realizado no Circolo Italiano (zona Sul de São Paulo).

 

Estádio da Arena das Dunas, local onde a seleção Japonesa enfrentará a Grécia no dia 19 de junho (foto: divulgação)

 

O diretor executivo da entidade explica que o evento contou com a presença de cerca de 300 agentes de turismo, dez operadoras e 35 associadas da ABIH-RN. No próximo dia 10, será a vez de Belo Horizonte receber o workshop.

 

Polo hoteleiro de Natal, que conta com 30 mil leitos, fica distante cerca de 15 minutos (foto: divulgação)

 

Segundo Miranda, a hotelaria de Natal conta com cerca de 30 mil leitos. A meta é atingir entre 80 e 90% de lotação no período da Copa. A torcida é para que a Seleção Japonesa fique em segundo em sua chave, que conta ainda com as seleções da Costa do Marfim e Colômbia. Se isso ocorrer (o Japão ficar em segundo), a Seleção Japonesa volta a jogar na Arena Pernambuco (local de estreia na primeira fase contra Costa do Marfim), contra o primeiro colocado do Grupo D (Inglaterra, Itália, Uruguai e Costa Rica). “Eles devem optar em ficar concentrados entre Natal e Pernambuco”, observa Miranda.

(Aldo Shiguti)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Torcedores orientais no DF... Por Renalto Alves - Correio Brasiliense   Heitor Kanegae, em frente ao Mané, onde assistirá a Brasil x Japão (foto: Daniel Ferreira/CB/D.A...
TÊNIS DE MESA: Jogo das lendas do tênis de mesa Feito histórico no Brasil ocorreu no último dia 10, nas dependências do Botafogo Futebol Clube, no Rio de Janeiro. A Federação Internacional de TM (IT...
CIDADES/CURITIBA: Tereza Hatue de Rezende recebe t... “Esse título é o mais importante das homenagens. É concedido a personalidades de destaque que contribuem de forma engrandecedora, não somente para o â...
TÊNIS DE MESA: Primeira etapa da Liga Nipo-Brasile... No último dia 21, foi realizada a primeira etapa da Liga Nipo-Brasileira de Tênis de Mesa na cidade de São Bernardo do Campo pelo clube Acrepa, com gr...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *