COPANI 2017: Valter Sassaki destaca ‘experiência adquirida’ e importância de intercâmbio com outros países

Entre os dias 2 e 5 de novembro foi realizada em Lima, capital do Peru, a 19ª edição da Copani – Convenção Pan-Americana Nikkei – o mais importante evento nikkei do continente americano. Cerca de 400 pessoas de 14 países estiveram presentes, participando de reuniões, palestras, workshops e confraternizações, além do jantar em comemoração aos 100 anos da APJ – Associação Peruano Japonesa, que reuniu cerca de 900 pessoas, e do animado Matsuri Aelu (Associação Estádio La Union), com um público estimado de 20 mil pessoas.

 

Na COPA, Sassaki destaca importância do intercâmbio dos países. Foto: Arquivo Pessoal

 

A delegação brasileira, chefiada por Valter Sassaki, presidente do Nippon Country Club e da Unicin – União Internacional de Clubes e Instituições Nikkei, contou com 44 pessoas, a mais numerosa entre os países estrangeiros. De acordo com Sassaki, devido a importância do evento, estiveram presentes o embaixador do Japão no Peru, Tatsuya Kabutan, que ofereceu uma recepção a todos em sua residência na noite da abertura, e Teiji Hayashi, diretor geral adjunto para a América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Japão.

 

Participantes da copani, considerado o mais importante evento nikkei do continente americano. Arquivo Pessoal

 

O evento, que este ano teve como tema “Construindo o Futuro”, foi finalizado com sucesso nas dependências da APJ e contou com a participação de importantes palestrantes que dissertaram sobre temas relacionados a comunidade nikkei e a sociedade, como Keiko Fujimori, duas vezes candidata às Presidência do Peru e líder do maior partido do país, e Marino Morikawa, um jovem doutor peruano formado na Universiade de Tsukuba que através da nanotecnologia tem sido destaque na limpeza de águas poluídas.

 

Valter Sassaki entre os delegados. Arquivo Pessoal

 

Japan House – A conferência sobre o tema “Japão e Suas Relações com as Coletividades Nikkeis na Ameríca Latina e Caribe”, liderada pela Dra. Sachie Asaka da Universidade de Nanzan (Nagoya), contou com a participação do diretor de operações da Japan House São Paulo, Claudio Kurita, que falou sobre a iniciativa do Governo Japonês em criar um local de difusão do Japão contemporâneo em São Paulo.

Na parte cultural, destaque para a participação das cantoras brasileiras Susana Sano e Angelaisa Toyota, que se juntaram a cantores de outros países, como o peruano Alberto Shiroma, líder da banda Diamantes, que fez  sucesso no Japão nos anos 90, para apresentações no Matsuri Aelu e no Festival Artístico Internacional da Copani.

Valter Sassaki, que representou o Brasil na Assembleia da APN – Associação Pan-Americana Nikkei, destacou a eleição do peruano Fernando Suenaga para a presidência da entidade no biênio 2018/2019 e a escolha da cidade de San Francisco, nos EUA, como sede da 20ª Copani, em 2019.

Também falou sobre a oportunidade dos brasileiros de se confraternizarem e fazerem amizades com nikkeis de outros países e da experiência adquirida nas atividades que será de grande valia nas entidades em que participam no Brasil.

 

comitiva brasileira nos 100 anos da Associação Peruano japonesa. Aquivo Pessoal

 

Representatividade – Noritaka Yano, presidente da APN Brasil, ressaltou a importância da representatividade da delegação brasileira. Entre os delegados estiveram presentes o vice-presidente do Bunkyo e presidente da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, Marcelo Hideshima; o vice-presidente da Japan House São Paulo, Guillermo Muro, além de vários diretores do Nippon Country Club, como os vice-presidentes Rubens Kamoi, Pedro Kazuo Aoyagui e Hiroshi Takahashi. Desaques também para a presidente 2018 da JCI Brasil-Japão, Patrícia Murakami, o presidente do Conselho da Asebex, Claudio Sampei, o presidente do Ibaraki Kenjinkai Norihito Kurosawa, além de outros diretores e membros da APN Brasil e do Renmei/Associação Nikkei do Rio de Janeiro e dos jovens do Seinenbu Hansoro (Alta Sorocabana), Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul e Movimento Jovem do Nippon.

 

 

 

Related Post

INTERCÂMBIO: Inscrições abertas para Bolsa de Estu... A Associação Aichi do Brasil está com inscrições abertas para as bolsas de estudos oferecidas pelo Governo de Aichi, com embarque em abril/2013. Os in...
BRAGANÇA PAULISTA: Associação Nipo comemora o 6º F...   Apresentação de taikô: Aozora Daikô (foto: divulgação)     Bragança Paulista e região agitam o 6º Festival Japão neste f...
BAIRROS: Liberdade recebe segunda Operação Cata-Ba... A Subprefeitura Sé realiza neste sábado (12/5) a segunda edição da Operação Cata-Bagulho de maio, na Liberdade. Entre 7h e 12h deste sábado (12/5), os...
CAMINHADA: Grupo da Naguisa percorre Caminho do Sa...   O grupo de caminhada do Programa Arukokai Naguisa percorreu no último dia 5 um trecho do Caminho do Sal, recém-criado em junho deste ano. O ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *