COPANI: Presidida por Valter Sassaki, delegação brasileira na 19ª Convenção Pan-americana Nikkei terá cerca de 40 pessoas

Entre os dias 2 e 5 de novembro, a cidade de Lima, capital do Peru, recebe os nikkeis das Américas para a Copani – Convenção Pan-Americana Nikkei, sob o tema “Construindo o Futuro”. Durante o evento também será comemorado o Centenário da APJ – Associação Peruana Japonesa e realizado o XXVI Matsuri Aelu (Associação Estádio La Unión), o maior festival da comunidade nipo-peruana. Serão diversas palestras, reuniões e atividades de integração, com destaques para a palestra de Keiko Fujimori, duas vezes candidata a presidência do Peru e filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

 

Presidida por Valter Sassaki, delegação brasileira participa da 19ª Copani. Divulgação

 

Considerado o evento nikkei mais importante das Américas, a Copani é realizada a cada 2 anos pela APN – Associação Pan-Americana Nikkei, entidade fundada em 1981 que reúne os nikkeis do continente americano e que tem como lema “Sejamos melhor cidadãos em nossos países”. São 14 países membros: Canadá, EUA, México, Colômbia, Venezuela, Brasil, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, República Dominicana e Japão. O Brasil já sediou o evento em duas ocasiões: em 1985 e 2008, ambas em São Paulo.

 

Em 2015, Copani foi realizada na República Dominicana. Foto: divulgação

 

O Peru abriga a terceira maior comunidade nikkei do mundo, ficando atrás de Brasil e EUA. A imigração japonesa no Peru iniciou-se em 1899 e atualmente conta com mais de 100.000 descendentes. Além de conhecido por seus famosos sítios arqueológicos Incas, como Machu Picchu, o Peru vem se destacando na gastronomia – o Restaurante Maido, de comida nikkei peruana, foi eleito recentemente o melhor restaurante da América Latina.

 

Participantes da edição passada em Santo Domingo. Divulgação

 

Presidida por Valter Sassaki, presidente do Nippon Country Club e da Unicin (União Internacional de Clubes e Instituições Nikkeis), a delegação brasileira contará com cerca de 40 pessoas. O Presidente da APN Brasil, Noritaka Yano, ressalta a importância do evento, já que é a ocasião onde nikkeis de diferentes países podem se conhecer e trocar conhecimentos e experiências. Também fazem parte da delegação Susana Sano, bicampeã do Concurso Internacional da Abrac, e Angelaisa Toyota, que tem títulos de campeã paulista e brasileira,  que representarão o Brasil no concurso do Festival Cultural Internacional.

 

 

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *