COZINHA DE HASHI: Dango-Jiru (Oita)

 

Dangojiro é um prato tradicional da província de Oita na ilha de Kyushu, trata-se uma sopa tipo udon, que ao invés do macarrão utiliza-se de forma artesanal bolinho de massa (dango) esticada, os ingredientes podem ser variado a gosto. É um alimento que sustenta, mesmo só com um prato.

 

Modo de preparo Sopa de Dashi:

1. Lave o kombu rapidamente, passando-o embaixo da água corrente. Coloque a água na panela com o kombu e leve ao fogo alto.
2. Quando a água começar a borbulhar levemente, aproximadamente 85º C, abaixe o fogo e deixe no fogo médio por mais 3 minutos. É importante não deixar ferver a alga.
3. Retire o kombu da panela e guarde.
4. Aumente o fogo e quando levantar fervura forte adicione o katsuobushi, deixe cozinhar por 1 minuto e coe.

 

Modo de preparo

1. Misture a farinha de trigo tradiocional (hakurikiko) com a farinha de trigo com fermento (kyourikiko) e mexa adicionando água com sal até ganhar um pouco de consistência. Quando estiverem completamente misturados, faça bolinhas do tamanho de uma moeda de 5 centavos num vasilha, cubra com pano de prato umidecido e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

2. Corte em lascas a bardana e deixe por 25 minutos em água.

3. Corte a cenoura e inhame em tamanho de sua preferência e cozinhe.

4. Corte o frango em cubos e o shiitake e a cebolinha em fatias finas.

5. Aqueça numa panela a sopa de dashi e adicione a bardana, cenoura, frango e o shiitake.

6. Tirar as bolinhas (“dangos”) da geladeira, amasse-a deixando fino e coloque na panela, cozinhando em fogo baixo até ficar mole (cerca de 15 minutos).

7. Adicione o missô dissolvido em água até começar a ferver novamente, apague o fogo. Sirva em tigelas acrescente a cebolinha e pimenta-do-reino.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *