COZINHA DE HASHI: Houtou Nabe (Yamanashi)

 

HOUTOU-NABE é um tipo de ensopado típico da região de Yamanashi (sudoeste de Tóquio) característico pelo macarrão de udon grosso. Nesse prato não podem faltar a abóbora japonesa e o inhame, outros ingredientes podem variar a gosto. Quando não estiver disponível o macarrão específico para fazer houtou (mais grosso), use macarrão de udon comum não-cozido.

 

 

Modo de preparo Sopa de Dashi:

1. Lave o kombu rapidamente, passando-o embaixo da água corrente. Coloque a água na panela com o kombu e leve ao fogo alto.
2. Quando a água começar a borbulhar levemente, aproximadamente 85º C, abaixe o fogo e deixe no fogo médio por mais 3 minutos. É importante não deixar ferver a alga.
3. Retire o kombu da panela e guarde.
4. Aumente o fogo e quando levantar fervura forte adicione o katsuobushi, deixe cozinhar por 1 minuto e coe.

 

Modo de preparo

1. Corte o lombo suíno em cubos, o nabo, cenoura e a abóbora em espessura de 1 cm. Divida a bardana em lascas e a cebolinha em diagonal.

2. Descasque o inhame e cozinhe um pouco para ficar menos pegajoso e corte em pedaços.

3. Jogue água quente sobre abura-aguê para tirar o óleo e corte em pedaços de 1 cm de largura.

3. Ferva a sopa de dashi em panela. Coloque as verduras e, quando estiver cozido, adicione a carne suína. Tire as bolhas que forem saindo.

4. Acrescente o saquê, mirim, o shoyu e metade do missô. Deixe cozinhar um pouco.

5. Retire o excesso de pó do macarrão udon e adicione na panela, assim como abura-aguê, o shiitake, o resto do missô e cozinhe, mexendo de vez em quando.

6. Transfira para um recipiente, polvilhe pimenta shitimi e está pronto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Carrtunistas Nikkeis Mesmo sem desenhar bem, talvez seja eu, desculpe a imodéstia, o cartunista nikkei mais premiado do país, ainda. (Adoraria ser contestado). Graças ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Fim do Karaokê do Rojin Kais... Por falta de cantores da terceira idade, maiores de 60 anos, o último torneio foi a 36ª edição, em 2014, em Bauru. O torneio era rodiziado. Em cada an...
GASTRONOMIA: Patrimônio imaterial da humanidade, c...   A culinária típica japonesa, que recebeu da Unesco o registro de patrimônio imaterial da humanidade, é um dos principais destaques do Festiv...
SILVIO SANO > NIPÔNICA: E os Samurais Blue, héim?!...     Pois é, os Samurais Blue despediram-se da Copa de forma melancólica ao serem goleados pela Colômbia por 4 a 1. Não falo de for...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *