CUIABÁ-MT: Segundo Tanabata Matsuri e Festival do Japão de Cuiabá atraiu uma multidão em três dias de evento

 

Em sua segunda edição, o Tanabata Matsuri e Festival do Japão de Cuiabá reuniram mais de 20 mil pessoas nos três dias de evento no ultimo final de semana (31 de agosto, 01 e 02 de setembro), no Estacionamento do Shopping Pantanal, na área central da capital do Mato Grosso. O evento contou com as presenças do vice-governador do Mato Grosso, Chico Daltro (PMDB), vice-cônsul do Japão no Brasil, Yasuyuki Nakayama, Koichi Nakazawa (presidente da Associação de Miyagui Kenjinkai do Brasil), João Laino (Secretário Estadual de Cultura), Secretário Municipal Cultura, Luis Poção (representando prefeito de Cuiabá, Francisco Galino),  Akinori Sonoda (presidente do Kenren), presidente da Comissão Organizadora do Festival do Japão em São Paulo, Nelson Maeda, presidente de honra da Comissão Organizadora do Mato Grosso, Akira Ozaki e o senador Pedro Taques (PDT-MT). Em seu segundo ano consecutivo, o festival a partir desse ano faz parte do calendário oficial das festividades da cidade de Cuiabá, uma iniciativa do prefeito Francisco Galino e do vice-governador Chico Daltro.

 

Cerimônia de abertura, com a abertura do saquê (foto: Luci Judice Yizima)

 

Autoridades estavam presentes (foto: Luci Judice Yizima)

 

Para a comissão organizadora, o evento superou as expectativas, em público e em atrações. “Este evento só tem a crescer. As atrações fizeram muito sucesso e estou muito satisfeito. Cuiabá veio em peso para prestigiar a festa que contou com as mais variadas da cultura e culinária japonesa”, afirmou presidente da Comissão Organizadora do evento, Yuji Izawa.

 

As mais variadas atrações culturais agitaram os visitantes (foto: Luci Judice Yizima)

 

(foto: Luci Judice Yizima)

 

O vice-governador, Chico Daltro destacou a presença do cônsul Geral do Japão no Brasil, Kazuaki Obe no ano passado. “Quando tive em São Paulo em uma reunião com a Câmara do Comércio Brasil – Japão, o então cônsul, Kazuaki Obe firmamos acordos juntamente com a província de Miyagui, região atingida pelo tsunami, que faríamos uma festa em Cuiabá, antes só executada em São Paulo, o Tanabata Matsuri”, explica. “Para demonstrar o respeito à comunidade japonesa mato-grossense, no ano passado foi feito o primeiro Tanabata Matsuri e Festival do Japão em Cuiabá. O evento atraiu uma multidão de pessoas, e promoveu o turismo interno e externo, a festa fomentou nos setores de agronegócios e terceiro setor”, conclui.

 

(foto: Luci Judice Yizima)

 

(foto: Luci Judice Yizima)

 

Segundo o vice-cônsul Yasuyuki Nakayama, o festival foi um dos projetos concluídos do seu chefe o cônsul Kazuaki Obe. “A minha missão é manter forte o laço entre Cuiabá e Japão”, promete. “Meu chefe, quando foi embora me deixou a incumbência de ajudar no Festival do Japão de Mato Grosso. Estou com vergonha, pois não cumprir com o que foi prometido ao meu chefe, quando cheguei aqui já estava tudo pronto, essa linda festa. Parabéns Cuiabá… Parabéns Mato Grosso…”, finaliza o vice-cônsul Nakayama.

 

Concurso de Cosplay também fez parte da programação (foto: Luci Judice Yizima)

 

(foto: Luci Judice Yizima)

 

Miss Nikkey Mato Grosso (foto: Luci Judice Yizima)

 

Com as mais variadas atrações culturais como show do cantor Joe Hirata, Akemi Matsuda, Nobohiro Hirata e Melissa Kuniyoshi que agitaram a galera, além de apresentações de artes marciais, mágica, taiko, danças, workshop de origami e kirigami, e a farta gastronomia japonesa. A festa também contou com o concurso de Cosplay e Miss Nikkei de Mato Grosso apresentado pelo ator Kendi Yamai com uma plateia lotada e muitas torcidas organizadas.

 

Kendi Yamai apresentou o Concurso Miss Nikkei de Mato Grosso (foto: Luci Judice Yizima)

 

A pequena Melissa Kunisyoshi foi uma das atrações do evento (foto: Luci Judice Yizima)

 

(foto: Luci Judice Yizima)

 

Tradição – O festival “Tanabata Matsuri’ teve origem no Japão no século IX e é a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, sendo realizado no Bairro Liberdade, em São Paulo, desde 1979. No ano passado, foi a primeira vez que o evento foi realizado fora da cidade de São Paulo.

 

 

 

(Luci Júdice Yizima)

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: JAPÃO, 70 ANOS: ESQUECEMOS A...   A Revista Piauí, de fevereiro, traz um ampla reportagem a respeito do evento, sob o título “Sexo depois da guerra”, na Alemanha, Itália,...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Assembléia da Federação de 3...   Ocorreu no dia 10, com início às 9h em Araçatuba, na sede da Nipo. Anteriormente, já tinha realizada a da Sociedade da Difusão da Língua Jap...
SOCIAL: 3ª Edição do Japan Matsuri em Osasco Festival - A Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) realizou nos dias 2 e 3 de junho, em sua sede esportiva, a 3ª edição d...
SOCIAL: Tradicional Baile Alegro/Noite do Branco NOITE DO BRANCO – A promoter Beth Yajima realizou no dia 19 de dezembro, nas dependências da Associação Miyagui Kenjin do Brasil, no bairro da Liberda...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *