CULTURA: 6º To-Sa Matsuri acontece neste fim de semana com etapa do Cosplay World Masters

Depois da Província de Okinawa, que esteve em alta nos dias 19 e 20 com a realização do 15º Okinawa Festival (leia mais à página 12), outro Kenjinkai prepara uma grande festa para apresentar aspectos peculiares de sua cultura. Desta feita é a Associação Cultural dos Provincianos de Kochi, que realiza neste fim de semana (26 e 27), no Parque da Água Branca, em São Paulo, a sexta edição do To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão.

 

6º To-Sa Matsuri acontece neste fim de semana no Parque da Água Branca. Foto: Aldo Shiguti

 

Como nas edições anteriores, o evento conta com workshop, oficinas culturais, artesanato, comidas típicas do Japão, em especial da província de Kochi e de algumas regiões do Brasil, além de outras atrações.

Destaque para as apresentações do grupo de taiko Sakura Fubuki e de grandes nomes da música japonesa, como Joe Hirata e Ricardo Nakase, além de demonstrações de artes marciais com os irmãos Horácio e Akira Saito, os Saito Brothers.

 

Presença de cosplayers é uma das marcas registradas do To-Sa Matsuri desde a primeira edição. Foto: Aldo Shiguti

 

Este ano, também está programada a volta da Parada Taiko, que terá a participação de cosplay e yosakoi. A grande atração, porém, promete ser a realização de uma das etapas do Cosplay World Masters, que acontece no domingo, por volta das 17 h, no palco prioncipal, com shows de Diogo Miyahara e da Banda Gaijin Sentai.

Outra novidade, explica o presidente da Comissão Organizadora do 6º To-Sa Matsuri, Fabiano Shiokawa, será um Espaço Cultural dedicado à Província de Kochi, que ficará a cargo do Kochi Seinenbu-Bu, o Departamento de Jovens da associação.

 

Augusto Takeda, Mario Kato, Arnaldo Katayama e Fabiano Shiokawa. Foto: Aldo Shiguti

 

Yosakoi e onagadori –  De acordo com Mario Kato, os visitantes poderão conhecer um pouco da história e as atrações turísticas de Kochi, província localizada no litoral sul da ilha de Shikoku, através de fotos e vídeos e também participar de workshop de yosakoi matsuri, estilo de dança que se tornou popular entre os jovens nikkeis e que teve sua origem em Kochi, em 1954, se propagando depois para o resto do Japão.

Presente desde a segunda edição do To-Sa Matsuri, Mario Kato explica que o governo japonês pretende apresentar o yosakoi ao mundo nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, e para isso quer a participação de grupos de outros países. E o Brasil pode ser um deles.

Os organizadores também prometem apresentar, pela primeira vez,  o onagadori – galo ornamental de Kochi-ken, com cauda de mais de dez metros (no Japão, eles existem de verdade, aqui, ele será  apresentado na versão empalhada).

Fabiano Shiokawa, que assumiu a Presidência da Comissão Organizadora do To-Sa Matsuri no lugar de Augusto Takeda, um dos idealizadores do evento e hoje vice-presidente de transição, o festival deste ano será uma espécie de “piloto” para o ano que vem, quando o kenjinkai de Kochi estará celebrando o seu 65º aniversário de fundação e também os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Grupo Sakura Fubuki Taiko é uma das atrações do To-Sa Matsuri. Foto: Aldo Shiguti

 

65 anos – Primeiro não descendente de Kochi a assumir o To-Sa Matsuri, Fabiano Shiokawa explica que a ideia é “juntar o To-Sa Matsuri com a cerimônia comemorativa dos 65 anos de fundação do kenjinkai”. “Para isso pretendemos corrigir os eventuais erros este ano”, disse Fabiano, que conta com apoio de seu antecessor e também da diretoria do Kenjinkai de Kochi.

“Quando aceitamos a ideia apresentada pelo Augusto Takeda, cuja intenção era retribuir o que aprendeu no Japão, achávamos que seria uma ótima oportunidade para prepararmos futuras lideranças”, conta o presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi, Arnaldo Katayama, acrescentando que “e o Fabiano, que acompanha desde a primeira edição, também abraçou o evento”. “Para nós, não é necessário ser da província, todos são bem-vindos. Hoje, até para garantir sua própria sobrevivência, os kenjinkais precisam dar oportunidade aos jovens”, explica Arnaldo.

 

Evento terá uma ampla praça de alimentação. Foto: Aldo Shiguti

 

Província de Kochi – Compreende a parte sul da ilha de Shikoku, de frente para o Oceano Pacífico. Possui o maior território e é a menos populosa das quatro províncias da ilha. A maior parte da província, cerca de 89% de seu território, é montanhosa. Apenas em algumas áreas, como ao redor da cidade de Kochi e Nakamura, há uma planície costeira.

Kochi é famosa por possuir alguns dos rios mais limpos do país, como os de Shimanto e o Yasudagawa. A região concentra grandes rios como o de Shimanto, que corre na parte ocidental da província e desce do Monte Ishizuchi até a Baía de Tossa, e o de Yoshino, que vem de fora da província e vai em direção a Tokushima.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    6º To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão

    Quando: Dias 26 e 27 de agosto. Sábado e domingo, das 9 às 19h30

    Onde: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – próximo à estação Barra Funda do metrô)

    Entrada franca

    Informações:

    www.tosamatsuri.com.br

     

     


     

    PROGRAMAÇÃO DE SHOWS – Palco Principal

    DIA 26 (SÁBADO)
    APRESENTADOR: MARCOS AGUENA (O JAPA)

     

    Joe Hirata estará se apresentando no palco do To-Sa no sábado. Foto: Aldo Shiguti

     

    9H30: Marcos Aguena

    10H: Rádio Taissô

    10H30: Rizumu Kenko Taissô

    11H: Aceppa – Associação Cultural Esportiva de Projeto Prol Atleta (Karate-do Goju-ryu)

    11H30: Sorteio

    11H45: Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai Aikido

    12H30: Grupo Ichi Hanno – Música Rock Okinawa

    13H30: Fernando Chinem – Psy Cover Dança

    14H: Joe Hirata

    15H: Cerimônia de Abertura Oficial

    16H: Grupo Ryo – Yosakoi (Dança Yosakoi)

    16H30: Sorteio

    17H: Apresentações de Dança

    18H15: Show com Ricardo Nakase

    19H30: Encerramento

     

     

    DIA 27 (DOMINGO)

    9H30: Sakura Fubuki Taiko

    10H: Radio Taissô

    10H30: Rizumu Kenko Taiso

    11H: Associação Mugen-kan Shorin-ryu Karate-do e Kobudo

    11H30: Programa A-Judô (Judô)

    12H: Grupo K-Pop

    12H15: Sorteio

    12H30: Saito Brothers (Campeões Mundiais) e Associação Shizuoka Goju-kan Karate-do Goju-ryu

    13H: Parada Taiko

    14H: Rizumu Kenko Taiso

    14H30: Sorteio

    15H: Sakura Fubuki Taiko

    15H30: Vinicius Sadao – Shamisen

    16H: Country Club Valinhos – Shotokan-ryu Karate-dô

    16H30: Chamada para a Final Cosplay            –

    17H: Grande final World Master Cosplay e Show Diogo Miyahara e Banda Gaijin Sentai

     

    *Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

     

     

     

    Related Post

    SUMÔ: Participação da Venezuela é considerado um m...   Uma competição como há muito não se via. O 51º Campeonato Brasileiro Masculino, 15º Campeonato Brasileiro Feminino, 17º Campeonato Sul-Ameri...
    PARA OS FÃS DO ULTRAMAN: Lançamento do livro Ultra... Neste sábado, 19 de agosto, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – receberá o lançamento do livro Ultraman (Editora Est...
    KENJINKAIS: Associação Tottori recebe intercambist... A Associação Cultural Tottori Kenjin do Brasil promoveu em novembro o “Projeto de Intercâmbio de Jovens de Tottori e de Ex-Bolsistas”, cujo objetivo f...
    COTIA/SP: Templo Principal da Praça Japonesa é Tot...   De Fau Barbosa (Portal Viva)   Por volta das 17:55hs da sexta-feira(18), um dos cartões postais da cidade, a Praça Japonesa, tamb...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *