CULTURA: 8º Festival do Japão de Campinas espera mais de 10 mil visitantes nos dias 9 e 10

O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas realiza no próximo final de semana (9 e 10 de junho), em sua sede, no Jardim Guanabara, a oitava edição do Festival do Japão. Inspirado no festival homônimo realizado há 14 anos pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) na capital paulista, o de Campinas também cumpre um importante papel dentro da comunidade nipo-brasileira da região ao divulgar e preservar a cultura japonesa às novas gerações e também à sociedade em geral. A expectativa é receber entre 10 e 15 mil visitantes da Região Metropolitana de Campinas, que inclui as cidades de Vinhedo, Valinhos, Sumaré, Paulínia, Itatiba, Indaiatuba, Hortolândia e Holambra.

Festival do Japão de Campinas visa preservar e divulgar a cultura japonesa (foto: divulgação)

 

“Geralmente, quando as associações organizam algum evento, fica restrito apenas para os associados e seus familiares. Muitas vezes, os próprios nikkeis não fica sabendo”, explica o presidente da Comissão Organizadora e idealizador da idéia, Tadayoshi Hanada.

Apresentação de dança é destaque na programação (foto: divulgação)

 

Não à toa, explica Hanada, uma das preocupações é diversificar a programação com o objetivo de oferecer ao público uma oportunidade de conhecer o Japão sem sair de Campinas. “As atrações dão um toque especial ao Festival”, conta Hanada, lembrando que o Festival do Japão de Campinas é realizado desde 1995 e faz parte do calendário oficial de Campinas e integra a semana da Comunidade Japonesa do município (lei numero 9736 de 6 de maio de 1998).

Oficina de Shodô acontece durante o Festival do Japão de Campinas (foto: divulgação)

 

Na parte de shows, o público de Campinas e região terá, mais uma vez, o privilégio de assistir o início da turnê da cantora japonesa Mariko Nakahira, que sempre começa suas apresentações em território brasileiro por Campinas. Também estão confirmadas as presenças dos cantores Joe Hirata, Karen Ito, Erika Pedrão, Yukie Kakinoki, Grupo Todos Nós, Yoshiaki Shinde e a apresentação de campeões de karaokê.

A carismática Mariko Nakahira é presença garantida (foto: divulgação)

 

Haverá ainda apresentações dos grupos de taikô Wadaiko Tsubame Campinas e Ryukyu Koku Matsuri Daiko; de yosakoi soran, com Zenshin Nipo Campinas; de shamisen de Okinawa com os professores Uehara e Shiroma; e demonstrações de artes marciais (judô, karatê, aikidô e kendô, entre outras). Destaque para a Orquestra de Taishô Koto de São Paulo e do Grupo Awa Odori Represa.

Oficinas movimentam o público durante os dois dias (foto: divulgação)

 

 

Alimentação – Durante os dois dias, haverá diversas oficinas, entre as quais de ikebana, origami e shodô e curso de temaki. A Praça de Alimentação também é uma atração à parte. “A proposta é promover uma integração entre os jovens das associações de Campinas, do Macuco (Valinhos), Associação Okinawa Kenjin de Okinawa de Campinas, Pedra Branca e Tozan, além de instituições como Seicho-no-Ie e do Templo Budista Honpa Hongwanji”, observa Hanada, acrescentando que em 2012 Campinas comemora 30 anos de irmandade com a cidade japonesa de Gifu e como parte das comemorações será elaborada uma exposição contando a história do relacionamento e intercâmbio, que tem sido muito produtivo para ambas as cidades.

Praça de alimentação é sempre muito concorrida (foto: divulgação)

 

 

SERVIÇO

8º FESTIVAL DO JAPÃO DE CAMPINAS

Quando: Dias 9 e 10 de junho, a partir das 10 horas. Abertura: Sábado: às 11 horas

Onde: Rua Camargo Paes, 118 – Jardim Guanabara – Campinas (SP)

Entrada franca

Informações pelos telefones.: 19/3241-1213 ou 3241-1719 (Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LINS: Mostra fotográfica marca início das festivid... No último dia 16, a cidade de Lins (SP) deu início às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. O objetivo da Comissão Organizadora, presidida...
FOTOGRAFIA: Fundação Japão promove exposição itine... A exposição internacional “Tohoku -  através do olhar dos fotógrafos japoneses” já está em cartaz em Curitiba, no Museu Paranaense, onde permanece até...
COMUNIDADE: Ubatuba pode ganhar marco em homenagem...   Considerada um paraíso ecológico do Litoral Norte paulista e um dos mais procurados pelos turistas do Brasil, o município de Ubatuba pode ga...
TANABATA MATSURI: Apesar da chuva de sábado, 38ª e... Apesar da forte chuva que caiu na tarde de sábado (16) sobre a cidade de São Paulo, a 38ª edição do Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas – confirm...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *