CULTURA: Biblioteca Mário de Andrade terá II Semana do Japão com haicais e oficinas

Para promover reflexão sobre a mistura de culturas entre Brasil e Japão, a Biblioteca Mário de Andrade realiza a II Semana do Japão, entre os dias 18 e 24 de julho, em São Paulo.

Oficina de Shodô. Foto: Juca Lopes.

Oficina de Shodô. Foto: Juca Lopes.

Ancestralidade e kokoro (palavra que se relaciona a coração, mente, e às relações estabelecidas entre a pessoa e as coisas, pessoas, lugares etc), serão os vetores dessa semana que terá programação intensa e 24h voltada para as interações culturais entre Brasil e Japão.

No dia 18, a partir das 19h, a semana começa com o lançamento do catálogo impresso “Pisho Xodô: a escrita como ato”, projeto de aproximação entre a pichação e o shodô, que aconteceu na Casa das Rosas no início deste ano. No dia, serão colocados à venda catálogos com tiragem limitada.

Duas grandes exposições marcam a abertura dos trabalhos e ficam disponíveis 24h até o dia 30 de julho: as obras de Midori Hatanaka, que traz peças elaboradas em papel de arroz, tinta acrílica e folha de ouro, encapsuladas em placas de acrílico, inspiradas no famoso O Livro de Cabeceira ou O Livro de Travesseiro (makura no sōshi), tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e a exposição “De Identidades e Identificações”, com trabalhos de Helena Hashimoto. Esta segunda com a proposta de concretizar mil representações de faces conhecidas utilizando vários procedimentos de gravura. Ideias como repetição e meditação se aliaram, na forma, ao sentido da efemeridade dos gestos pictóricos, irrepetíveis e irrefutáveis. Com o andamento do projeto, novas faces da história da arte começaram a se oferecer em meio a faces de familiares e colegas próximos.

No decorrer da semana, os fãs de haicai, poderão contar com oficinas onde os participantes conversarão sobre esse estilo de poesia por meio de exemplos no trabalho de poetas brasileiros, japoneses e nipo-brasileiros, além de exercícios de criação poética e oficinas de encadernação. Também haverá performances de Tatiana Abitante e o grupo invisibili(cidades) onde será explorada a mitologia xamanista do Shinto criando uma narrativa única.

 

Meditação – Para os visitantes que quiserem acalmar a mente, haverá meditação Zazen, principal prática da Escola Budista Soto Zenshu do Japão, seguida do espetáculo “Coisas que fazem o coração bater mais forte”, onde Erika Kobayashi relembra a tradicional cerimônia do chá japonesa.

Os admiradores da caligrafia japonesa não ficam de fora. No dia 21/07, haverá oficina de Shodô (caligrafia artística japonesa) considerado uma das artes mais tradicionais na forma de escrita. Durante a oficina os visitantes poderão aprender e praticar a arte. Já os que gostam de desenhar, poderão participar da edição especial do Desenhaço na Mário, onde será possível experimentar o uso do fude (pincel tradicional japonês) em diferentes tipos papéis.

A programação da semana termina em grande estilo. Além da programação cultural com shows e filmes, haverá oficina de culinária japonesa, onde será possível aprender a fazer receitas de yakissoba, arroz para sushi e sushis (temaki e hosomaki); oficina de origami, aberta para adultos e crianças e feirinha gastronômica, com os foodtrucks: Furikake, Samurai Kobe, Lamen 4 you e Matsuo Sushi e para adoçar o paladar os doces da Choco gourmand.

 


 

II Semana do Japão na Biblioteca Mário de Andrade

Gratuito

Data: 18 a 24 de julho de 2016

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94, Centro – (Prox. Metrô Anhangabaú – República)

Informações: 3775-0002

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Associação Okinawa Kenjin do Brasil fa... Fundada em 1926 com o objetivo de promover e incentivar a mais ampla e perfeita harmonia entre os associados e apoiar atividades culturais, esportivas...
COMUNIDADE OKINAWANA: 27º Kyodo Matsuri e Miss Ryu...   A Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil realizam neste domingo, 27 de julho, no CCOB, em Diadema (SP), o...
MOGI DAS CRUZES: 12º CONCURSO MISS E MISTER AKIMAT... Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do concurso “Miss e Mister Akimatsuri Junior”, que será realizado dia 8 de abril na 32ª Festa de Akimats...
ESPECIAL: 30º Akimatsuri destaca contribuição da c... A 30ª edição do Akimatsuri – Festa de Outono – da Associação Cultural de Mogi das Cruzes prossegue neste final de semana (18 e 19), em sua sede esport...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *