CULTURA: Bunkyo homenageia escritores, poetas e mangakás

 

A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), realizou no último dia 17, no Salão Nobre da entidade, a cerimônia de outorga do 42º Prêmio Literário Nikkei. O evento contou com a presença de cerca de 120 pessoas.

Neste ano, a Comissão concedeu o Prêmio de Menção Honrosa (Kasaku Sho) a três publicações em língua japonesa. Hanayome Imin – Umi wo Watatta Hanayome tachi wa (As noivas imigrantes – As noivas que Atravessaram Mares), de autoria de Taki Yurika que, além de abordar esse sistema, enfoca a decisão de “partir para uma terra desconhecida para casar com um homem que nem conhece” e as aventuras e desventuras de alguns desses casais.

 

Cerimônia de premiação foi realizada no dia 17 de novembro, no Salão Nobre da entidade (Foto: divulgação/Bunkyo)

 

Wasurenagusa (nome da flor “Não se esqueça”), de Toshiko Kato, com parte dos poemas traduzidos em português, que foi editado pela Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas, São Paulo. Toshiko é membro do grupo Sakyu Kukai há cerca de 15/16 anos. “Para nós apreciadores (da poesia haiku), proporcionou muitos momentos de alegria e tornou-se uma grande poetisa”, escreve Hitomi Hoshino, mestre do grupo. De acordo com ele, a poetisa, prestes a completar 80 anos de idade, passou a ser chamada de “mãe” do grupo.

Masao Shimasaki, recebeu a Menção Honrosa em nome da Aliança Nippaku Bunka Taiku Kyokai (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Aliança) e agradeceu o reconhecimento da Comissão à publicação Aliança Ijyu chi Sousetsu 80 nen, realizada com o objetivo de registrar a trajetória dos 80 anos da Colônia Aliança. Com 19cm x 27cm e 345 páginas, o livro inclui também fotos e mapas.

Português – Em português, o destaque foram as duas homenagens especiais para a escritora Lucília Junqueira de Almeida Prado, considerando entre suas inúmeras obras, duas particularmente: “O Amor é um Pássaro Vermelho” e “Sob as Asas da Aurora”.

Já Luiz Kobayashi, autor da obra “Peregrinos do Sol – A Arte da Espada Samurai”, fez um discurso bilíngue, dizendo-se “muito honrado” com a homenagem especial e destacou que seu livro nasceu da constatação de que “não há fontes adequadas”, em português, relacionadas aos temas da cultura japonesa, a despeito do crescente interesse de todos em relação a isso.

Já o Concurso de Manga recebeu 10 obras de várias localidades de São Paulo, não somente da cidade de São Paulo, demonstrando uma abrangência interessante. Para esta terceira edição do concurso adotou-se como tema a frase Quando o sonho…, permitindo que o autor completasse o sentido do enunciado conforme sua vontade.

Empatados em primeiro lugar estiveram: Roberto Kohama que apresentou o “Roteiro da Mangaká” e Aline Yuri Ieiri com a obra “Um sonho de luta”. Em segundo ficou Rafaela Miyai com “Yume” e terceiro Marcela Ono Uchida com “Você tem um sonho?”.

No encerramento da solenidade, também foram pre­miados os 16 vencedores do 3º Concurso de Haiku, realizado em 19 de agosto.

 

Foram eles:

Tokusen Kendai  (inscrição por correspondência)

1) Keiko Sato

2) Shigueko Konishi

3) Akemi Nishikawa

4) Asatoshi Fujita

5) Mitiko Hirose

6) Sakae Eimori

7) Paulo Hidaka

8) Matsuo Tateishi

9) Midori Yamashiro

10) Yoshiko Terao

11) Hiroyuki Higashi

12) Tokushi Suga

 

Tokusen Sekidai  (inscrição no dia)

13) Mikio Higuchi

14) Mikio Higuchi

15) Kazuyo Kodama

16) Megumi Kacuta

 

Fonte: Site do Bunkyo

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SÃO PAULO: PREFEITO JOÃO DORIA PODE IMPLEMENTAR LE... Após mais de dez anos de luta contra a especulação imobiliária e a favor do verde, a lei do vereador Aurélio Nomura, líder do governo na Câmara Munici...
SOFTBOL: Central Glória conquista a X Taça Brasil ...   Realizado no Nikkey Clube de Marília , interior de  São Paulo, nos dias  27 e 28 Abril 2013, a X Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: 10º Concurso de Integração R... Professora Mary Hassunuma com a equipe de Bauru e Lins (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)   Realizado no dia 21 de abril, em Pereira Barreto. Os...
ESPETÁCULO: XVI Gran Kouhaku The Friends acontece ...  O Grupo The Friends e seus associados organizam o XVI Gran Kouhaku em 16 de dezembro, em São Paulo. Aproximadamente 50 cantores interpretam cançõe...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *