CULTURA: Comunidade Yuba realiza Encontros de Cinema com Corações Sujos e Tora-san

 

Nesta sexta e sábado (dias 26 e 27), a Comunidade Yuba, no município de Mirandópolis (SP), realizará o evento “Encontro de Cinema” em homenagem àqueles que contribuíram para enriquecer os conhecimentos através do encantamento do cinema.

 

Torasan, otoko wa tsuraiyo (foto: divulgação)

 

A programação do primeiro dia será realizada no refeitório da comunidade para relembrar as antigas tradições, e por questão de espaço vai ser somente para convidados dos bairros Alianças.

A programação do segundo dia será realizada no Teatro Yuba, por isso é aberta aos todos interessados, com exposição de acervos de cartazes da época e também do tradicional baitem, oferecendo pratos takoyaki (bolinhos de polvo), pastel, raspadinhas e bebidas.

Entre os filmes a ser exibido está o longa Corações Sujos, de Vicente Amorim. Baseado no livro homônimo de Fernando Morais, a produção será apresentada no sábado. O filme, que narra a história de um homem comum que tem sua vida modificada pela intolerância, pelo radicalismo e pelo medo, contou com a participação de dois membros da Comunidade Yuba: Issamu Yazaki, que protagonizou a personagem de Aoki, e Every Yoshika Tsuji, como sua esposa.

 

Corações Sujos, de Vicente Amorim (foto: divulgação)

 

História – A participação Yasaki e Tsuji no filme é fruto da tradição de trabalhos artísticos que coexistem em Yuba, absorvidos desde suas infâncias.

O cinema itinerante encantava os imigrantes japoneses a partir da década de 20 até meados de 70. Isamu Yuba, fundador da Comunidade Yuba apaixonado por filmes, adquiriu duas máquinas de projeção na época e com elas realizava sessão de filmes semanalmente nos bairros das Alianças com filmes trazidos diretamente de casas de cinemas situadas no bairro da Liberdade, em São Paulo. No auge desta ação, no bairro Aliança, chegava a se realizar cerca de 100 exibições por ano.

 

SERVIÇO

DIA 26/10 (SEXTA-FEIRA), a partir das 20h30 – Somente para convidados

Local: Refeitório da Comunidade Yuba

Programação

Exibição do curta metragem Anime Atamayama (10min)

 

Exibição do longa Otoko wa tsuraiyo (Tora-san no aiai gasa/Japão/1974/91 min).

Direção Yoji Yamada.

Com Kiyoshi Atsumi, Ruriko Asaoka, Chieko Baisho

 

Alunos da escola japonesa da Comunidade Yuba falarão sobre a história de como eram exibidos os filmes nas Alianças (10min)

Ranking do filme antigo (5min);

 

 

DIA 27/10 (sábado) – Aberto ao público

Filme: Corações Sujos (Kegareta Kokoro, Brasil/2010/115 min)

Diretor: Vicente Amorim

Elenco: Tsuyoshi Ihara, TakakoTokiwa, Eiji Okuda, Kimiko Yo, Shun Sugata, Celine Fukumoto, Eduardo Moscovis, IssamuYazaki e Every Yoshika Tsuji (da Comunidade Yuba)

Classificação: 14 anos

 

Exposição: Acervo de cartazes antigos.

Somente no 2ºdia haverá baiten a partir das 17h30h às 20h15h.

Takoyakis, pastéis e raspadinhas

Os organizadores solicitam a gentileza de levar um zabuton (almofada).

Informações pelo tel.: 18/3708-1247

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Família Moribe, de Cafelândi...   Foi em 6/05/1913, que o Patriarca Isaburo, saindo de Fukuoka, desembarca no porto de Santos. Moribe significa –Guardiões da Floresta -. Como...
DEKASSEGUIS: Ciate realiza palestras gratuitas em ... O Ciate - Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador Retornado do Exterior – realiza um novo ciclo de palestras gratuitas durante o mês de dezembro. ...
BAIRRO ORIENTAL: PRAÇA DA LIBERDADE PODE MUDAR DE ... Se depender do presidente da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), Hirofumi Ikesaki, e do delegado aposentado da Polícia Federal, Ma...
GRAMICULTORES: Junji quer inclusão de setor produt...   Com a missão de garantir representatividade aos gramicultores brasileiros, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) dará início à mobilização p...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *