CULTURA: Experiência que deu certo no 1º Baile Show do Okinawa Vila Carrão

A simples descrição de como o 1º Baile Show da Associação Okinawa de Vila Carrão foi realizado, com sucesso, dia 30 de maio, com cantores cantando ao vivo aos dançantes, poderia ser contestada enquanto experiência porque existem, ao menos, três desse tipo, realizados periodicamente que são os de Beth Yajima e Érica Kawashi, mensais, e o de José Iritsu, semanal. Mesmo que a descrição especificasse com cantores renomados, ainda assim poderia ser rechaçada pela citação de outros, esporádicos, mas de lotar salões, como o da banda Appa Tota.

 

Sakae Kamia, Sérgio Teruya,  (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

Sakae Kamia, Sérgio Teruya, (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

 Sérgio e Alexandre

Sérgio e Alexandre (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Carmen

Carmen (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

O diferencial, nesse caso, está no formato. “Adorei! Não apenas pela qualidade dos cantores, importante para não perdermos o passo (risos), mas porque todos ficaram no palco mesmo nas vezes de outros… ou como back vocal ou para alguma coreografia, como alguns programas japoneses”, afirmou Kazue Takahira, japonesa nata, telespectadora da NHK, fã de karaokê e de bailes e esposa de Silvio Sano.

 

 Luiza e Sérgio

Luiza e Sérgio (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Todos

Todos (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Marina e Alexandre

Marina e Alexandre (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Realmente, os sete cantores (Alexandre Hayafuji, Sérgio Teruya, Carmen Fujita, Cyinthia Yuka Anraku, Luiza Furuiti, Marina Furuiti e Sakae Kamia) permaneceram no palco nas duas horas que duraram suas performances mesmo quando não eram suas vezes. Ou seja, quando um cantava os demais lhe davam apoio, ou como coro de fundo ou dançando atrás para animar a apresentação. Com isso criaram forte interação com os dançantes e não dançantes do salão. E foram se revezando, em dueto, trio, ou todos juntos, de modo que todas as apresentações foram do agrado geral.

 

 Sérgio e Cÿnthia

Sérgio e Cÿnthia (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Sakae

Sakae (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

 Cÿnthia e Marina

Cÿnthia e Marina (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Os próprios organizadores, atentos, por se tratar do primeiro nesse formato, perceberam isso. “Pois é, a ideia de se fazer o baile nesse estilo surgiu da vontade de integrar o pessoal do karaokê com o da dança, intimamente ligados pela música. Sinceramente, não esperávamos tanto sucesso. Acredito que foi por causa da cumplicidade de todos os envolvidos e, claro, também pelo excelente nível dos cantores. A receita é boa e teremos mais eventos por vir”, afirmou com convicção, Haruo Nagahama, diretor do Departamento de Dança.

 

Sakae

Sakae (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Luiza (p/ mostrar os demais cantores atrás mesmo sem apoio técnico de coro ou coreografia)

Luiza (p/ mostrar os demais cantores atrás mesmo sem apoio técnico de coro ou coreografia) (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Marina, Carmen e Cÿnthia

Marina, Carmen e Cÿnthia (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Um dos mais empolgados com esse formato era o fotógrafo profissional Mamoru Itimura. “De todos os bailes de que participei, nunca vi tantos celulares tentando registrar fotos ou vídeos dos cantores. Parecia não saber se dançavam ou curtiam o show. Alguns, parados no meio da pista, apenas admiravam os cantores e os das mesas, não desgrudavam os olhos do palco. Muito emocionante de se ver”, afirmou.

 

Sakae

Sakae (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

 Cÿnthia e Sérgio

Cÿnthia e Sérgio (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Gran Finale (cantores e organizadores)

Gran Finale (cantores e organizadores) (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Também feliz com o resultado, a produtora musical, Márcia Sayuri Uehara lembrava que, “o departamento de dança de salão começou há pouco mais de oito anos por iniciativa de alguns casais, com os professores Inácio e Maria Matsuzaka, com paciência, dedicação e muito amor ensinando-nos desde estilos romântico e bolero até aos agitados como samba, forró, etc. E a diretoria, querendo inovar, acertou convidando esses talentosos cantores, porque não foi apenas cantar, mas também encantar. E cantaram com o coração e a alma… o que contagiou a todos no salão.

 

 Atrás - Alberto Nakata, Sergio Gussukuma, Roberto Hamamoto, Haruo Nagahama; à frente – Silvio Sano, Kazue Takahira, Monica Uehara e Terio Uehara, Yoshihiro Takara e Sérgio N. Teruya

Atrás – Alberto Nakata, Sergio Gussukuma, Roberto Hamamoto, Haruo Nagahama; à frente – Silvio Sano, Kazue Takahira, Monica Uehara e Terio Uehara, Yoshihiro Takara e Sérgio N. Teruya (Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

Outro muito satisfeito e animado com o que presenciou foi o presidente da associação, Tério Uehara. “O Departamento de Dança, cantores e participantes do 1º Baile Show estão de parabéns! Sem dúvida, o sucesso do evento foi fruto do empenho de uma equipe que trabalhou harmoniosamente e que se doou pelo amor à musica e à dança. Foi um privilégio ao nosso kaikan receber tantos amigos transbordando energia positiva”, concluiu, certo de que virão mais.

 

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

(Foto: Mamoru Vídeo Produtora)

 

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nippak)

 

 

Impressões dos protagonistas

 

O que posso dizer é que foram momentos deliciosos fazendo o que tanto gostamos, de cantar e, ao mesmo tempo, ainda poder entreter os amantes da dança, que deram um show na pista! (Alexandre Hayafuji)

 

Uma experiência única! Por mais que a gente sempre cante, foi como a primeira vez, com gostinho de quero mais! Uma sinergia da música: o canto e a dança! Amei! (Carmen Marie Fugita)

 

Foi uma oportunidade inesperada, sem igual! Houve uma troca de energia muito gostosa entre nós, no palco, e o público dançando, que me deu uma alegria imensa e momentos que ficarão guardadinhos bem aqui, ó… no meu Emoticon Heart! (Cynthia Yuka Anraku)

 

Foi um sucesso não apenas pela qualidade dos cantores, mas também por outros fatores conjuntamente determinantes, como a paixão pela música, união entre os cantores e pela capacidade de inovação e visão estratégica do Haruo e pela direção dos ensaios da Márcia, na seleção das músicas. (Sérgio Teruya)

 

Foi sensacional poder cantar ao lado dessas feras, uma honra e experiência que levarei para sempre em meu coração. A energia, entrosamento e alegria no palco que contagiou a todos! Ninguém parou de dançar um minuto. Foi maravilhoso!  (Marina Furuiti)

 

Esta festa baile tinha tudo pra dar certo porque festa boa tem de ter musica boa, né! O carinho com que os organizadores se dedicaram para a escolha das musicas foi fundamental para esse sucesso e, bem como, a alegria, a energia e a amizade dos queridos amigos cantores!  (Luiza Furuiti)

 

Meu depoimento é tudo um pouco do que já foi dito e se resume na alegria de se estar fazendo o que gosta com e para pessoas de quem também gostamos. Arigathanks pra everybody !!! (Sakae Kamia)

 

 

Related Post

COMUNIDADE: Associação Nipo-Brasileira de Roraima ... A Associação Nipo-Brasileira de Roraima (Anir), organização que tem como parceira a Prefeitura de Boa Vista, inaugurou no último dia 27 o seu Centro C...
RIO DE JANEIRO: ‘Sabores do Japão’ reúne pessoas d... No dia 8 de outubro, famílias inteiras, grupos de várias idades foram à sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro para participar do “Sabores do Jap...
CINEMA: Os atores japoneses Hiroyuki Sanada, Kou S...   Aos amantes da cultura japonesa e aos cinéfilos de plantão, estréia prevista para 31 de janeiro, nos cinemas paulistanos o filme “47 Ronin”,...
BOLSAS DE ESTUDO: APU visita São Paulo em busca de...   Fundada como instituição modelo de ensino internacional, não somente na região da Ásia e do Pacífico, como também no mundo todo, a Ritsumeik...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *